O grupo Fiat SpA e a estatal russa OAO Sberbank (SBER.RS) formaram uma nova joint-venture que irá produzir e comercializar veículos da marca Jeep na Rússia, segundo notícia do jornal italiano Corriere della Sera.
O jornal disse que a Fiat terá 80% da joint-venture, enquanto Sberbank ficará com os 20% restantes. Um oficial russo disse em dezembro que a Fiat iria assinar um acordo para construir uma nova fábrica de automóveis em São Petersburgo durante o primeiro trimestre de 2012. Duas fontes ligadas às negociações haviam identificado o parceiro Sberbank credor do governo.
A joint-venture irá operar duas fábricas. Eles vão investir 850 milhões de euros na primeira fábrica próximo a São Petersburgo, onde serão produzidos 120.000 veículos por ano. A segunda fábrica será perto de Moscou, onde os carros de luxo ZIL destinados aos funcionários do Kremlin são produzidos.
As vendas de automóveis russos devem crescer pouco em 2012 com a incerteza causada pela crise da zona do euro que ameaça o crescimento econômico e os gastos dos consumidores em um mercado emergente que as montadoras ocidentais estão cada vez mais dependentes para impulsionar as suas vendas globais.
As vendas de automóveis somaram 2,65 milhões de unidades em 2011, contra uma previsão de 2,6 milhões. No entanto, a Rússia poderá se tornar o maior mercado europeu de automóveis até o final desta década, chegando a 4 milhões de veículos por ano, desde que “o crescimento global superar a atual fase de incerteza”, disse Mark Ovenden em comunicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário