Historicamente fãs de modelos grandalhões, americanos agora preferem os compactos
Desde que o preço da gasolina aumentou nos Estados Unidos, a partir de 2008, os fabricantes automotivos começaram a desenvolver modelos subcompactos. Os consumidores americanos então começaram a abrir mão de seus SUVs e minivans por veículos mais econômicos. Dentre os modelos que ganharam destaque desde então estão o Toyota Yaris, Chevrolet Aveo e o novo Ford Fiesta, que chegou recentemente ao mercado e, apesar de todas as expectativas, está apenas em quarto lugar em vendas, com apenas 3.473 unidades comercializadas no mercado americano.
Por outro lado, a Nissan ocupa a primeira colocação do segmento com o Versa, que vendeu 6.724 unidades. Na sequência vem o Honda Fit (4.180), o Hyundai Accent (4.035) e o Chevrolet Aveo (3.262). No que diz respeito a veículos subcompactos com vendas fracas estão Kia Rio, com 966 e Scion xD com apenas 810 unidades vendidas.
Neste panorama, fica claro que o consumidor está se inclinando mais para comprar carros compactos, e isso se reflete nas vendas deste segmento. Por exemplo, o novo Chevrolet Cruze vendeu 8.066 unidades e o Volkswagen Jetta 8.955 modelos, o que representa um aumento de 49% em relação ao ano passado. O atual Ford Focus teve um salto de 27,8%, o que representa 13.030 unidades.
Outro exemplo de "best-seller" compacto é o Mazda3, que conseguiu um aumento de 9,3% e vendeu um total de 6.474 veículos, enquanto o Mazda2 vendeu apenas 462. O Hyundai Elantra (modelo 2010) fechou com 8.439, enquanto o novo modelo foi lançado ao mercado nos últimos dias, vendeu 192 unidades em novembro.
Com esses números é fácil perceber que os subcompactos não estão indo muito bem nas vendas, enquanto os compactos são atualmente os preferidos dos americanos. Em relação aos utilitários esportivos compactos, as vendas estão estáveis.
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