quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Opel Ampera - elétrico com futuro
Previsto para o fim de 2011, modelo é esperado com grande expectativa
Foi no Salão de Genebra de 2009 que a Opel revelou aquele que promete ser o mais funcional e revolucionário veículo do mercado: o Ampera. Este familiar de quatro portas partilha com seu "parceiro" Chevrolet Volt a tecnologia Voltec e anuncia uma autonomia superior a 500 km, dos quais 60 km são percorridos apenas com a energia armazenada nas baterias de íons de lítio.
Definido pela marca aelmã como uma nova categotria de propulsão, o conceito E-REV do Ampera (de Extended-range Electric Vehicle, ou veículo elétrico de autonomia estendida) posiciona-se entre um veículo convencional e de um híbrido.
Anunciando um custo de utilização seis vezes menor que de um autompóvel convencional, o Ampera pretende desempenhar também o papel de único veículo da categoria no segmento familiar. O espaço para os ocupantes e bagagem e a autonomia muito superior aos carros elétricos comuns diferenciam o Ampera.
Enquanto a produção não começa (prevista para setembro de 2011), foi possível percorrer alguns quilômetros nos arredores de Frankfurt, Alemanha, em uma unidade pré-produção trazida da fábrica da GM em Warren, no estado americano de Michigan, de onde também sai o Volt.
Design
O Ampera quebra o paradigma de que todos os carros elétricos devem ter estilos apelativos e até bizarros. O visual do Opel trabalha a favor do carro, onde suas linhas harmônicas marcam o diferencial do carro.
Todo o desenho foi feito para maximizar o desempenho aerodinâmico, ainda que a Opel não tenha revelado o coeficiente. Os 4,40 m de comprimento e 1,79 m de largura garantem o bom espaço interno e dão ao carro um porte elegante incomum na categoria.
Ao contrário do design, que se manterá inalterado na versão de produção, o interior sofrerá ajustes em detalhes como cores de revestimentos, grafias de instrumentos e acertos na qualidade dos materiais. O chassi terá pequenas afinações para deixar o carro de acordo com o estilo de dirigir europeu e o ruído do motor à combustão será reduzido.
Apesar de todas as particularidades de uma unidade pré-produção, o interior convenceu. A disposição das baterias de lítio não interferem no espaço interno, apesar de limitar o banco traseiro para apenas dois ocupantes. O porta-malas tem bons 301 litros de capacidade, suficientes para a bagagem de uma pequena família. A posição de dirigir é ergonômica, com volante, pedais e comandos bem posicionados e o desenho geral do painel é bem elaborado, com instrumentos e alavancas futuristas.
Tecnologia Voltec
O carro acelera até os 100 km/h em 9,0 segundos e chega até os 161 km/h. A tecnologia utiliza a eletricidade como principal fonde de alimentação, deixando em segundo plano o motor à combustão (que pode funcionar com gasolina ou E85), cuja única função é gerar eletricidade para aumentar a autonomia do veículo, recarregando as baterias.
Os principais componentes da tencologia Voltec são as baterias de íons de lítio de 220 células dispostas em T. O conjunto pesa 180 kg, tem 16 kW de potência e pode ser recarregado em 3 horas por qualquer tomada doméstica de 220 volts. O motor à combustão tem 150 cv de potência para a geração de eletricidade.
As rodas são movidas unicamente por propulsão elétrica, e em viagens curtas, de até 60 km, o Ampera desloca-se esclusivamente com a carga das baterias. Para maiores distâncias, o motor entra em funcionamento, recarregando continuamente as baterias até que o combustível se esgote o carro use os 60km de reserva das baterias para chegar a um posto de reabastecimento. Quando o motor à gasolina está em funcionamento, o consumo de combustível chega a 62,5 km/l constantes e emite 40 g/km de CO2 e conta com sistema Start & Stop.
A Opel estima que o custo de recarga das baterias numa tomada doméstica seja inferior a 1 euro, ou cerca de R$ 2,31 durante a noite. E o custo por quilômetro rodado sai por seis vezes menos que um automóvel convencional à gasolina.
Durante o rápido test-drive do Ampera, o nível de carga das baterias não permitiu que rodasse com emissões zero, mas foi possível sentir a boa agilidade do carro, o bom nível de conforto interno e a performance até surpreendente. O botão "Sport" no console central otimiza as respostas ao acelerador e faz o comportamento do Ampera beirar a esportividade.
A direção é direta e os freios são eficazes, apesar da sensação estranha causada pelo sistema de regeneração de energia. O freio de estacionamento é elétrico acionado por um botão no console central.
A comercialização do carro na Europa deverá ter início apenas no fim de 2011. O preço será de aproximadamente 40 mil euros, ou cerca de R$ 92.400. Os governos não darão incentivos fiscais à compra do carro, já que não é 100% elétrico.
Porsche revive Speedster
Alemã mostra novo representante da linhagem criada pelo 356
A Porsche mostrou oficialmente em Paris o 911 Speedster, que homenageia o lendário Porsche 356 Speedster. O modelo se diferencia do restante da gama pelo parabrisas mais baixo e inclinado e a nova capota de lona com cobertura plástica.
Sob o capô do Speedster 2011 está o motor 3.8 litros boxer de 408 cv , o mesmo que equipa o Porsche GTS - outra atração da marca. A tração é traseira, o câmbio é o automatizado PDK de sete velocidades e o torque máximo chega a 42,8 kgfm.
Seat IBE Paris Concept é revelado na França
A Seat leva ao Salão de Paris uma evolução do conceito IBE, mostrado em março durante o Salão de Genebra (Suíça). Rebatizado IBE Paris Concept, o modelo é considerado pela montadora espanhola um "SportCoupé compacto pensado para a mobilidade urbana".
O IBE Paris deve inspirar futuros modelos da Seat
Para isso, o IBE é totalmente elétrico. Seu motor rende 75 kW (quilowatts), o equivalente a 102 cv (cavalos) de potência. Seu torque máximo de 20,4 kgfm é constante e atingido desde 1 rpm. A autonomia chega a 130 quilômetros, conforme o tipo de uso.
A Seat assegura que o modelo pode acelerar de 0 a 50 km/h em 3,6 segundos e de 0 a 80 km/h em 6,6 s, velocidades usuais em centros urbanos. De 0 a 100 km/h são necessários 9,7 s e a velocidade máxima é limitada a 160 km/h.
Dentro, destaque para o sistema Always Connected, que comanda os sistemas de navegação, entretenimento, telefonia, áudio, estado das baterias através de um smartphone. Os comandos são simplificados e foram instalados no volante.
O IBE Paris deve inspirar futuros modelos da Seat
Para isso, o IBE é totalmente elétrico. Seu motor rende 75 kW (quilowatts), o equivalente a 102 cv (cavalos) de potência. Seu torque máximo de 20,4 kgfm é constante e atingido desde 1 rpm. A autonomia chega a 130 quilômetros, conforme o tipo de uso.
A Seat assegura que o modelo pode acelerar de 0 a 50 km/h em 3,6 segundos e de 0 a 80 km/h em 6,6 s, velocidades usuais em centros urbanos. De 0 a 100 km/h são necessários 9,7 s e a velocidade máxima é limitada a 160 km/h.
Dentro, destaque para o sistema Always Connected, que comanda os sistemas de navegação, entretenimento, telefonia, áudio, estado das baterias através de um smartphone. Os comandos são simplificados e foram instalados no volante.
Jaguar apresenta conceito esportivo C-X75
A Jaguar preparou uma surpresa para comemorar seus 75 anos no Salão de Paris. A montadora inglesa leva a mostra francesa o conceito C-X75. O modelo traz lembranças do XJ220, superesportivo produzido entre as décadas de 1980 e 1990 e que até hoje é um dos mais exclusivos já feitos pela marca.
| |
O design do C-X75 foi inspirado em modelos clássicos da Jaguar O C-X75 vai pelo mesmo caminho. A Jaguar considera o conceito como um dos mais inovadores e mais belos de sua história. Com carroceria e chassi construído em alumínio, o esportivo pesa somente 1.350 quilos. Seus traços são inéditos e, com exceção da grade, não trazem qualquer lembrança dos modelos Jaguar de hoje. As inovações continuam no sistema motriz. O C-X75 é empurrado por quatro motores elétricos, em um total de 580 kW (quilowatts), ou 788 cv (cavalos). A alimentação destes motores é feita por baterias de íons de lítio, que por sua vez são carregadas por uma tomada doméstica ou por duas microturbinas movidas a gás natural. O painel mostra a potência utilizada no momento Segundo a Jaguar, a autonomia das baterias é 110 quilômetros até as microturbinas entrarem em ação. A partir daí, ela sobe para 900 quilômetros. A aceleração de 0 a 100 km/h do C-X75 acontece em 3,4 segundos e a velocidade máxima é de 330 km/h. |
GM divulga foto do Camaro conversível
Chevrolet Camaro SS Cabriolet
A novidade chega com um V6 3.6 de 312 cavalos como opção mais em conta e, para quem busca um desempenho ainda melhor, estará disponível a versão SS com motor V8 6.2 de 426 cavalos e câmbio de seis marchas. Por enquanto é o que foi divulgado sobre o modelo. Mais detalhes serão apresentados em breve.
Jornal diz que a Fiat pode vender a Ferrari
Lotus ressuscita Esprit e revela cupê quatro portas
A Lotus é umas das montadoras que mais investiu no Salão de Paris. Além do Evora, do Elite e do novo Elise, a empresa britânica leva mais duas antevisões à mostra francesa. Uma delas é a nova geração do mítico Esprit e, a outra, uma aposta no promissor e cada vez mais concorrido segmento dos cupês de quatro portas.
O novo Lotus Esprit é esperado para 2013 O Esprit aparece ainda como conceito. Seu desenvolvimento, entretanto, está bem adiantado e a produção deve começar em no máximo dois anos. O novo Esprit marca o retorno da Lotus aos grandes esportivos e vai rivalizar com modelos do naipe de Ferrari 458 Italia, McLaren MP4-C, Porsche 911 e Lamborghini Gallardo. Para obter êxito no combate, virá equipado com o motor 5.0 V8 (oito cilindros, em "V") já usado no Lexus IS-F e instalado em posição central. Só que ao invés dos 423 cv (cavalos) de potência disponibilizados no japonês, terá 620 cv graças ao uso de um sistema de armazenamento e recuperação de energia cinética, também conhecido por KERS. Sua aceleração de 0 a 100 km/h ficará em 3,5 segundos e a velocidade máxima ultrapassará o 330 km/h. Já o cupê de quatro portas Lotus Eterne não chega antes de 2015 Sobre a mesma plataforma do Esprit, a Lotus trambém criou o Eterne. O cupê quatro portas, ao melhor estilo Aston Martin Rapide e Porsche Panamera, tem traços tão contundentes quanto os do irmão de duas portas e deve chegar ao mercado somente em 2015. O motor é o mesmo do Esprit, porém vai instalado na dianteira. A tração poderá ser traseira ou integral e a Lotus promete velocidade máxima ao redor dos 315 km/h. |
Land Rover Evoque quatro portas aparece
Apenas uma foto. Mesmo se tratando do principal lançamento da Land Rover em um dos maiores salões de automóveis do mundo, isso é tudo o que a marca inglesa divulgou da versão quatro portas do Evoque, seu novo compacto. Até agora, apenas imagens do duas portas tinham dado as caras, com várias fotos. A Land Rover não divulgou dados sobre a nova opção, então não é possível saber se o acréscimod e portas afetou o espaço interior e o desempenho do modelo. Talvez a estratégia da marca seja de fazer um pouco mais de segredo até o lançamento oficial do Evoque, que acontece no ano que vem.
Volkswagen revela nova geração do Passat
Audi revela protótipo Sport Quattro
A Audi apresenta o protótipo Sport Quattro Concept, modelo conceitual que servirá de chamariz no estande da fabricante no Salão de Paris (França), a partir de amanhã. Trata-se de uma homenagem ao Sport Quattro original, de 1984, vencedor de várias provas de rali e que ficou marcado na história da marca alemã sediada em Ingostalt.
Como no clássico Sport Quattro, a distância entreeixos do protótipo é mais curta que o convencional. Além disso, a estrutura é feita de alumínio e fibra de carbono para maior leveza.E no conjunto mecânico está incluído o motor V8 do RS5, bem como o câmbio seqüencial de seis marchas.
Por dentro, o carro conta com espaço para dois adultos e para guardar seus respectivos capacetes, além de extintores de incêndio e barras de proteção, como num autêntico modelo de competição. E por fora o que chama a atenção é o conjunto de luzes por leds, instalados tanto na horizontal quanto na vertical.
SP2 é o primeiro carro brasileiro a virar Hot Wheels
O Volkswagen SP2, esportivo nacional dos anos 70, será lançado pela Hot Wheels como o primeiro modelo brasileiro a virar um carrinho da marca. A novidade vem numa marcante cor laranja com seus característicos frisos laterais e com poucas mudanças em relação à versão original.
Segundo o designer Rob Matthes a miniatura é praticamente uma réplica do modelo feito em série e teve apenas duas modificações: uma encorpada na carroceria, deixando-o ainda mais próximo do chão e saídas de escape maiores. “O carro tem um desenho tão bonito e na medida certa que não precisou de muitas mudanças”, diz Matthes. O carrinho já está à venda com o preço sugerido de R$ 4,99.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Buggy elétrico pode atingir 200 km/h
Protótipo será uma das atrações da mostra francesa que começa amanhã
Entre os modelos conceituais que serão mostrados no Salão de Paris (França), que abre suas portas para a imprensa a partir de amanhã, estará o buggy elétrico Venturi América, inovador por dar mais sofisticação, esportividade e um sistema propulsor elétrico a esse tipo de carro originalmente bem despojado e com barulhentos motores a combustão.
Além do visual nada comum, a ficha técnica impressiona por números bem otimistas. Que tal uma velocidade máxima de 200 km/h e uma autonomia de 300 quilômetros apenas rodando com motor elétrico. Vamos aguardar para ver como será a reação do público no evento na capital francesa, o que será decisivo para a fabricante decidir se esse protótipo terá uma versão definitiva ao não.
Ford F-150 ganha novos motores nos EUA
Nova motorização EcoBoost promete média de consumo de 11 km/l
A Ford agora contempla sua líder histórica de vendas F-150 com novas opções de motores. Os modernos propulsores apresentados na linha 2010 do Mustang agora entram no catálogo da pick-up.
Para 2011 a F-150 recebe o V6 de 3.7 litros de 307 cv e 38 kgfm de torque máximo e o 5.0 V8 de 364 cv e impressionantes 52 kgfm de força. A versão Raptor SVT mantém o V8 6.2 de 416 cv e 60 kgfm. Mas a grande novidade é o moderníssimo V6 de 3.5 litros de deslocamento da família EcoBoost. O motor é mais um que enfrentou o downsizing imposto pelas leis de emissões de poluentes e de limitações ao consumo de combustível.
Apesar de sua menor capacidade cúbica, oferece palpáveis 370 cv, capazes de carregar um reboque de até 5 toneladas, cifra semelhante à do V8 de 6.2 litros. O torque de 58 kgfm está disponível logo a 1.700 rpm e se mantém constante até às 5.000, feito do turbo de geometria variável. Todas as motorizações são acopladas a um câmbio automático de seis marchas e podem ser equipadas com tração integral.
Ao volante, a F-150 supera as rivais em solidez e refinamento. A única que chega mais próximo é a Ram 1500, que mesmo com seu V8 5.7 HEMI, ainda não consegue superar o V6 Ecoboost da marca do oval azul. A pick-up da Ford consegue fazer as concorrentes parecerem ultrapassadas, mesmo sem ter sido lançada uma nova geração.
Ao volante, a F-150 supera as rivais em solidez e refinamento. A única que chega mais próximo é a Ram 1500, que mesmo com seu V8 5.7 HEMI, ainda não consegue superar o V6 Ecoboost da marca do oval azul. A pick-up da Ford consegue fazer as concorrentes parecerem ultrapassadas, mesmo sem ter sido lançada uma nova geração.
A direção agora é assistida eletricamente e não rouba mais potência do motor já que a assistência pode ser totalmente desligada quando em velocidade de cruzeiro em estradas retas, por exemplo, em vez de manter uma bomba hidráulica funcionando o tempo todo, como nos sistemas tradicionais.
A maior novidade no interior é a tela de cristal líquido entre os mostradores. Denominado pela Ford como "Tela de Produtividade", ela mostra informações do computador de bordo, funções da tração 4x4 e informações do "Truck Aplications" que mostram o raio de giro e inclinação da pick-up e abre a opção de bloqueio eletrônico do diferencial, assim como dados sobre o reboque quando engatado.
A marca fez um grande trabalho para manter seu produto na liderança, aprimorou a eficiência dos motores que agora chegam a fazer 11 km/l no caso do novo EcoBoost. No entanto, não perdeu a vocação para o trabalho, ainda mais agora com as novas capacidades de carga que viraram referência no segmento.
A maior novidade no interior é a tela de cristal líquido entre os mostradores. Denominado pela Ford como "Tela de Produtividade", ela mostra informações do computador de bordo, funções da tração 4x4 e informações do "Truck Aplications" que mostram o raio de giro e inclinação da pick-up e abre a opção de bloqueio eletrônico do diferencial, assim como dados sobre o reboque quando engatado.
A marca fez um grande trabalho para manter seu produto na liderança, aprimorou a eficiência dos motores que agora chegam a fazer 11 km/l no caso do novo EcoBoost. No entanto, não perdeu a vocação para o trabalho, ainda mais agora com as novas capacidades de carga que viraram referência no segmento.
Renault e Nissan estão abertas a parcerias com GM, diz presidente
A Renault e sua parceira Nissan Motor estão interessadas em estreitar relações com a General Motors , afirmou o presidente-executivo da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, ao jornal Le Monde.
O executivo também disse à publicação que a crise automotiva global ficou "atrás de nós".
"Hoje, permaneço aberto a parcerias mais próximas com a GM", afirmou Ghosn em entrevista publicada nesta quarta-feira. "Se eles estiverem interessados, virão até nós."
Ele disse ter proposto trabalhar em conjunto com a GM durante a crise em encontro com Steve Rattner, que dirigiu a força tarefa do governo norte-americano para resgatar as montadoras dos Estados Unidos.
Mas Rattner gostaria que Ghosn assumisse a GM, pedido que foi recusado pelo presidente da Renault-Nissan, considerando que o abandono do seu posto no auge da crise não seria ético.
Ghosn disse ainda que a Renault, terceira maior montadora europeia, deve ingressar na China no futuro, mas não nos próximos dois ou três anos. A Nissan já está presente no mercado chinês.
Segundo o executivo disse ao Le Monde, a Nissan deve vender 950 mil veículos na China este ano, contra 10 mil comercializados dez anos atrás. A China superou os EUA como o maior mercado automotivo no mundo em 2009.
O executivo também disse à publicação que a crise automotiva global ficou "atrás de nós".
"Hoje, permaneço aberto a parcerias mais próximas com a GM", afirmou Ghosn em entrevista publicada nesta quarta-feira. "Se eles estiverem interessados, virão até nós."
Ele disse ter proposto trabalhar em conjunto com a GM durante a crise em encontro com Steve Rattner, que dirigiu a força tarefa do governo norte-americano para resgatar as montadoras dos Estados Unidos.
Mas Rattner gostaria que Ghosn assumisse a GM, pedido que foi recusado pelo presidente da Renault-Nissan, considerando que o abandono do seu posto no auge da crise não seria ético.
Ghosn disse ainda que a Renault, terceira maior montadora europeia, deve ingressar na China no futuro, mas não nos próximos dois ou três anos. A Nissan já está presente no mercado chinês.
Segundo o executivo disse ao Le Monde, a Nissan deve vender 950 mil veículos na China este ano, contra 10 mil comercializados dez anos atrás. A China superou os EUA como o maior mercado automotivo no mundo em 2009.
Berlingo e Partner elétricos chegam em 2012
A PSA Peugeot Citroën e a Mitsubishi vão desenvolver versões elétricas para os furgões Peugeot Partner e Citroën Berlingo produzidos na fábrica da PSA em Vigo, na Espanha. O grupo francês segue os passos da rival Renault, que já lançou o Kangoo ZE com propulsão elétrica.
Os novos Citroën Berlingo e Peugeot Partner: na tomada em 2011
O acordo, que foi anunciado hoje (29) pelas duas empresas, trata dos aspectos técnicos e industriais do projeto. O objetivo é iniciar a produção dos novos modelos até o fim de 2012.
PSA e Mitsubishi já possuem um acordo de cooperação no desenvolvimento de veículos elétricos. As montadora francesa apresenta no Salão de Paris, que começa neste fim de semana, o Peugeot iOn e Citroën C-ZERO, baseados no Mitsubishi i-MiEV, veículo elétrico da montadora japonesa.
Os novos Citroën Berlingo e Peugeot Partner: na tomada em 2011
O acordo, que foi anunciado hoje (29) pelas duas empresas, trata dos aspectos técnicos e industriais do projeto. O objetivo é iniciar a produção dos novos modelos até o fim de 2012.
PSA e Mitsubishi já possuem um acordo de cooperação no desenvolvimento de veículos elétricos. As montadora francesa apresenta no Salão de Paris, que começa neste fim de semana, o Peugeot iOn e Citroën C-ZERO, baseados no Mitsubishi i-MiEV, veículo elétrico da montadora japonesa.
Saab vai utilizar motores 1.6 Turbo da BMW
|
O motor 1.6 Turbo da BMW tem potência de 160 cv (cavalos)
Os motores serão adaptados às necessidades da Saab, o que pode levar mudanças ao combustível utilizado. A montadora sueca possui motores 2.0 e 2.3 que podem consumir a mistura E85 (85% de etanol e 15% de gasolina) e o novo propulsor deve seguir o mesmo caminho.
Lamborghini Sesto Elemento
Imagem do conceito Sesto Elemento pode revelar novidade da marca antes de Paris
O mistério em torno do novo Lamborghini está perto do fim, se é que já não terminou. E isso não só pela proximidade do Salão de Paris, onde o esperado modelo fará sua estreia, mas porque já circula na internet a imagem de um conceito chamado Sesto Elemento, que promete adiantar as linhas do futuro bólido italiano - que até então era apresentado aos poucos por meio de teasers (cinco até agora).
O Lamborghini Sesto Elemento se destaca inicialmente pela vasta utilização de fibra de carbono tanto em sua carroceria como no interior, como os teasers divulgados já adiantavam. Sob o capô não há surpresa. O motor V10 5.2 de 570 cv é o mesmo que equipa o Gallardo SuperVeloce. Porém com a leveza e rigidez estrutural da Sesto Elemento, a fabricante italiana promete impressionantes 350 km/h de velocidade máxima e aceleração de zero a 100 km/h em apenas 2,5 segundos. Isso é possível por conta da relação peso potência do modelo de apenas 2 kg para cada cv.
As linhas da Lamborghini Sesto Elemento vão influenciar o futuro Lamborghini Gallardo, enquanto a tecnologia aplicada e desenvolvida com fibra de carbono deve ser a base do projeto Jota, o sucessor do Lamborghini Murciélago que já está sendo testado.
SsangYong Korando tem mudança radical de estilo
A SsangYong apresenta no Salão de Paris (França) a nova geração do Korando. O modelo marca duas rupturas: deixa de ser um jipe rústico e se torna um utilitário esportivo mais voltado para o asfalto e abandona o design esquisito que a montadora sul-coreana aplicava em seus modelos.
Mesmo genérico, o design é uma evolução para a SsangYong
O visual do Korando leva a assinatura do estúdio Italdesign, de Giorgetto Giugiaro. Apesar de genéricas, suas linhas agradam e devem atrair um público que nunca pensou em ter um SsangYong. O estilo sóbrio é repetido no interior, com um painel de traços retos e sem grandes ousadias estilísticas. O porta-malas comporta 486 litros de bagagem.
Serão duas versões de acabamento, Premium e Limited. Ambas trazem ar-condicionado, seis airbags, piloto automático, sistema de áudio com MP3, entrada USB e conexão Bluetooth, entre outros. Na Limited são adicionadas rodas de 18 polegadas (17" na Premium) e rack no teto.
O interior também é dotado de linhas conservadoras
Apenas o motor turbodiesel 2.0 D20T estará disponível de começo. O bloco desenvolve 175 cv (cavalos) de potência e pode vir com câmbio de seis marchas manual ou automático. A tração também tem duas opções: 4x2 ou 4x4. Esta última traciona o eixo dianteiro em condições normais e só passa a força às rodas posteriores quando há perda de tração.
Mesmo genérico, o design é uma evolução para a SsangYong
O visual do Korando leva a assinatura do estúdio Italdesign, de Giorgetto Giugiaro. Apesar de genéricas, suas linhas agradam e devem atrair um público que nunca pensou em ter um SsangYong. O estilo sóbrio é repetido no interior, com um painel de traços retos e sem grandes ousadias estilísticas. O porta-malas comporta 486 litros de bagagem.
Serão duas versões de acabamento, Premium e Limited. Ambas trazem ar-condicionado, seis airbags, piloto automático, sistema de áudio com MP3, entrada USB e conexão Bluetooth, entre outros. Na Limited são adicionadas rodas de 18 polegadas (17" na Premium) e rack no teto.
O interior também é dotado de linhas conservadoras
Apenas o motor turbodiesel 2.0 D20T estará disponível de começo. O bloco desenvolve 175 cv (cavalos) de potência e pode vir com câmbio de seis marchas manual ou automático. A tração também tem duas opções: 4x2 ou 4x4. Esta última traciona o eixo dianteiro em condições normais e só passa a força às rodas posteriores quando há perda de tração.
CET adquire 155 unidades do novo Fiesta RoCam
Porsche Cajun
Em entrevista à revista alemã Der Spiegel, o CEO do Grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, confirmou que a Porsche irá fabricar um novo SUV compacto esportivo denominado Cajun. Baseado no Audi Q5, do qual deve aproveitar inclusive a plataforma, o modelo será posicionado abaixo do Cayenne. Com este novo modelo a Porsche pretende expandir sua oferta de veículos para mais segmentos. Ainda com este objetivo, Winterkorn sugeriu que a montadora possa desenvolver um novo esportivo de pequeno porte.
Caso utilize mesmo o mesmo chassi do Audi Q5, o "pequeno Cayenne" será o segundo modelo da Audi/Porsche a compartilhar plataforma. Atualmente apenas o Porsche Cayenne VW Touareg e Audi Q7 têm plataformas em comum. Ainda segundo a imprensa alemã, o Cajun deverá ser lançado no fim de 2014 ou no início de 2015.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Maserati apresenta GranTurismo MC Stradale
A Maserati leva ao Salão de Paris, que abre suas portas no próximo fim de semana, a versão MC Stradale do cupê GranTurismo. O esportivo, inspirado nos bólidos que correm nas categorias GT4 e Trofeo GranTurismo MC, chega com o título de mais leve, potente e veloz Maserati disponível atualmente.
São Paulo terá Mini Parade no próximo sábado
No próximo sábado (02/10), acontece em São Paulo a terceira edição da Mini Parade. Desta vez, a carreata de modelos da marca que irá percorrer 520 quilômetros por rodovias paulistas até a cidade de São Pedro. O evento é organizado pela Caltabiano, um dos concessionários Mini de São Paulo.
A Mini Parade já esteve em Itu e Campos do Jordão (acima)
O ponto de partida é a Caltabiano MINI localizada no bairro de Pinheiros. Depois de um café da manhã e do briefing, os veículos seguirão pela rodovia Castelo Branco e, antes de chegar a São Pedro, vão passar pela represa de Barra Bonita e pela cidade de Santa Maria da Serra, conhecida pelo turismo ecológico.
A primeira edição da Mini Parade aconteceu em maio e celebrou o primeiro ano da marca no Brasil. Na ocasião, o destino foi a cidade de Itu (SP), onde os participantes puderam dirigir dentro de um kartódromo. No fim de agosto, a carreata seguiu para Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira.
MAN lança VW Constellation 26.370 6x4 no Brasil
A MAN Latin America lança o Volkswagen Constellation 26.370 6x4 no mercado brasileiro. O caminhão chega para atender a Resolução 210 do Conselho Nacional de Trânsito - Contran - que estabelece novas regras para a circulação de composições do tipo bitrem. O Constellation 26.370 6x4 é produzido em Resende (RJ) A nova legislação – que passa a valer a partir de 01 de janeiro de 2011 - obriga que todos os cavalos mecânicos licenciados para tracionar as composições de veículos bitrem (57 toneladas de PBTC – Peso Bruto Total Combinado) sejam dotados de tração 6X4. Além de composições bitrem, o Constellation 26.370 6x4 pode puxar carretas convencionais. O caminhão tem nova suspensão traseira metálica com molas parabólicas e amortecedores hidráulicos de dupla ação. Também foram incorporados eixos traseiros trativos Meritor MD/MR 25-168 conjugados e bloqueio diferencial e interdiferencial, que asseguram tração total nos quatro pontos de contato com o solo. O motor VW NGD 370 possui sistema de injeção Hydraulic Electronic Unit Injector – HEUI – de alta pressão, com injetores digitais eletro-hidráulicos, além de turbocompressor de geometria variável, cabeçote com quatro válvulas por cilindro e freio motor no cabeçote conjugado, o Dual Power Brake – DPB. São 367 cv (cavalos) de potência a 2.000 rpm. |
Assinar:
Postagens (Atom)