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quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Mercado americano seguirá crescendo em 2011





Bons resultados obtidos em 2010 devem ser repetidos neste ano


O mercado de automóveis dos Estados Unidos começou o ano mais aliviado. Depois da baixa performance registrada em 2008 e 2009, uma onda positiva permitiu encerrar o ano de 2010 com 11,5 milhões de automóveis vendidos, o que representa um crescimento de 11%.

Há várias razões para prever que as vendas de automóveis deste ano na América do Norte continuarão sua tendência positiva e de forma constante. Segundo analistas, o mercado já apresenta uma importante porcentagem de veículos com mais de 10 anos de idade. Este fator, somado as baixas taxas financeiras a curto prazo e a facilidade do acesso ao crédito, permitirá "empurrar" as vendas de automóveis para cima em 12%, ou seja, um volume que poderia alcançar as 13 milhões de unidades.

Outro fator importante a considerar é o aumento significativo do preço da gasolina que é esperado para os próximos meses. Embora esta situação não seja boa para a economia de uma forma geral, esta é uma variável importante que influencia a decisão de comprar veículos menores, híbridos e/ou movidos a diesel. O mercado de usados também espera um grande "renascimento", assim como os modelos híbridos, que veem seus preços vão cairem substancialmente.

Entre as marcas que competem neste mercado impressionante, em termos relativos, a vencedora foi a Hyundai, que cresceu 22% para um volume de vendas de 894.496 veículos contra 753.127 em 2009. Na contramão, a Toyota foi o único fabricante que apresentou uma tendência negativa de 6%. Isto permitiu à Ford assumir o segundo lugar, seguido da General Motors.

As vendas da Ford aumentaram em 19%, de 1.677.234 para 1.964.059 unidades, o maior crescimento desde 1984. A Ford também obteve bons números no Canadá, sendo a única montadora que apresentou um aumento nas vendas em 2010.

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