Depois do show da cantora Cláudia Leitte, a Ford realizou uma cerimônia que marcou a produção da unidade número um do Novo Fiesta brasileiro. Com visual renovado, o compacto chega às lojas em maio com novidades mecânicas e novo padrão de acabamento.
O Novo Fiesta nacional inicia um novo capítulo na história da Ford no Brasil. Steven Armstrong, presidente da montadora no Brasil, destacou os investimentos de mais de 800 milhōes de reais, o que incluiu 310 novas máquinas automatizadas e novo processo de pintura. Os investimentos fazem parte da estratégia da Ford em ter sua linha 100% global no Brasil até 2015.
Como antecipamos, o New Fiesta brasileiro adota um novo padrão de acabamento com a utilização de materiais mais simples e plástico rígido por toda a cabine. Na fábrica, durante a cerimônia, a Ford exibia placas que rotulavam o modelo como “o primeiro carro hatch global feito no Brasil”, ou seja, a palavra “premium” não apareceu.
Por outro lado, o New Fiesta continuará trazendo um bom nível de equipamentos de segurança e tecnologia, pelo menos na versão topo de linha, a 1.6 Titanium. Itens como controle de estabilidade, controle de saída em rampa, sete airbags, freios ABS de última geração e o sistema SYNC de entretenimento já estão confirmados para a versão topo de gama. Outra informação já revelada oficialmente é a potência do motor 1.6 16V que agora passa a contar com a tecnologia TiVCT (comando de válvulas variável) que permite extrair até 130 cavalos de potência quando abastecido com etanol. Uma grande novidade, e que será um diferencial entre os hatches compactos, é o novo câmbio automatizado PowerShift de dupla embreagem e seis velocidades.
Preço
A montadora deve adotar uma proposta agressiva em termos de preços fazendo referência direta ao Hyundai HB20. Mencionando o preço inicial do concorrente na versão 1.0, na casa dos R$ 32.000, o executivo disse: “mas o nosso vem com motor 1.5. Espero que o que ouvi, se concretize”.
Durante o evento, a assessoria foi mais cautelosa e destacou que as versões e preços ainda não foram estabelecidos. Célio Galvão, Gerente de Imprensa da Ford, foi amplamente questionado quanto à faixa de preço inicial que foi divulgado
ontem e disse que o valor de R$ 32 mil está muito longe da realidade, mas logo em seguida reforçou que nada está definido.
O lançamento oficial do New Fiesta acontecerá no dia 20 de abril e chegará em maio nas lojas. Pelo que vimos, e fazendo uma breve análise dos concorrentes, o New Fiesta brasileiro perde um pouco do acabamento “premium” e sua versão de entrada terá motor 1.5 16V. Considerando o HB20 1.6 de entrada que custa R$ 38.995 como parâmetro, dificilmente o New Fiesta 1.5 terá preço inicial igual ou superior, o que nos leva a entender algo como R$ 35 mil iniciais. Outro cenário possível é a eliminação do Fiesta Rocam 1.6 para abrir espaço ao New Fiesta 1.5. Vale lembrar que a Ford pretende ter sua linha 100% global no Brasil até 2015, o que já elimina alguns modelos, como o Fiesta Rocam e Courier.
Uma coisa é certa: o New Fiesta nacional chega para brigar com o HB20, mas nessa disputa quem ganhará serão os consumidores. Para vender mais do que o rival, além de bom produto, precisa ter bom preço. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário