Translate

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Amarok ganha versão automática em 2011




VolkswagenNovo câmbio terá seis marchas e chega no segundo semestre do ano que vem 
Depois de aparecer no Salão em versão cabine simples, o próximo passo da picape Amarok é receber o tão esperado câmbio automático. A Volkswagen até estudou uma solução caseira, mas acabou optando pela caixa ZF de seis marchas 6HP26, importada da Alemanha.
É uma transmissão moderna, lançada em 2001, cuja versão para tração integral equipa modelos como Bentley Continental GT, VW Phaeton, Audi S6 e RS6. A versão automática da Amarok chega da Argentina no segundo semestre de 2011.

F-Maxx nas praias do Rio de Janeiro




Pick-up de seis portas nas praias do Rio de Janeiro  
Maior carro do Brasil, grandalhona F-MAXX vai passar virada do ano nas praias cariocas

A Tropical Cabines, empresa de personalização de veículos, encerra o ano com o lançamento da F-MAXX número sete. O modelo "grandalhão" estará nas praias do Rio de Janeiro para participar de uma promoção: quem fotografar ou filmar a F-MAXX nas praias cariocas poderá concorrer a um Ipad ou um Iphone.

Basta enviar as fotos no site da Tropical Cabines (www.fmaxx.com.br). A escolha da melhor foto e melhor vídeo será feita pela equipe do Marketing da Tropical Cabines. A divulgação dos vencedores será feita no dia 14 de fevereiro.

Considerado pela empresa o maior carro fabricado no Brasil, o F-MAXX tem 7,5 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 2,5 metros de altura, além de capacidade para nove passageiros. Com seis toneladas, o "peso pesado" é um crossover que mistura os modelos Cargo 815e, F-12000, F-250 e Edge. O tamanho impressiona logo de cara, afinal são nada menos que seis portas e três tetos solares.

Ainda estão disponíveis câmbio automático, sensores de estacionamento com câmera, geladeira com freezer e telas de DVD atrás de todos os bancos com touchscreen e Bluetooth.

Mercedes Classe B ganha motor V8

Classe B ganha poderoso motor V8Funcionário da marca monta versão "nervosa" da minivan com 388 cv

Quando o gerente da fábrica da Mercedes de Rastatt desafiou sua equipe a criar um veículo especial com base no Classe B, ninguém de podia imaginar que a minivan alemã receberia um poderoso motor V8 e passaria a contar com tração traseira. Ninguém, a não ser Andreas Würz, chefe no departamento de formação técnica profissional, que aceitou o desafio e surpreendeu a todos quando mostrou que, de fato, cabia um V8 no compartimento do motor.

Junto com seu chefe e uma equipe de jovens trainees eles começaram a construir a versão mais nervosa que o Classe B já teve. O bloco V8 de 5.5 litros desenvolve nada menos que 388 cv e 54 kgfm de torque. Em conjunto com uma transmissão automática de sete velocidades, o modelo promete um zero a 100 km/h em menos de 6 segundos. Depois de instalar o propulsor "grandalhão", a equipe precisou fazer novos ajustes na direção.

Para frear essa minivan "bombada", os engenheiros equiparam o modelo com freios esportivo C32 da AMG. Perfurados e ventilados internamente, os freios a disco em tamanho 345 x 34 mm foram implantados na frente, enquanto a traseira trazia os de tamanho 300 x 30 mm na traseira. Para comportar esse freio as rodas cresceram e agora são de 18 polegadas e cinco raios.

No interior foram colocados materias de luxo e bancos com coro em Alcântara. No exterior não há muitas novidades, com destaque para a grade do radiador e os faróis escurecidos. Würz ainda ficou mais orgulhoso ao ver que sua criação ficou apenas 180 kg mais pesada que a versão "normal", atingindo a marca de 1.620 kg.

Fiat: fábrica de Mirafiori



Unidade vai produzir modelos Chrysler, Jeep, Alfa Romeo e até um SUV da Maserati


O sindicato italiano aprovou o plano da Fiat destinado a revitalizar a fábrica de Mirafiori, onde a montadora pretende fabricar modelos da Chrysler. A ideia é produzir utilitários esportivos em conjunto, além de modelos de marcas como Jeep e Alfa Romeo. Lá ainda seria construída a plataforma mais avançada das fabricantes, criada como base para o Giulietta e aperfeiçoada pela Chrysler.

O Grupo Fiat pretende que os modelos fabricados na tradicional fábrica de Mirafiori, construída em 1937, sejam vendidos não só na União Europeia, mas em todos os mercados onde a fabricante atua a nível mundial, especialmente o das Américas. O investimento inicial previsto é de mais de 1 bilhão de euros, repartido entre a Fiat e a Chrysler levando em conta a proporção dos volumes de suas respectivas marcas. A planta vai produzir até mil carros por dia e um total de 250 a 280 mil carros por ano. Em 2009 a unidade fabril montou 178 mil veículos.

Cruze hatch revelado

Cruze hatch revelado 
Modelo mantém dianteira da versão sedã e ganha traseira similar à do Vectra GT

Já não é mais um mistério o visual do Cruze hatch, provável substituto do Astra no Brasil. É que a Chevrolet registrou as formas definitivas do modelo na Europa, e o site da agência de patentes divulgou suas imagens. Nelas é possível perceber que o hatch tem linhas similares ao conceito que foi apresentado no Salão de Paris. A dianteira é igual a da versão sedã, com uma vasta grade frontal cruzada por uma barra transversal com o emblema da Chevrolet ao centro, como o padrão visual da marca sugere. Na traseira as lanternas remetem ao Vectra GT.

Cotado para ser produzido futuramente no Brasil, o Cruze hatch não deve chegar tão cedo às ruas brasileiras. A previsão é de que as vendas do modelo se iniciem apenas em 2012. Sob o capô são esperados os motores da variante sedã: um bloco 1.6 litro de 113 cv e outro 1.8 litro 16V capaz de gerar 140 cv. O câmbio poderá ser manual ou automático de seis velocidades.

Volvo já contrata esperando crescimento




Volvo já contrata esperando crescimento Fabricante espera que demanda aumente e que produção chegue às 380 mil unidades

A Volvo anunciou que vai contratar 200 novos trabalhadores na Suécia, para estar previamente preparada para um esperado aumento da procura de carros da marca. O anúncio foi feito por Per-Ake Froberg, porta-voz da marca sueca adquirida em agosto pela chinesa Geely Holding, que revelou que a unidade de produção da marca em Gotemburgo precisa ser aumentada para um total de 3.400 trabalhadores.

A fabricante pretende aumentar a produção de sua unidade fabril para 52 unidades por hora, em vez das atuais 48. "Queremos estar preparados, uma vez que contamos com um aumento da procura pelos nossos modelos no próximo ano". Vale recordar que entre os objetivos da Volvo para 2010 está terminar o ano com cerca de 380 mil unidades produzidas e atingir as 800 mil unidades anuais até 2020.

Peugeot pode ter triciclo híbrido





Possível atração no EICMA 2011 teria motor de 300cc capaz de gerar 40 cv


Enquanto em alguns países da Europa triciclos como o Piaggio Mp3 são "mal compreendidos", em mercados como o francês o sucesso deste tipo de modelo é garantido. Sabendo disso, a Peugeot tem um projeto para o desenvolvimento de uma scooter híbrida de três rodas chamado  "HYmotion 3 Evolution".

O primeiro conceito foi apresentado no EICMA 2008, e mostrava um modelo que tinha as rodas traseiras movidas por um motor a combustão e as dianteiras por dois blocos elétricos. Este modelo oferece uma versatilidade sem precedentes e promete uma emissão de poluentes de apenas 48g/km com o motor a combustão em funcionamento e "emissão zero" no modo elétrico.

Sua estreia não está confirmada, mas especulações apontam que a scooter híbrida da Peugeot poderia aparecer no EICMA 2011. O próximo passo seria ganhar as ruas europeias até o final do próximo ano, ou no começo de 2012. Espera-se que o modelo tenha um motor de 300cc e que este desenvolva algo em torno de 40 cv de potência, o que o colocaria concorrendo diretamente com a Piaggio Mp3 400.

Volkswagen terá dois brasileiros no Campeonato Mundial de Serviços




A Volkswagen brasileira terá dois representantes no Campeonato Mundial de Serviços 2010/2011. O consultor técnico Breno Gallindo, da concessionária Comeri, de Santos (SP), e o mecânico Geovanny Crescêncio, da Servopa, de Maringá (PR), participarão da etapa final, em maio, na Alemanha.
Premiação Volkswagen - foto Divulgação
Breno Gallindo (esq.) e Geovanny Crescêncio (dir.) foram premiados

A disputa teve cerca de 2.000 inscritos e reúne consultores técnicos e mecânicos de concessionárias Volkswagen do mundo todo. Provas online e presenciais avaliaram o conhecimento teórico, enquanto que as habilidades técnicas foram testadas por meio de provas práticas. No Brasil, esta última etapa aconteceu na Academia Volkswagen, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

O objetivo do Campeonato Mundial de Serviços, segundo a Volkswagen, é "assegurar o alto nível de qualidade e elevar os padrões mundiais dos serviços de Pós-vendas, a competição incentiva a busca pelo aperfeiçoamento contínuo".

Volkswagen Golf e Porsche Cayman poderão dividir mesma fábrica






 O Grupo Volkswagen pretende utilizar a fábrica da Karmann de Osnabrück, na Alemanha, para produzir os esportivos Cayman e Boxster, da Porsche. A planta, que foi adquirida pela VW no início deste mês, também vai fabricar a versão conversível do médio Golf a partir do ano que vem. A notícia, veiculada pelo jornal alemão Auto Bild nesta semana, pode fazer muitos admiradores da Porsche torcerem o nariz, mas revela que o conglomerado alemão já está trabalhando para ampliar a produção de seus veículos, sem que haja aumento de custos, e tendo em vista a meta de se tornar o maior fabricante de automóveis do mundo até 2018, em termos de vendas, rentabilidade e liderança sustentável.

A iniciativa de produzir modelos de diferentes marcas em um mesmo local é mais um sinal da atual política de integração implantada pelo Grupo VW. Dias atrás, a cúpula da VW anunciou que a Audi ficará responsável pelo desenvolvimento de utilitários para as marcas do grupo, entre elas a própria VW e a Porsche. A fabricante de Stuttgart, por sua vez, assumiu os projetos de esportivos e sedãs. Outros benefícios da medida são o fim da terceirização da produção e um controle maior da qualidade. No entanto, os modelos Cayman e Boxter continuarão sendo montados na unidade da Porsche em Zuffenhausen, também na Alemanha. A planta de Osnabrück passou a ser controlada pela VW neste mês, após a União Européia aprovar a compra de ações da Karmann pela gigante de Wolfsburg.


Fiat deu início à construção da fábrica de Pernambuco


Montadora começa obras da nova planta em Pernambuco

A Fiat deu início oficialmente à construção de sua nova fábrica na região metropolitana do Recife, em Pernambuco. O lançamento da unidade fabril foi marcado pela inauguração da pedra fundamental da fábrica no Complexo Industrial Portuário de Suape e contou com a participação do Presidente Luís Inácio Lula da Silva.

A nova unidade da montadora italiana no Brasil, que receberá investimentos de R$ 3 bilhões, terá capacidade produtiva de 200 mil veículos/ano e vai gerar cerca de 3.500 empregos. A intenção da marca é que as operações comecem em 2012. A fábrica vai ocupar um terreno de 4,4 milhões de metros quadrados e ficará a cerca de 13 km do porto de Suape. Além de Lula outras presenças de peso no evento foram Sergio Marchionne, CEO mundial da Fiat, e Cledorvino Belini, presidente da Fiat América Latina.

A relevância do Brasil para a Fiat foi enfatizada pelo principal executivo do Grupo: “Especialmente nos últimos dois anos, quando todas as indústrias do mundo enfrentaram uma crise assustadora, o aporte das operações brasileiras ao Grupo Fiat foi determinante”, disse Marchionne.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Ford V6 3.5 Ecoboost é desmontado

Ford V6 3.5 Ecoboost desmontado ao vivo  
Motor que encarou mais de 250 mil km será desmontado no Salão de Detroit

Depois de rodar nada menos que 257.500 km, o "coração" do Ford F-150, o motor V6 3.5 Ecoboost de 365 cv e 569 Nm, vai ser completamente desmontado, ao vivo, no estande da marca norte-americana no Salão de Detroit, que abre suas portas para o público a partir do dia 10 de janeiro.

O desmonte do bloco será mais precisamente no dia 15 de janeiro, e servirá para provar a durabilidade e confiabilidade deste motor, que rebocou 5.125 kg durante 24 horas, arrastou 55 toneladas de troncos e até mesmo correu na Score Tecata Baja 1000, no México, entre variados testes de resistência.

Jim Mazuchowski, diretor de desenvolvimento dos motores V6 da Ford, afirma: "Os interessados poderão ver como se portaram os componentes deste motor. O conjunto de testes que fizemos para este motor equivalem a dez anos de uso intenso. E esta unidade de força não recebeu nenhum tratamento especial, agora vamos ver como ele aguentou".

Renault Master apenas em 2012

Nova Renault Master apenas em 2012 Segunda geração do modelo já é vendida na Europa desde o começo do ano

A segunda geração da Renault Master é vendida na Europa desde o começo de 2010, mas está prevista para desembarcar no Brasil apenas em 2012. Na ocasião, terá um "fôlego extra" para tentar desbancar o Fiat Ducato, líder de vendas no segmento que deve receber uma atualização no segundo semestre de 2011. Completam este nicho Iveco Daily, Peugeot Boxter, Citroën Jumper e Mercedes Sprinter, que têm desempenho nas vendas bem abaixo desta dupla.

A expectativa é que a nova Renault Master traga melhorias significativas em relação a equipamentos de segurança e tecnologias. Outras promessas são bom acabamento e volante similar ao Mégane europeu. Além disso, a versão europeia traz uma tela de LCD no painel, o que não está confirmado para o Brasil. O modelo compartilha sua plataforma com o Opel/Vauhxall Movano. Na Europa, estão disponíveis três versões do motor a diesel 2.3 litros com 100 cv, 125 cv e 150 cv.

Mercedes SLK vai à Detroit

SLK rumo à Detroit
Nova geração do roadster da Mercedes está confirmado para motorshow americano

A Mercedes aguarda o Salão de Detroit para apresentar oficialmente o novo SLK. Depois de aparecer acidentalmente em uma imagem na internet, foi possível perceber que o modelo terá porte musculoso e vocação mais esportiva, alinhado em termos de design com as restantes propostas da marca alemã.
O roadster possuirá um teto panorâmico envidraçado com tecnologia Magic Sky Control, que permite regular a luminosidade no interior, servindo também para controlar a temperatura. Ainda estarão presentes o sistema Air Scarf, faróis adaptativos, sistema Attention Assist e frenagem adaptativa.
Com chegada ao mercado mundial agendada para depois do motorshow norte-americano, o novo SLK deverá contar com o novo motor V6 3.5 de 306 cv, ou ainda com o 4.7 V8 de 435 cv, aos quais se juntará uma caixa automática de sete relações.

Esportivo híbrido da BMW se chamará i8

Esportivo híbrido da BMW se chamará i8  
Previsto para 2012, modelo deve custar cerca de R$ 340 mil

O esportivo híbrido da BMW já tinha até preço divulgado, aproximadamente 150 mil euros ( R$ 340 mil), mas ainda não contava com um nome oficial. Agora a marca confirma que o modelo "ecologicamente correto" da marca se chamará BMWi8.

Baseado no Vision EfficientDynamics, que foi mostrado pela primeira vez no Salão de Frankfurt de 2009, o futuro híbrido da BMW será equipado com uma unidade de força de 1.5 litro de três cilindros que trabalha em conjunto com um motor elétrico. O conjunto tem potência combinada de 323 cv. O interessante é que cada motor pode operar independentemente ou em série, variando de acordo com a situação.

O esportivo deverá ter performance similar à de um M3, mas com números de consumo e emissão de poluentes muito inferiores. A BMW estipula como meta os 31 km/l para o esportivo. A previsão é que o modelo ganhe as ruas em 2012.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Harman fez acordo de US$ 1,2 bilhão com Grupo Volkswagen


Empresa vai fornecer sistemas de som para a nova plataforma de veículos da montadora


A Harman, empresa de soluções integradas de áudio, vídeo e navegação para automóveis, fechou um acordo de US$ 1,2 bilhão de seis anos com o Grupo Volkswagen. O acordo prevê o fornecimento de sistemas de som para a nova plataforma de veículos da montadora.

A Harman ainda se compromete em oferecer tecnologia de rede de relacionamentos MOST 150. O novo sistema estará disponível para veículos novos do grupo Volkswagen a partir de 2012 na Europa. Esta estação multimídia irá oferecer um sofisticado conjunto de recursos, que passa pela navegação mais dinâmica e acesso a internet, entre outras aplicações tecnológicas.

"Estamos honrados pela confiança do Grupo Volkswagen na Harman e ansiosos para apresentar aos motoristas dos veículos das marcas um excepcional conjunto de soluções que aliam alta performance, direção segura e conveniência", afirmou Dinesh Paliwal, CEO e presidente da Harman.

Hyundai Sonata atinge 200 mil unidades vendidas nos EUA






A nova geração do sedã grande Sonata, que acaba de chegar ao mercado nacional, é sucesso nos Estados Unidos e no Canadá. Em 2010, o modelo acumula mais de 200 mil unidades entregues em ambos os países, estabelecendo um novo recorde de vendas para a marca coreana. Com o volume de emplacamentos do novo Sonata, a Hyundai acumula 530 mil veículos vendidos nos EUA e mais 110 mil, no Canadá. "O Sonata tem nos dado muitos resultados incríveis neste ano. Ele é uma marca da Hyundai e, graças a ele, a tivemos nosso melhor ano. As inovações do Sonata vem redefinindo o maior e mais disputado segmento do mercado automotivo dos Estados Unidos, com um crescimento anual, de cerca de 90 mil unidades, volume este jamais alcançado por outro modelo em toda a indústria", entusiasma-se John Krafcik, presidente e CEO da Hyundai Motor America.

"Esse carro significa muito para o sucesso da nossa marca e dos nossos distribuidores", acrescenta Krafcik. O crescimento do Sonata na América do Norte como um todo foi de 117% e de 65% apenas nos EUA. No Canadá, a evolução nas vendas do sedã foi de 60%. No Brasil, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), 23 unidades do Sonata foram vendidos no País na primeira quinzena deste mês.

Volkswagen Golf e Polo ganham edições especiais na Europa

Modelos vêm assinados pelo estilista Karl Lagerfeld

A Volkswagen lançou na Europa uma edição especial do Golf, em suas versões Plus e Variant, e do Polo, assinadas pelo estilista Karl Lagerfeld.

Chamados de Style, os modelos contam com rodas de liga leve exclusivas, faróis de neblina redesenhados, vidros laterais fumê e apliques na carroceria cromados.

Por dentro, as edições especiais também ganharam ar-condicionado e sistema de som de série. Os modelos possuem a inscrição “Style” para diferenciá-los das demais.

No Polo, o preço da versão especial é de 14.075 euros. Já no Golf o valor vai para 18.825 euros.

Tata Nano ganha versão coberta em ouro




O modelo Tata Nano, conhecido em todo o mundo por ser o carro mais barato produzido em série, ganhará uma versão especial coberta em ouro. Ela foi desenvolvida em parceria com a joalheria indiana Goldplus, sob a administração do Grupo Tata, para celebrar os 5 mil de tradição do trabalho de ourives na Índia. O Nano Goldplus foi revelado nesta sexta-feira (24), em Bangalore (Índia) pela atriz indiana Jeniffer Kotwal, mas será apresentado ao público apenas em maio de 2011.  
O modelo Tata Nano, conhecido em todo o mundo por ser o carro mais barato produzido em série, ganhará uma versão especial coberta em ouro. Ela foi desenvolvida em parceria com a joalheria indiana Goldplus, sob a administração do Grupo Tata, para celebrar os 5 mil de tradição do trabalho de ourives na Índia. O Nano Goldplus foi revelado nesta sexta-feira (24), em Bangalore (Índia) pela atriz indiana Jeniffer Kotwal, mas será apresentado ao público apenas em maio de 2011.

Ford Focus 2012 ganha tatuagens nos EUA




Depois de oferecer adesivos personalizados para o Mustang, F-150, Explorer e Fiesta, a Ford lança agora tatuagens para o Ford Focus 2012 nos Estados Unidos.
De acordo com a montadora, a migração da 'mania' de tatuagens para os carros é um processo natural.
Ford Focus 2012 ganha 200 opções de tatuagens nos EUAFord Focus 2012 ganha 200 opções de tatuagens nos EUA 
"As pessoas estão personalizando tudo - os telefones celulares, computadores e roupas - e não é diferente com os automóveis”, diz a gerente de Tendências Globais da montadora, Sheryl Connelly.
A fabricante ressalta que as tatuagens podem ser facilmente removidas. “A maneira que nós nos identificamos hoje pode não o jeito que queremos nos expressar amanhã”, afirma Connelly . “Por isso, os clientes podem facilmente mudar as tatuagens de acordo com a evolução de seu estilo de vida."
Ford Focus 2012 ganha 200 opções de tatuagens nos EUA

Ao todo, estão disponíveis 200 desenhos no site www.fordcustomgraphics.com. Os preços dos adesivos variam de US$ 120 a US$ 470.

Arábia Saudita anuncia construção de sua primeira fábrica de veículos




Gazal-I foi apresentado no Salão de Genebra, em março de 2010.Gazal-I foi apresentado no Salão de Genebra, em março de 2010. 
A Arábia Saudita anunciou que irá iniciar a construção de sua primeira fábrica de automóveis com um capital de US$ 500 milhões.Empresa terá parceria de marca sul-coreana e exigirá US$ 500 milhões.Protótipo de carro apropriado para uso local estará pronto em dois anos. 

O presidente da Universidade Real Saudita, Abdullah al-Othman, assinou no domingo (26) um memorando de entendimento com uma fabricante de automóveis sul-coreanas para criar a nova empresa, mas o nome não foi revelado.
Até 15% do financiamento para a nova montadora será fornecido pela Wadi Al-Riyadh tecnologia, empresa de investimentos ligada à universidade, enquanto 30% serão cobertos pela empresa coreana. O restante será oferecido aos investidores.
De acordo com Othman, um protótipo de um carro econômico apropriado para uso local estará pronto nos próximos dois anos. O presidente disse que espera que a Arábia Saudita exporte carros para outros estados do Golfo, assim como para os países do norte da África.
No Salão de Genebra, em março deste ano, os alunos da Universidade Real Saudita apresentaram um projeto de um veículo apelidado de Gazal-I. Desenvolvido por 50 estudantes do curso de engenharia automotiva, o modelo utiliza a mesma base do Mercedes-Benz Classe G, mas foi adaptado para suportar as condições severas do país.

Honda deixará de produzir Civic Si

   DivulgaçãoVersão esportiva não fará parte da nova linha 2012 no Brasil
 
As projeções que publicamos na edição de novembro foram confirmadas pelo discurso do pessoal da Honda que viu as imagens: o Civic vai evoluir sem revolucionar. Se o design manterá a identidade (a não ser pela traseira mais alta e com lanternas menores), o interior seguirá a receita do painel em dois andares, agora com os comandos centrais mais voltados ao motorista.
Má notícia para quem gosta de esportivos: a versão Si vai dar adeus na próxima geração, pelo menos no Brasil – nos EUA deverá até ganhar motor mais forte. “A baixa demanda não justifica o investimento”, explica uma fonte ligada à marca. As demais versões manterão o motor 1.8 16V i-VTEC.

Aston Martin pode produzir Maybach

Aston Martin pode produzir Maybach Rumores apontam para uma nova limousine Maybach com tecnologia inglesa

De acordo com relatos de várias publicações internacionais, a Aston Martin estaria em conversações com a Daimler para a produção de modelo da Maybach.

Em contrapartida, o construtor inglês seria responsável pelo fonecimento de tecnologia de motores da marca alemã. Os rumores dizem que já existe um projeto para uma nova limousine Maybach, que utilizaria engenharia e peças da Aston Martin e que poderia ser apresentada pela primeira vez no Salão de Frankfurt do próximo ano.

Uma parceria entre as duas marcas poderia mesmo reduzir os custos de produção dos modelos de luxo do construtor alemão, ao passo que poderia abrir a porta para a criação de um SUV da Aston Martin baseado no Mercedes Classe GL.

Punto ganha câmbio Dualogic

Punto tem nova versão com câmbio Dualogic Hatch compacto oferece versão Essence 1.6 16V com câmbio automatizado

O Punto agora dispõe de uma nova versão Essence 1.6 16V com câmbio Dualogic por R$ 47.350. Esta variante disponibiliza de série piloto automático, retrovisores externos elétricos mais chave canivete com telecomando de abertura/fechamento das portas e vidros. Fora isso, os outros equipamentos são os mesmos da versão Essence 1.6 com câmbio manual.

Entre os seus opcionais, o consumidor encontra rádio MP3 integrado ao painel com RDS + Blue&Me™, sensor de estacionamento, rodas de liga leve 16” e spoiler na tampa traseira.

No total o Fiat Punto disponibiliza para o consumidor oito versões: Essence 1.6 16V, Essence 1.6 16V Dualogic, Essence 1.8 16V, Essence 1.8 16V Dualogic, Sporting 1.8 16V, Sporting 1.8 16V Dualogic. Além da versão de entrada, a Attractive 1.4, e da esportiva T-Jet, equipada com motor turbo 1.4 TJet.

Mitsubishi vai alugar i-MiEV na Europa

Aluguel elétrico Locadora vai disponibilizar Mitsubishi i-MiEV em sua gama a partir de janeiro

A partir do dia 1º de janeiro a empresa Sixt começa a disponibilizar o pequeno elétrico Mitsubishi i-MiEV para locação em Lisboa, Portugal. Desde o começo do mês o modelo já pode ser adquirido na Europa a partir de 29.675 euros, ou R$ 66.440, para pessoas físicas. Empresas pagam 34.680 euros (R$ 77.700), já que o modelo revcebe incentivos govarnamentais. A princípio a locadora pretende alugar o subcopmpacto "verde" com uma tarifa diária exclusiva de lançamento a fim de satisfazer a curiosidade esperada nas primeiras semanas de comercialização.

O modelo usa um propulsor elétrico de 67 cv e 18,3 kgfm de força constante, alimentado por baterías de íons de lítio alojadas sob o chão do carro. A recarga completa demora cerca de 6 horas em tomadas comuns, mas o fabricante japonês afirma que 80% da carga é recuperada em 30 minutos no modo rápido. A expectativa da Mitsubishi é de vender 5.000 unidades até março de 2011.

Nova Ranger chega ao Brasil em 2012

Pick-up média da Ford traz visual renovado e novo motor 2.2 litros turbodiesel

Apresentada em outubro no Salão de Sydney, na Austrália, a nova Ranger vai desembarcar no Brasil apenas em 2012. A pick-up média da Ford, vendida por aqui desde a década de 90, continuará sendo produzida em General Pacheco, na Argentina. O modelo se destaca pelo visual bem mais robusto e imponente. Na frente, capô elevado e abaulado, grade generosa com três barras horizontais e faróis horizontalizados remetem ao visual do crossover Edge. Nas laterais, a Ranger adotou linha de cintura levemente em cunha e uma saída de ar acima dos paralamas dianteiros. A traseira segue o estilo previsível das pick-ups, com tampa com discretos vincos.

Além da novidade em matéria de design, a nova Ranger vai estrear um novo motor 2.2 litros turbodiesel da linha Duratorq, com 150 cv de potência e torque máximo de 39 kgfm. Há ainda o retrabalhado 3.2 Duratorq, também turbodiesel, com 200 cv e 49 kgfm. Ao mesmo tempo, o modelo ganhou uma transmissão de seis velocidades.

A Ranger ainda adotou uma série de equipamentos, como um novo controle eletrônico de estabilidade, que é capaz de " compensar " as oscilações de um trailer engatado na pick-up. Câmera de vídeo traseira e sistema de entretenimento com comando de voz também estão entre as novidades da pick-up.

Lotus Evora será vendido no Chile

Lotus Evora será vendido no Chile Esportivo inglês desembarca no país sul-americano pelo equivalente a R$ 200 mil

Uma das estrelas da inglesa Lotus, o esportivo Evora será vendido no Chile. Renovado após 15 anos, o modelo foi projetado para ser um clássico com linhas bonitas que transmitem a sensação de velocidade com toques de agressividade. Seu preço no Chile será de US$ 120 mil, o que equivale a R$ 200 mil, e as vendas já começaram.

Apesar das linhas atraente, este modelo vai além do design. O chassi é uma é uma maravilha da engenharia estrutural, que utiliza os melhores materiais e tecnologias para ser o mais leve possível. Já sob o capô está o bloco V6 de 3.5 litros originário da Toyota que passou por modificações pelas mãos dos engenheiros da marca. Este "coração esportivo" é capaz de gerar 276 cv. Junto a ele trabalha uma trasmissão manual de seis relações.

No interior que mistura couro e alumínio há luxo, conforto, elegância, estilo e tecnologia com equipamentos opcionais, tais como a próxima geração do sistema de navegação da marca e uma tela sensível ao toque  de sete polegadas. Os bancos esportivos são Recaro.

Toyota Yaris


Hatch da Toyota deve começar a ser vendido no Brasil em 2012


Estas são as primeiras imagens reais da nova geração do Toyota Yaris 2011. Como pode ser visto, o modelo usa o nome Vitz, como é chamado no mercado japonês. Neste país, o novo Yaris será vendido a partir do próximo ano, enquanto no resto do mundo, incluindo o Brasil, ele só desembarca no início de 2012.

Com seu novo design, o Toyota Yaris procura atrair o público masculino, o que representa uma mudança, já que as duas gerações anteriores eram especialmente atraentes para as mulheres. "Este modelo tem uma carroceria esportiva com uma forte presença nas ruas. Esperamos um grande número de compradores do sexo masculino desta vez", disse Hirofumi Yamamoto, engenheiro-chefe da Toyota.

O novo Yaris é mais longo e mais largo, chegando a 3,88 metros de comprimento, o que se traduz em 50 mm a mais de entre eixos. As dimensões se completam com uma largura de 1,69 m e altura de 1,50 m (20 mm mais baixo que a geração anterior). Ao contrário do que se poderia esperar, o modelo não é mais pesado que a geração anterior, apesar de ser maior. Na verdade a nova geração do Yaris é 30 kg mais leve, com um peso total de 1.000 kg.

Entre os motores que a Toyota optou por equipar o novo Yaris, estão três blocos a gasolina: um 1.0 de 68 cv, 1.3 de 93 cv e um 1.5 de 107 cv. Os rendimentos não foram divulgados, mas a tecnologia VVT-i (Variable Valve Timing Dual-inteligentes) e o sistema Start / Stop prometem um ótimo consumo na casa dos 26,3 km/l.m A Toyota também confirmou que o modelo poderá ser equipado com uma caixa manual de cinco velocidades ou câmbio CVT.

BMW antecipa suas atrações para Detroit

BMW antecipa suas atrações para Detroit Fabricante vai revelar novos Série 1 M Cupê, X3, Série 6 Cabrio, entre outros

A BMW revelou suas principais atrações para o Salão de Deroit, que abre as portas para o público entre os dias 10 e 23 de janeiro. A marca já havia anunciado a estreia do Série 1 M Cupê, a versão esportiva do menor carro da marca. Agora confirma a presença do restante da gama do novo Série 1 nas variantes cupê e cabrio. As versões presentes no motorshow americado serão as específicas para o mercado norte-americano, ou seja, são equipadas com motores de seis cilindros e tração traseira. Isso além de contarem com novos equipamentos e materiais "premium" para reforçar a sua posição no segmento em que competem.

Outra estreia confirmada para o Salão de Detroit é a do Série 6 Cabrio, cuja nova geração apresenta a característica capota em lona e um interior sofisticado, com destaque para o renovado desenho do display de controle do sistema iDrive. O modelo será lançado nos Estados Unidos na versão 6501, equipada come um motor V8 de dupla sobrealimentação com 400 cv. O Série 6 descapotado pode ser equipado com uma caixa automática de oito velocidades ou com uma caixa manual de seis relações.

O novo X3 também estará presente no estande da marca alemã, assim como os sistemas BMW EfficientDynamics e BMW ConnectedDrive, que permite a integração no sistema de smartphones e leitores de música, assim como a utilização de serviços baseados em plataformas de Internet para otimização da navegação e dos sistemas de entretenimento.

O 300 C será atração da Chrysler em Detroit




Novo 300 C será atração da Chrysler em Detroit 
Após sofrer face-lift, modelo da marca americana será reposicionado no mercado

Um dos principais problemas da Chrysler a nível mundial sempre foi a qualidade dos interiores de seus veículos, assim como o design dos automóveis, sempre focados no mercado estadounidense. Pouco a pouco, a marca melhorou a parte mecânico – como o caso do Dodge Journey, atualmente um dos melhores produtos da fabricante.

O face-lift do 300 C, um sedã de 4,90 metros de comprimento, chega para reforçar a imagem da marca. O modelo, que estará no estande da marca no motorshow de Detroit, manteve suas linhas angulosas, mas conta ainda com um estilo mais definido. Na dianteira atraente, a grade combina perfeitamente com os faróis com luzes diurnas em LED diurnas. No para-choque estão os faróis de neblina. O que se percebe é um design mais limpo, sem exageros.

Um dos maiores acertos é em relação ao habitáculo, com dimensões bem definidas, materiais que parecem ter boa qualidade e que agradam a vista. Foram acrescentados detalhes como um tela com navegador integrado, além de acabamento em alumínio polido e madeira.

O 300 C contará mecanicamente com duas opções de motorização: um V6 de 292 cv e um V8 HEMI 5.7 de 360 cv, ambos associados a uma transmissão automática de cinco velocidades. Em versões futuras estará disponível um câmbio de oito velocidades. O motorista pode ainda desfrutar de uma condução esportiva, já que o modelo oferece opção de tração traseira.

Dodge Journey será Fiat Freemont

Dodge Journey será Fiat Freemont Modelo mudará de nome e será comercializado sob a bandeira da marca italiana

A imprensa internacional especula que o Grupo Chrysler pretende deixar de vender o Journey sob a marca Dodge, passando-o para a alçada da Fiat, onde receberá o nome Freemont. O modelo, aliás, será uma parte importante do plano de Sérgio Marchionne para reduzir os custos de desenvolvimento e aumentar a capacidade de utilização das fábricas de ambas as marcas.

O Freemont deverá ser apresentado ao público no Salão de Genebra, em março de 2011. A comercialização na Europa começa três meses depois, em junho. As motorizações escaladas para o Freemont incluirão o motor Fiat de 2.0 litros e 170 cv a diesel, que será a primeira utilização de um motor da marca italiana em um modelo Chrysler.

Audi já tem planos para 2011





Marca vai investir bilhões em novos modelos e na contratação de funcionários

Com o fim do ano cada vez mais próximo, a Audi celebra seu melhor desempenho em toda sua história e já planeja os próximos anos. A fabricante vai investir 11,6 bilhões de euros em ativos fixos até 2015, o que representa o maior programa de investimento na história da empresa.

Cerca de 80% do investimento, mais de 8,5 bilhões, será destinado para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, entre elas o aperfeiçoamento de elétricos e híbridos da marca. Um exemplo é o Audi R8 e-tron, o primeiro carro elétrico esportivo da Audi, que a empresa quer começar a vender no fim de 2012. Os 20% restantes devem ser aplicados majoritariamente nas fábricas de Ingolstadt e Neckarsulm.

Em 2011, a montadora ainda vai contratar mais 1.200 funcionários. Como bem resumiu Sigi Thomas, Membro do Conselho de Recursos Humanos da Audi: "A inovação exige pessoas". Em relaçãoa aos novos modelos previstos para debutar em 2011, a Audi destaca o novo A6 - foto acima - e o Q5 Hybrid, o primeiro "full hybrid" da marca.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Volkswagen produz unidade número 111.111.111



O Grupo Volkswagen produziu sua unidade de número 111.111.111 desde a sua fundação. O modelo em questão foi um Golf GTI azul metalizado, que saiu da fábrica de Wolfsburg, na Alemanha. Coincidência ou não, o Golf é o modelo mais fabricado na história da marca, com 28 milhões de unidades já produzidas até hoje. Da gama atual, surpreende saber que o Passat já teve 17,5 milhões de unidades produzidas e o Polo 11,5 milhões.

Kia KV7 será mais uma atração em Detroit


Conceito coreano traz porta no estilo "asas de gaivota" e bancos giratórios


A Kia vai estrear um novo protótipo no próximo Salão de Detroit, evento que abre as portas já em janeiro. A fabricante coreana aposta no KV7, um monovolume conceitual com visual agressivo e amplo espaço interno. Da imagem é possível perceber as formas inspiradas no Soul, com o acréscimo de duas portas traseiras no estilo "asas de gaivota". A traseira revela um porta-malas de generosas dimensões, com os grupos ópticos escondidos e uma linha traseira que cruza toda a traseira. No interior, chama a atenção os assentos giratórios, o que aponta para uma aposta na funcionalidade.

Ford vai lançar Grand C-Max europeu nos EUA

Ford vai lançar Grand C-Max europeu nos EUA
Monovolume terá pela frente desafio de se sair bem em segmento de más vendas

Os visitantes do estande da Ford no Salão de Detroit, que acontece em janeiro, devem ficar atentos. É que lá vai estar exposto o Grand C-Max europeu, mas que para o mercado americano será chamado de C-Max. O monovolume com dimensões de minivan será lançado no mercado americano com um desafio enorme pela frente, já que este tipo de configuração não apresenta boas vendas nos Estados Unidos. A aposta da Ford com o modelo é similar a que a montadora fez com o New Fiesta.
O C-Max se diferencia da versão europeia pelas novas grades, faróis e rodas, equanto o interior também passou por algumas modificações, como o acréscimo do sistema multimídia SYNC. Sob o capô são oferecidas duas opções de motorização: um motor 2.5 litros com 170 cv e a segunda geração do motor Ecoboost de 1.6 itro cojm 182 cv. Ambos trabalham acoplados auma transmissão automática de seis velocidades. As versões que serão oferecidas são as já conhecidas S, SE e SEL, as quais apresentam diferenças em relação a equipamentos de série, de segurança e estofamento dos bancos.

Aveo vira Sonic na América do Norte

Aveo vira Sonic na América do Norte 
Nova geração do modelo da Chevrolet muda de nome para superar má reputação

A tendência mundial que muitas marcas estão seguindo de manter um mesmo nome para seus modelos nos diversos mercados mundiais parece não afetar a General Motoros. A fabricante americana anunciou que a nova geração de seu modelo Aveo vai se chamar Sonic nos países da América do Norte, ou seja, Canadá, Estados Unidos e México.
Segundo a montadora, a razão principal para que esta decesão tenha sido tomada é que o nome Aveo conta com uma má reputação nestes países, onde é associado a baixo desempenho e falta de qualidade. Ainda segundo a GM, o novo nome representa um novo começo para o modelo. Para a fabricante, Sonic soa como jovem e enérgico, além de transmitir qualidades em relação a espaço, elegância e diversão.

A produção da nova geração do Aveo/Sonic começará dentro de alguns meses na planta de Orion Assembly Center, em Michigan, nos Estados Unidos. Vale ressaltar que no resto do mundo o nome continua o mesmo. No México, como é tradição em mercados emergentes, coexistirão os modelos com os nomes diferentes.

Toyota revela sua gama híbrida

Toyota revela sua gama híbrida em Detroit
Fabricante irá mostrar "família" Prius completa e um conceito ainda desconhecido

Os visitantes do estande da Toyota no Salão de Deroit, que abre suas portas em janeiro, terão a a oportunidade de ver ali o "futuro ecológico" da marca. É que a fabricante japonesa promete levar todos os seus modelos híbridos para o motorshow norte-americano, além de estrear um modelo ainda inédito e cercado de mistérios.
Além da atual geração do Prius, também estará em exibição a versão Plug-in do modelo, atualmente em testes nas estradas da Europa. Da apresentação da Toyota faz parte ainda a estreia mundial da nova família de modelos Prius, onde se inclui o Prius MPV.
O mistério fica por conta de um novo conceito híbrido que será revelado apenas no salão. Ainda que não haja muitas informações a respeito deste modelo, especulações apontam para várias hipóteses, como o lançamento de uma inédita versão híbrida do Yaris, ou um modelo esportivo baseado no FT-CH, possivelmente sob o emblema da Scion, a marca da Toyota para o mercado norte-americano.

Accord 2011 chega com poucas mudanças

Accord 2011 chega com poucas mudanças
Sedã médio-grande da Honda recebeu apenas modificações estéticas e novas rodas

A Honda começa a vender no Brasil a linha 2011 do Accord. O sedã médio-grande da montadora japonesa recebeu apenas algumas alterações estéticas e continua sendo oferecido nas versões EX 2.0, com motor de 156 cv de potência e EX V6 com propulsor 3.5 de 278 cv, ambas equipadas com transmissão automática de cinco velocidades. Os preços sugeridos são de R$ 99.800 para a versão de entrada e R$ 144.500 para a topo de linha.

A maioria das mudanças foi reservada para a dianteira, que agora conta com nova grade cromada e para-choque redesenhado. Na lateral, destaque para o novo design da roda de liga leve na variante com motor V6 do sedã. Desde 1992 sendo importado para o Brasil, o Accord já teve mais de 16 mil unidades emplacadas.

Juke esportivo será atração em Tóquio


Nissan garante visual incrementado para seu crossover
 

A Nissan revelou outra atração da marca que estará no Salão de Tóquio, o Nissan Juke Sporty Pacote. Vale lembrar que por não participar do Salão de Detroit, em janeiro, a marca promete revelar nove novos modelos no motorshow japonês. Neste seu primeiro pacote estético o crossover japonês recebe novos para-choques, saias laterais e spoiler traseiro. Desenvolvido pela própria marca, o modelo mantém suas linhas musculares e adiciona acessórios externos que incluem rodas de alumínio de 17 polegadas.

O Juke está disponível com três motorizações, todas respeitam as normas Euro5 de emissões de poluentes. Também há três níveis de acabamento. Há dois motores a gasolina de 1.6 litro: um naturalmente aspirado de 117 cv e outro turbo 190 cv. Além destes há um terceiro motor a diesel de 1.5 litro de 110 cv. Os preços partem de 16.490 euros nas versões iniciais e chegam a 27.290 euros na variante topo de linha com tração integral e câmbio CVT.

A segurança é garantida pelos freios com ABS e pelo controle eletrônico de estabilidade ESP, de série em todas as versões. O crossover ainda conta com seis airbags.

O modelo apela para a fusão de dois estilos: veículos off-road com linhas de esportivos. Os arcos das rodas chamam atenção pelo estilo diferenciado, assim como a linha de cintura alta. Já os faróis dianteiros são inovadores e praticamente ficam acima do capô formando dois "chifres" na dianteira do modelo. 

Subaru WRX STI tS especial para o Japão

Subaru WRX STI tS especial para o Japão Modelo baseado no WRX terá 400 unidades voltadas exclusivamente para país asiático

A japonesa Subaru acaba de apresentar ao seu mercado o sedã WRX STI tS. Trata-se de um modelo especial baseado no WRX, limitado a 400 unidades. O STI aparece com teto feito em fibra de carbono, capô em alumínio, spoiler dianteiro, suspensão diferenciada e rodas de 18 polegadas. No habitáculo, os destaques são os bancos esportivos Recaro e um botão de ignição.

O que move o tS é uma unidade de força turbocharged 2.0 litros Boxer, capaz de gerar 308 cv de potência e torque máximo de 43,8 kgfm. O propulsor trabalha em conjunto com uma transmissão manual de seis velocidades. O modelo especial começa a ser vendido em janeiro, exclusivamente no Japão por US$48 mil, cerca de R$ 81 mil.

Chevrolet mostra Sail elétrico

Chevrolet revela Sail elétrico
Modelo tem visual futurista e é equipado com motor elétrico de 88 cv

A Chevrolet aproveitou o Salão de Guangzhou, que acontece na China, para revelar oficialmente a versão elétrica do Sail. O modelo foi desenvolvido em parceria com o Centro Automotivo Técnico Pan Asia, o PATAC. Chamado de Sail EV, o veículo chama a atenção pelo visual inspirado no Volt.

Em termos de motorização o hatch tem um propulsor elétrico que gera 65 kW, cerca de 88 cv, e torque de 22,43 mkgf. Ainda de acordo com a marca, o Sail elétrico tem autonomia de 150 km e atinge a velocidade máxima de 130 km/h. Apesar de ser revelado no motorshow, o presidente e diretor administrativo da GM China, Kavin Wale, afirmou que o Sail EV não será produzido em série.

Suzuki apresenta SX4 2012 na China


Modelo tem novas lanternas e faróis, além de grade dianteira e para choques reestilizados


A Suzuki mostrou a variante sedã do SX4 reestilizado no Salão da China, que acontece na cidade de Guangzhou. As mudanças foram todas estéticas e rejuvenesceram o visual do modelo. As alterações mais chamativas ficam na dianteira, por causa das novas lanternas, para-choque e grande com detalhes cromados.

A traseira também recebeu alterações e as lanternas ganharam novo agrupamento das luzes. No interior, o quadro de instrumentos agora tem nova disposição dos mostradores. Na China, o SX4 é vendido com motores 1.6 e 1.8 a gasolina, mas em outros pontos do mundo - como o Brasil - é equipado com uma variante 2.0 litros.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Júri americano antecipa os destaques de 2011


Grupo de 49 jornalistas vai mostrar os vencedores no Salão de Detroit, em janeiro

Um júri de 49 jornalistas automotivos de grandes meios de comunicação dos Estados Unidos e do Canadá pertencentes a Automotive Press Association - Associação de Imprensa Automotiva - elegeu os carros que serão destaques no ano de 2011. A eleição foi separada em duas categorias: automóveis e comerciais leves. Foram três modelos em cada uma delas e os vitoriosos serão anunciados no Salão de Detroit, em janeiro de 2011.

Automóveis:

- Chevrolet Volt
- Hyundai Sonata
- Nissan Leaf

Comerciais Leves:

- Dodge Durango
- Ford Explorer
- Jeep Grand Cherokee

Nissan Leaf Aero Style estará em Tóquio


Nissan diz não à Detroit, e promete versão "tunada" do elétrico para o Japão

A Nissan não vai participar do Salão de Detroit, a atenção da fabricante será voltada para o motorshow "caseiro", o Salão de Tóquio. Neste, a marca pretende revelar nove novos modelos. Entre eles o Nissan Leaf Aero Style, um conceito que "tunado" em relação ao modelo elétrico original desenvolvido pelo departamento esportivo Nismo e pela Autech Japan.

Logo de cara o Leaf Aero Style chama a atenção pelas linhas aerodinâmicas - estudadas e projetadas em um túnel de vento -, a suspensão rebaixada e as rodas maiores e imponentes. Além disso, o modelo ainda conta com luzes diurnas em LED, para-choques redesenhados, saias laterais e novos espelhos. O resultado final é um elétrico com design moderdo e inovador.

Vale ressaltar que a parte mecânica não sofreu alterações, e o modelo segue sendo movido pelo motor elétrico de corrente alternada que traciona as rodas dianteiras. Este bloco desenvolve cerca de 110 cv e bons 28,5 kgfm de torque. A velocidade máxima chega aos 145 km/h.

Hyundai i40 estreia em Genebra

Fabricante promete modelo dinâmico e de alta qualidade

A Hyundai confirmou para o Salão de Genebra, em março de 2011, a estreia mundial do novo i40, modelo criado para o segmento de médios-grande europeu. A fabricante promete "um design dinâmico, qualidade excepcional, desempenho e características técnicas impressionantes". Inicialmente será lançada a versão wagon, para depois chegar a variante sedã.

Desenhado no Centro Europeu de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai, em Rüsselsheim, na Alemanha, o i40 vai contar com as tecnologias do programa Blue Drive, além de uma gama de motorizações que promete maior desempenho e menor emissões de poluentes. O i40 será equipado com dois motores 1.7 litro diesel com versões de 113 cv e 134 cv, que poderão ser acoplados ao câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. Para 2012 está prevista ainda uma versão mais potente do 1.7 diesel equipada com dois turbos e um 2.0 a gasolina com injeção direta. O i40 vai se beneficiar do programa de cinco anos de garantia atualmente em vigor para a totalidade da gama do construtor coreano.

Mercedes Classe C Reestilizado


Modelo ganhou novas faróis e lanternas com luzes de led

  É tempo de estreia para a Mercedes-Benz. A marca alemã divulgou as primeiras fotos e informações da reestlização que fez no Classe C. A primeira exibição está prevista para março, no Salão de Genebra. Os faróis ganharam corte mais quadrado, seguindo a linha dos últimos lançamentos da Mercedes, e agora também contam com luzes diurnas de led. As lanternas traseiras também receberam a tecnologia de diodos de luz.

O Classe C recebeu o sistema que monitora o motorista e avisa por meio de alertas sonoros se ele está sonolento e sem condição de dirigir. O mesmo equipamento equipa o "irmão maior" Classe E, por exemplo. A atualização é tanto para a variante sedã quanto para a station wagon.

Ferrari 458 Italia coleciona prêmios

Superesportivo acaba de ser eleito “Performance Car of the Year 2010”

A superpremiada Ferrari 458 Italia tem mais um troféu para colocar em sua estante. O superesportivo italiano acaba de ganhar o prêmio “Performance Car of the Year 2010”, algo como "carro esportivo do ano", pela Car Magazine, uma das mais respeitadas revistas da Grã Bretanha. "A Ferrari 458 Itália é extraordinária. Foi uma vitória merecida", disse Phil McNamara, editor da revista.

Lançada no Salão de Frankfurt, em setembro de 2009, a 458 Italia fez sucesso imediato com a crítica e o público. O esportivo italiano é equipado com o motor 4.5 V8 de 570 cv de potência. Este bloco leva o modelo de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 325 km/h. O desenho é assinado pelo estúdio Pininfarina, tradicional parceiro da marca.