Raj Nair, vice-presidente global de desenvolvimento de produto da Ford, revelou ao site CNET Roadshow que a picape F-150 Hybrid não terá um modo “EV”. Ou seja, não poderá rodar apenas com a energia das baterias.
Normalmente, os carros híbridos e híbridos plug-in, em especial, possuem a opção de deslocar-se apenas utilizando a energia elétrica, permitindo assim emissão zero, embora de forma limitada, já que a autonomia é muito pequena. Em alguns casos, suficiente para alcançar um posto de combustíveis ou pode-se rodar até 50 km, geralmente plug-in mais modernos.
Nair explica que, por ser uma picape, a F-150 é vista por seus clientes como um veículo de capacidade de carga, o que coloca de lado qualquer intenção de impedir emissão de CO2 ou rodar de forma econômica. Por isso, a Ford descartou o modo EV. Além disso, utilizar somente as baterias forçaria o sistema híbrido, pois a picape é bem pesada, mesmo vazia.
O foco é ajudar a reduzir o consumo de combustível, aliviado um pouco o esforço do propulsor à gasolina. Por enquanto, ainda não se sabe qual a capacidade desse conjunto motriz híbrido e nem qual dos motores atualmente disponíveis trabalharão com a tecnologia. No entanto, comenta-se que será a mesma empregada no Mustang Hybrid, que também pode não dispor do modo EV.
Fala-se também que a F-150 Hybrid poderá prover energia elétrica para uso doméstico ou comercial, provavelmente em 110V. Na GM, as rivais Chevrolet Silverado e GMC Sierra com o sistema eAssist apenas usam a energia nos primeiros metros, a fim de evitar uma saída usando o motor à gasolina.
Fonte: CNET Roadshow
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