quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Chrysler convoca 76 mil picapes Dodge RAM nos EUA
Uma falha detectada no sistema de freios da picape Dodge RAM obrigou o grupo Chrysler a anunciar um recall de 76 mil veículos nos Estados Unidos. As RAM convocadas tem motor a diesel e foram fabricadas na planta mexicana da Chrysler, em Santillo, entre março de 2009 e outubro de 2010.
De acordo com a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), órgão veiculado ao governo dos EUA responsável pela segurança viária do país, o pedal do freio de algumas picapes pode demorar mais tempo que o normal para retornar à posição original, assim que o motorista deixar de pressioná-lo. Isto porque, os freios das picapes consomem energia adicional do sistema de assistência hidráulica da direção. Por conta de um erro de projeto, a tampa utilizada no reservatório do fluido da direção hidráulica é apontado como o causador do problema.
A Chrysler afirmou que recebeu 175 reclamações de proprietários da picape RAM relacionadas às luzes de freio, que permanecem acesas por conta da lentidão do pedal do freio em retornar à posição de descanso. Essa falha, segundo a NHTSA, eleva o risco de acidentes. A Chrysler afirmou que a empresa japonesa JTEKT, que fornece a tampa do reservatório do fluido da direção hidráulica, providenciou uma nova peça em outubro, e que as picapes RAM fabricadas a partir de então não apresentaram problemas. Ainda segundo a montadora, os proprietários dos veículos convocados estão sendo notificados sobre a ação. O recall, que terá início apenas em fevereiro de 2011, prevê a substituição da peça sem custo para o cliente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário