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A sexta geração do BMW Série 3 chega oficialmente ao Brasil. O modelo, líder no segmento de sedãs premium, recebe um novo design, mas mantém sua identidade além de diversas evoluções como o aumento do espaço interno, novas tecnologias e novos motores de quatro cilindros turbo que aliam ótimo desempenho e menor consumo.
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Com o slogan “A evolução de uma lenda”, a BMW recebeu os convidados em um ambiente que contava com todas a gerações do Série 3 lado a lado, o que permitiu ver claramente a linha de evolução do modelo ao longo dos anos.
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Após a apresentação técnica do modelo, pudemos testar a nova geração do Série 3 na versão 328i em Itupeva-SP em um trecho de aproximadamente 40 km que mesclou um circuito particular fechado pela organização do evento juntamente com um trecho de rodovia.
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Visual externo e acabamento
O Novo BMW Série 3 ganhou uma nova frente com faróis planos que se estendem até a clássica grade em forma de rim. Na sexta geração, o Série 3 cresceu 93 mm em comprimento e distância entre eixos 50 mm maior em comparação com a geração anterior, o que conferiu um ganho no espaço interno principalmente para quem vai atrás. Outra evolução obtida pela engenharia da marca alemã é seu peso 40 kg menor do que o antecessor, mesmo sendo maior.
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A nova geração do BMW Série 3 chega em três versões de acabamento: O Modern com contrastes mais suaves, painel mais claro, novo tipo de madeira e detalhes em alumínio. No Sport, diversos revestimentos em aço escovado no interior, costuras vermelhas nos bancos e acabamentos em preto lacado. O Luxury é recheado de cromados, madeira maciça ou brilhante e transpira sofisticação. Há rodas exclusivas em cada uma das versões e todas vêm com a central multimídia de monitor colorido ao centro, agora separado dos instrumentos.
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O interior mantém a tradição com acabamento de alta qualidade e ganhou um painel redesenhado, assim como o console central, painel de instrumentos e adição de detalhes de acabamento em aço escovado. E agora pode-se abrir automaticamente a tampa traseira quando o motorista se aproxima com a chave no bolso e passa o pé por baixo.
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Outra novidade é possibilidade de se equipar o novo Série 3 com o head-up display, sistema que exibe informações com alta definição no para-brisa, e muitos recursos eletrônicos, como monitoramento de pontos cegos, aviso de colisão iminente e alerta de mudança involuntária de faixa. De série, traz o sistema chamado Experiência de Condução, que oferece os modos Comfort, Sport, Sport Plus e Eco Pro.
Um pacote M Sport com visual externo e interno exclusivos e adereços esportivos está previsto para ser lançado no terceiro trimestre deste ano.
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Mecânica
Aqui a grande novidade: No 328i um novo motor longitudinal 2.0 litros TwinPower Turbo de 245 cv de potência e torque máximo de 35,7 kgf/m a partir de 1.250 rpm que permite ao sedã acelerar de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos com velocidade máxima limitada em 250 km/h e consumo médio de 15,6 km/l.
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Destaque para a tecnologia Auto Start-Stop e BMW EfficientDynamics (melhora a resposta com redução do consumo e emissões) além do sistema de Regeneração da Energia de Frenagem.
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Já o BMW 335i com seu motor 3.0 de seis cilindros em linha e tecnologia BMW TwinPower Turbo que rende 306 cv e torque máximo de 40,7 kgf/m deve chegar até o final deste ano.
A caixa de câmbio automático ZF de 8 marchas é compatível com o sistema Start-Stop está disponível como opcional em todos os modelos. Ele vem equipado de série com uma caixa manual de seis velocidades.
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Impressões ao dirigir
O teste drive foi realizado com o 328i e logo no inicio fica evidente a eficiência do novo motor mesmo em baixas rotações. Os bancos acomodam muito bem, possui ajustes elétricos e tem a posição de dirigir mais baixa.
A direção, que passa a ser elétrica, tem respostas imediatas com peso correto, que aliada à nova calibração da suspensão que adota conceito multilink na traseira, oferece o equilíbrio perfeito entre esportividade, conforto e estabilidade.
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Na rodovia fica mais evidente que ele tem disposição de sobra, com o câmbio automático efetua as trocas de forma bem rápida e suave. Também é possível efetuar as trocas de na alavanca, uma vez que a unidade avaliada não estava equipada com paddle-shifts.
Rodando com o Novo Série 3 nota-se a evolução também no isolamento acústico que deixa o carro extremamente silencioso, sem barulho do motor invadindo ou rodagem dos pneus. O único detalhe a ser considerado neste quesito foi o barulho do vento cortando a carroceria, principalmente em velocidades mais elevadas.
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Nos trechos controlados foi possível explorar um pouco mais do motor e conferir a eficiência do conjunto e dos sistemas auxiliares. Mesmo em curvas mais fechadas, o carro passa a sensação de que está grudado, mesmo quando o sedã foi levado perto do limite.
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O único item que causa um certo desconforto é o uso da seta. A BMW utiliza o sistema que com um leve toque, a seta pisca três vezes e desativa automaticamente. Até aí tudo bem. O inconveniente é quando a seta é acionada deslocando a alavanca, como num carro comum, sendo necessário um toque para que ela seja desligada. Esta situação acaba confundindo o motorista que fica esperando a mesma desligar em seguida. Provavelmente, esta funcionalidade seja ideal na Autobahn para que os motoristas não tenham que se preocupar em ligar a seta diversas vezes para solicitar ultrapassagem.
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Enfim, a nova geração do BMW Série 3 mostra a clara evolução do sedã alemão que traz além do novo visual, importantes inovações mecânicas e estruturais que aumentaram o nível de conforto sem abrir mão da esportividade, e as novas tecnologias que ajudam o motorista a reduzir o consumo e aumentam a segurança.
Preços do Novo BMW Série 3
BMW 328i: R$ 171.400
BMW 328i Sport: R$ 189.700
BMW 328i Luxury: R$ 212.950
BMW 328i Modern: R$ 229.950
BMW 335i Sport: R$ 294.950
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