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quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Lotus mostra carrinho ubano de 220 cv

Uma das marcas que mais apresentou novidades no Salão do Automóvel de Paris foi a Lotus. Além dos cinco cupês "E" - Eterne, Esprit, Elan, Elite e Elise -, a fabricante britânica revelou o City Car, um subcompacto híbrido, de perfil urbano e com capacidade para levar quatro ocupantes. A carroceria é de um hatchback de três portas e o peso total do carrinho chega a 1.400 quilos - cerca de 150 kg mais leve que um MINI Cooper S.

As dimensões não foram reveladas pela Lotus, mas para empurrar o veículo há um motor de três cilindros 1.2 litro com tecnologia flexível - a etanol e a gasolina - posicionado na dianteira. Ele está associado a um gerador elétrico instalado na parte posterior do veículo e responsável por mover o eixo traseiro. As baterias que alimentam o motor elétrico foram instaladas sob o banco traseiro. A potência total do sistema é de 220 cv e o torque máximo é limitado em 24,5 kgfm, enquanto que o motor elétrico produz o equivalente a 73 cv (54kW) e é capaz de rodar cerca de 60 quilômetros sem recarga. O bloco a combustão também é capaz de gerar eletricidade e permite que o carro rode aproximadamente 500 quilômetros.

De acordo com a Lotus, o City Car acelera de 0 (zero) a 100 km/h em nove segundos. Já para sair da inércia e atingir 50 km/h são necessários 4,5 s. A velocidade máxima é de 170 km/h e as emissões de CO2 são de apenas 60 g/km rodado. Porém, se o carro estiver sendo movido apenas pelo motor elétrico, as emissões são nulas. O teto do carro é de vidro e o interior traz revestimento de couro e insertos de fibra de carbono. Não há imagens internas do veículo. Wolf Zimmermann, engenheiro-chefe da Lotus, revelou à revista britânica Autocar, que a montadora está procurando um parceiro para viabilizar a produção do carrinho e lançá-lo no mercado europeu em 2014. O engenheiro disse ainda que a Lotus almeja um modelo similar ao Aston Martin Cygnet, desenvolvido pela fabricante de carros de luxo em parceria com a Toyota.


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