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terça-feira, 25 de outubro de 2011

Volkswagen lança sistema de corte de cilindros TSI

 
Redução do consumo pode chegar a 15% em uso urbano com quatro cilindros funcionando pela metade


A Volkswagen apresentou a tecnologia que desativa dois dos quatro cilindros dos motores TSI. O sistema pode ser aplicado em todos os propulsores a gasolina da gama TSI e promete reduzir sensivelmente o consumo de combustível. Os cilindros 2 e 3 são desativados quando o motor está sob pouca exigência, entre 1.400 rpm e 4.000 rpm, que a Volkswagen aponta como 70% da utilização normal do veículo.

Segundo a marca, o desligamento dos cilindros pode representar uma melhoria de até 1 km/l, podendo chegar a quase 2 km/l quando conjugado com o sistema stop/start. Quando o motorista pisa mais forte no acelerador, os cilindros voltam a operar de forma imperceptível. Em velocidades constantes, mesmo em marchas mais baixas, a economia pode chegar a 15%, e mesmo com apenas dois cilindros, o motor mantém a regularidade no funcionamento e sem vibrações.

O sistema será implantado a partir de 2012 gradativamente através da linha. O primeiro motor será o 1.4 TSI de 122 cv usado em vários modelos da Volkswagen. Os cilindros internos ao bloco são desligados através do deslocamento longitudinal do eixo de comando das vávulas de admissão, cujos cames deixam de acionar os balancins das válvulas dos cilindros em questão.

Conhecido pela aplicação em motores maiores, como os Hemi V8 da Chrysler, o lançamento da tecnologia para motores menores representa a preocupação das marcas europeias em reduzir cada vez mais o consumo e emissões de seus motores, aplicando tecnologia de ponta em propulsores que serão utilizados em carros de grande volume de produção, como Polo e Golf europeus.

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