A Volkswagen do Brasil comemorou neste sábado (23), 60 anos de atividades no país. Desde 1953, a marca alemã já produziu mais de 20 milhões de carros por aqui, país que abrigou a primeira operação da Volkswagen fora da Alemanha.
História
Em 1953, a Volkswagen iniciou a montagem dos modelos Fusca e Kombi, em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Com o sucesso dos modelos no mercado brasileiro, iniciou o projeto que culminou na inauguração da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, a primeira da Volkswagen fora da Alemanha, em 18 de novembro de 1959. A imagem mais memorável deste dia é a do então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, a bordo de um Fusca conversível.
Juscelino Kubitschek na inauguração da fábrica da Volkswagen
Em 1962, a Volkswagen trazia o Karmann-Ghia, lançado em parceria com a empresa alemã de mesmo nome. Em 1965, inagurou um centro de desenvolvimento, pesquisa e design. Em 1968 chegou o Volkswagen 1600 e, em 1969, a Variant.
Dois modelos marcantes surgiram em 1972: o SP1 e o SP2. Com design esportivo e ousado, traziam alguns diferencias exclusivos para época, como os instrumentos integrados ao painel e bancos esportivos forrados com couro.
Um novo sucesso chegou em 1973: a Brasília. Desenvolvido para o mercado brasileiro, o modelo trazia o conceito de carroceria hatchback, configuração que atualmente é a mais comercializada por aqui.
Com o lançamento do Passat, em 1974, a Volkswagen inovou ao lançar um veículo com motor frontal refrigerado a água e suspensão com molas helicoidais. Em 1977, foi a vez do lançamento da Variant II.
Linha de montagem do Gol – Anos 80
Em 1980, o Gol Geração I, com motor 1,3 l, inaugurava uma nova família de veículos composto pelos modelos Voyage (1981), Parati (1982) e Saveiro (1982). Em 1987, o Gol assumiu a liderança de vendas no Brasil, posição que ocupa há 26 anos consecutivos.
O Gol GTI 2.0, além do desempenho e visual mais esportivo, tem sua marca na história da indústria brasileira ao ser pioneiro, no final da década de 1980, na utilização da injeção eletrônica em um carro nacional. Tal tecnologia passou a ser obrigatória no país para ajudar no controle das emissões dos veículos novos.
O Santana, lançado em 1984, e a Quantum, em 1985, marcam a entrada da Volkswagen no segmento de luxo. Em 1991 chega a segunda geração do Santana, sendo o primeiro veículo nacional a oferecer freios ABS.
O Apollo chegou em 1990, seguido pelo Logus e Pointer, ambos lançados em 1993. Em 2012, foi a vez do Polo Sedan chegar ao Brasil. Em 2003, a Volkswagen lançou o Fox, um dos seus modelos mais vendidos atualmente. A Volkswagen foi pioneira ao lançar, também em 2003, o Gol Total Flex, modelo que trazia a tecnologia bicombustível que permite o uso de etanol, gasolina ou os dois combustíveis em qualquer proporção. Essa tecnologia está presente em cerca de 90% dos veículos novos produzidos no Brasil.
Em 2005, a Volkswagen trouxe o CrossFox e no ano seguinte, a SpaceFox. Saveiro Cross (2010) e SpaceCross (2011) completam a linha pseudo-aventureira.
Golf
Em nota enviada à imprensa detalhando a sua história, a Volkswagen “esqueceu” de citar o Golf, seu modelo mais vendido no mundo e de grande sucesso no Brasil. Em 1994, a Volkswagen iniciava a importação do Golf de terceira geração, na versão GL da Alemanha e o GLX do México. Em 1998, chegava a quarta geração do modelo, passando a ser feito na fábrica de São José dos Pinhais, Paraná, e ao lado do Audi A3 em 1999.
Após oito anos de mercado, a Volkswagen apresentou em março de 2007 a reestilização do Golf, com mudanças na frente e lanternas traseiras redesenhadas. Este ano, a história do Golf no Brasil deve ganhar um importante capítulo com a chegada da sétima geração, nivelando-o com os outros mercados do mundo.
Em comemoração aos 60 anos, a Volkswagen divulgou alguns vídeos que contam a sua história de uma forma diferente, e também, desafiam o jogador Neymar a inovar no futebol. Confira a seguir:
Fonte: Carplace
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