Translate

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Hyundai venderá Eon na América do Sul em 2012



Apesar de ter sido pensado para o mercado doméstico indiano, o subcompacto Eon deve ser exportado para a América do Sul e África do Sul a partir de 2012. A confirmação foi feita por um dos diretores da Hyundai da Índia ao portal de notícias da Microsoft do país asiático. A fabricante coreana já está incentivando a unidade de Chennai a intensificar a produção, para formar reservas destinadas à exportação.

A decisão da Hyundai indiana virá acompanhada de investimentos para expansão da capacidade de sua unidade em Chennai, de 630 mil unidades para 670 mil veículos por ano. Os carros fabricados nesta unidade já são exportados para mais de 115 países. O Eon foi lançado naquele mercado no último dia 13 de outubro e já conta com mais de 5 mil reservas.

Se chegar à América do Sul, dificilmente o subcompacto será vendido no Brasil, uma vez que o aumento do IPI para veículos importados em até 30 pontos percentuais inviabilizaria sua competitividade. Além disso, a Hyundai já tem outros planos para o mercado nacional: o compacto HB – que poderá adotar a alcunha de i15 – será fabricado na unidade que a marca asiática está construindo em Piracicaba, no interior de São Paulo.

As primeiras unidades do HB devem ficar prontas em novembro de 2012 e também devem atender outros mercados da América do Sul. No Brasil, o hatch deve partir de R$ 30 mil, para competir com Volkswagen Gol e Fiat Palio, entre outros. Já o Eon é vendido na Índia por cerca de R$ 9.600. Nos mercados sul-americanos onde pode ser viável, o subcompacto seria posicionado antes do HB, como modelo mais barato da Hyundai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário