Translate

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Designer mostra conceito de supercarro para 2020



O ano de 2020 já foi retratado pelo cineasta inglês Ridley Scott no clássico da ficção científica Blade Runner "O Caçador de Andróides", de 1982. No longa-metragem, os veículos voam e há arranha-céus de centenas de andares. Já o designer Samir Sadikhov, de apenas 19 anos, enxerga outra realidade para 2020, a dos superesportivos voando sobre o asfalto. O mais recente projeto de Sadikhov, denominado Inceptor, revela um superesportivo com traços que remetem a modelos de referência como a Ferrari P45, o Bugatti Veyron e o Jaguar XJ220. As linhas são limpas e o contorno do teto é um prolongamento do capô.


As rodas dianteiras são grandes e contam com para-lamas envolventes e que proporcionam aspecto musculoso à carroceria. As rodas traseiras são cobertas e lembram as do Audi RSQ, o conceito que ganhou fama no filme Eu Robô, de 2004. Pára-brisa, teto e a tampa que cobre o motor traseiro formam uma única peça translúcida. Por conta desse detalhe o campo de visão do motorista é amplo. O carro também não possui colunas A. No lugar delas há abas que dão sustentação à cúpula que protege o habitáculo.


O interior é requintado e exibe estilo sofisticado. O console é montado em camadas e a parte central conta com um monitor interativo ao centro. A alavanca de câmbio tem desenho tradicional e destoa do ambiente futurista da cabine. O volante lembra o manche de um avião e vem com uma pequena tela no miolo e o painel se limita a uma lâmina posicionada ao centro. Há ainda duas pequenas situadas nas laterais, ao lado da direção. Os bancos, por sua vez, são vazados e se ajustam ao corpo dos ocupantes. Resta saber que tipo de motorização ele vai carregar na parte posterior da carroceria. Mas, com certeza, será algo movido a eletricidade e não emitirá poluentes, realidade que tem tudo a ver com o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário