Translate

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Jaguar exibe Concept C-X75 em Paris

Paris 2010 - Jaguar exibe Concept C-X75

A Jaguar celebrou no Salão Automóvel de Paris o seu 75 º aniversário com um conceito elétrico simplesmente espetacular. O Jaguar C-X75 oferece um vislumbre do futuro da indústria automotiva e confirma um compromisso público da Jaguar de construir carros lindos, velozes e equipados com tecnologias ambientalmente sustentáveis.

Trata-se de um carro elétrico de longo alcance, com quatro rodas motrizes capaz de atingir 330 km/h e acelerar de 0-100 km/h em 3,4 segundos. Quatro potentes motores elétricos de 145 KW em cada roda entregam 780 cv. Uma vez que cada roda é movida pelo seu motor elétrico, o C-X75 usa um sistema de tração nas quatro rodas, com todas as vantagens em termos de aderência, tração e segurança.

Além desses, quatro motores elétricos plug-in - que demoram seis horas para serem carregados e oferecem uma autonomia de 110 km -, o modelo traz ainda duas revolucionárias micro turbinas a gás, que giram a 80.000 rpm e geram energia suficiente para carregar as baterias de ions e aumentar o alcance em 900 km, produzindo apenas 28 gramas de CO² por km. A energia gerada pelas turbinas é transmitida e armazenada pelas baterias para as rodas com quatro motores elétricos, o que oferece vantagens em termos de economia e distribuição de peso, solidez e eficiência.

"O C-X75 é uma homenagem àqueles que deram origem ao símbolo da Jaguar como é visto até agora. Representando uma cama de teste para as tecnologias inovadoras de amanhã, o C-X75 também garante que a nossa excelência em engenharia de renome vai continuar por mais 75 anos e ainda mais", apresentou Mike O’Driscoll, Diretor Geral da Jaguar.

O C-X75 recorda a evolução emocionante da linguagem de design da Jaguar, numa homenagem a alguns dos mais admirados carros no passado. Algumas soluções inovadoras, tais como sistemas de propulsão avançados e aerodinâmica ativa, foram utilizados para produzir uma elegante fuselagem, que permanece estável mesmo em altas velocidades.

"O C-X75 é tudo que um Jaguar deve ser. Tem um grande equilíbrio e graça, mas ao mesmo tempo, oferece a emoção ea potência de um supercarro verdade. Você poderia dizer que isso é mais do que um carro-conceito tem para oferecer em termos de pureza artística de forma e acredito que é uma homenagem digna aos 75 anos da Jaguar ", disse Ian Callum, diretor de design Jaguar.

O interior é projetado em torno do motorista: os assentos são fixados como em um carro de corrida, para que os controles do volante, painel de instrumentos e os pedais sejam dirigidas ao piloto. A tela touchscreen no centro do console oferece o máximo potencial das informações de gestão para quem dirige.

O chassi do Jaguar C-X75 é extrudado de alumínio e tem inspiração aeroespacial. É coberto com painéis do mesmo material e segue as técnicas de construção que têm marcado a Jaguar durante seus 75 anos. O alumínio não só reduz o peso, que é crítico para um carro de alta preformance, mas também é um dos metais mais facilmente recicláveis disponíveis, aumentando a sustentabilidade do C-X75, bem como sua velocidade.

A aerodinâmica sempre desempenhou um papel fundamental na concepção dos modelos da marca inglesa e o Jaguar CX-75 tem uma excelente eficiência aerodinâmica do desenho, com a abertura da grade dianteira e das entradas de ar para arrefecimento dos freios aparecendo apenas quando necessário.

O difusor traseiro de fibra de carbono é um elemento fundamental para direcionar o fluxo de ar sob o carro e criar a chamada "downforce", que inclui um aerofólio ativo, que diminui automaticamente quando a velocidade aumenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário