Novidades terão de ser mais seguras em atropelamentos para conseguir nota máxima
Os testes da Euro NCAP ficarão mais severos a partir de 2012. O maior órgão de segurança viária do velho continente terá um foco maior na segurança dos pedestres. Para o ano que vem, as cinco estrelas - nota máxima - só serão dadas aos carros que atingirem 60% de proteção aos transeuntes, em vez dos 40% exigidos até o teste desse ano.
Desse modo, nenhum dos carros novos testados em 2011 atingiria a marca excelente, quando o mais bem colocado foi o novo Volkswagen Jetta, com 56% de proteção a pedestres. Segundo informações da revista inglesa Autocar, o único carro de 2011 a não receber as cinco estrelas foi o novo Kia Picanto, pelo fato de não oferecer controle de estabilidade de série em toda a gama, ainda que alguns mercados só recebam o carrinho com o sistema.
A intenção é incentivar o desenvolvimento das tecnologias de proteção de pedestres, já que a proteção dos ocupantes do carro parece chegar cada vez mais à perfeição. Esse ano, as marcas chegaram a 95% para os ocupantes dianteiros dos Chevrolet Orlando e Aveo, que também conseguiu altos 87% na proteção das crianças.