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quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Opel Ampera - elétrico com futuro



Previsto para o fim de 2011, modelo é esperado com grande expectativa


Foi no Salão de Genebra de 2009 que a Opel revelou aquele que promete ser o mais funcional e revolucionário veículo do mercado: o Ampera. Este familiar de quatro portas partilha com seu "parceiro" Chevrolet Volt a tecnologia Voltec e anuncia uma autonomia superior a 500 km, dos quais 60 km são percorridos apenas com a energia armazenada nas baterias de íons de lítio.

Definido pela marca aelmã como uma nova categotria de propulsão, o conceito E-REV do Ampera (de Extended-range Electric Vehicle, ou veículo elétrico de autonomia estendida) posiciona-se entre um veículo convencional e de um híbrido.

Anunciando um custo de utilização seis vezes menor que de um autompóvel convencional, o Ampera pretende desempenhar também o papel de único veículo da categoria no segmento familiar. O espaço para os ocupantes e bagagem e a autonomia muito superior aos carros elétricos comuns diferenciam o Ampera.

Enquanto a produção não começa (prevista para setembro de 2011), foi possível percorrer alguns quilômetros nos arredores de Frankfurt, Alemanha, em uma unidade pré-produção trazida da fábrica da GM em Warren, no estado americano de Michigan, de onde também sai o Volt.



Design

O Ampera quebra o paradigma de que todos os carros elétricos devem ter estilos apelativos e até bizarros. O visual do Opel trabalha a favor do carro, onde suas linhas harmônicas marcam o diferencial do carro.

Todo o desenho foi feito para maximizar o desempenho aerodinâmico, ainda que a Opel não tenha revelado o coeficiente. Os 4,40 m de comprimento e 1,79 m de largura garantem o bom espaço interno e dão ao carro um porte elegante incomum na categoria.

Ao contrário do design, que se manterá inalterado na versão de produção, o interior sofrerá ajustes em detalhes como cores de revestimentos, grafias de instrumentos e acertos na qualidade dos materiais. O chassi terá pequenas afinações para deixar o carro de acordo com o estilo de dirigir europeu e o ruído do motor à combustão será reduzido.

Apesar de todas as particularidades de uma unidade pré-produção, o interior convenceu. A disposição das baterias de lítio não interferem no espaço interno, apesar de limitar o banco traseiro para apenas dois ocupantes. O porta-malas tem bons 301 litros de capacidade, suficientes para a bagagem de uma pequena família. A posição de dirigir é ergonômica, com volante, pedais e comandos bem posicionados e o desenho geral do painel é bem elaborado, com instrumentos e alavancas futuristas.



Tecnologia Voltec

O carro acelera até os 100 km/h em 9,0 segundos e chega até os 161 km/h. A tecnologia utiliza a eletricidade como principal fonde de alimentação, deixando em segundo plano o motor à combustão (que pode funcionar com gasolina ou E85), cuja única função é gerar eletricidade para aumentar a autonomia do veículo, recarregando as baterias.

Os principais componentes da tencologia Voltec são as baterias de íons de lítio de 220 células dispostas em T. O conjunto pesa 180 kg, tem 16 kW de potência e pode ser recarregado em 3 horas por qualquer tomada doméstica de 220 volts. O motor à combustão tem 150 cv de potência para a geração de eletricidade.

As rodas são movidas unicamente por propulsão elétrica, e em viagens curtas, de até 60 km, o Ampera desloca-se esclusivamente com a carga das baterias. Para maiores distâncias, o motor entra em funcionamento, recarregando continuamente as baterias até que o combustível se esgote o carro use os 60km de reserva das baterias para chegar a um posto de reabastecimento. Quando o motor à gasolina está em funcionamento, o consumo de combustível chega a 62,5 km/l constantes e emite 40 g/km de CO2 e conta com sistema Start & Stop.

A Opel estima que o custo de recarga das baterias numa tomada doméstica seja inferior a 1 euro, ou cerca de R$ 2,31 durante a noite. E o custo por quilômetro rodado sai por seis vezes menos que um automóvel convencional à gasolina.

Durante o rápido test-drive do Ampera, o nível de carga das baterias não permitiu que rodasse com emissões zero, mas foi possível sentir a boa agilidade do carro, o bom nível de conforto interno e a performance até surpreendente. O botão "Sport" no console central otimiza as respostas ao acelerador e faz o comportamento do Ampera beirar a esportividade.

A direção é direta e os freios são eficazes, apesar da sensação estranha causada pelo sistema de regeneração de energia. O freio de estacionamento é elétrico acionado por um botão no console central.

A comercialização do carro na Europa deverá ter início apenas no fim de 2011. O preço será de aproximadamente 40 mil euros, ou cerca de R$ 92.400. Os governos não darão incentivos fiscais à compra do carro, já que não é 100% elétrico.

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