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sexta-feira, 29 de março de 2013

Hyundai culpa cadeirinha por nota baixa do HB20 no Latin NCAP

 

Em nota divulgada à imprensa, a Hyundai Motor Brasil comentou o resultado do crash-test realizado pelo órgão Latin NCAP no último dia 19. Na ocasião, o compacto HB20 recebeu três estrelas na proteção para adultos e uma estrela no que diz respeito à segurança de crianças.


No comunicado, a empresa afirma que o teste foi realizado com uma cadeirinha sem o sistema de fixação Isofix, método mais moderno e seguro de ancoragem para esse tipo de equipamento e que vem de série em todas as versões do HB20. Com a cadeirinha presa apenas pelo cinto de segurança, os bonecos utilizados no teste tiveram problemas. O que simula uma criança de três anos teve contato com o encosto do banco da frente, enquanto o que representa uma criança de um ano e meio, olhando para trás, foi exposto a altas desacelerações.

A Hyundai justificou a não utilização de uma cadeira com sistema Isofix devido ao fato de que ainda não há nenhum modelo homologado no Brasil. No comunicado, a empresa afirma que, assim que houver um modelo de cadeirinha Isofix homologada no país, ela enviará o veículo para mais uma avaliação no órgão de segurança.

Segurança para adultos “na média”
Já sobre a nota dada para a proteção de adultos, a empresa afirmou que o resultado “está na média entre os carros compactos. Itens como proteção de cabeça, pescoço e pés foram muito bem avaliados no HB20, conforme relatório final do Latin NCAP”.

De fato, o relatório afirma que o carro apresentou boa estabilidade estrutural durante o impacto, porém os bonecos usados para o teste sofreram cargas acima do limite estipulado. Vale citar que, como o teste é feito com o carro ocupado tanto por bonecos “adultos” quanto por “crianças”, a má fixação da cadeirinha pode também ter afetado o resultado dos passageiros da dianteira.

As três estrelas para proteção de adultos realmente está na média de carros como VW Gol e Fiat Palio. Esperava-se mais do HB20, entretanto, por se tratar de um projeto mais moderno do que o dos seus concorrentes. Para ver todos os resultados dos carros avaliados pelo Latin NCAP, clique aqui. Confira abaixo a íntegra do comunicado:


Resultados do teste de colisão do HB20 pelo Latin NCAP


Com base nos resultados do teste de colisão do HB20, divulgados recentemente pelo Latin NCAP, a Hyundai Motor Brasil esclarece que o veículo foi testado com um Sistema de Retenção Infantil (SRI), ou cadeira infantil para auto, sem sistema de ancoragem ISOFIX, apesar de o HB20 ser equipado de série com tal tecnologia.

O Latin NCAP exige que a cadeira infantil para auto avaliada esteja disponível em pelo menos dois dos três principais mercados na América Latina em que o carro é vendido. O HB20 é comercializado exclusivamente no Brasil, país no qual a cadeira infantil para auto com ISOFIX ainda não foi homologada para venda.

A Hyundai conduziu internamente diversos testes de colisão do HB20 com cadeira infantil para auto com ISOFIX e os resultados foram sempre superiores aos apresentados pelo Latin NCAP no que diz respeito à segurança infantil. Assim que a cadeira infantil para auto com ISOFIX for homologada no Brasil, a Hyundai solicitará ao Latin NCAP que o veículo seja testado novamente, a fim de comprovar melhores resultados de segurança.

A Hyundai mantém a segurança como sua maior preocupação. Todos os modelos lançados recentemente pela marca obtiveram notas elevadas em testes semelhantes, realizados em todo o mundo. Testes internos, feitos com protótipos produzidos na fábrica da Hyundai em Piracicaba, mostraram um resultado superior aos anunciados pela Latin NCAP para o HB20. A nota de três estrelas para proteção de passageiros adultos está na média entre os carros compactos. Itens como proteção de cabeça, pescoço e pés foram muito bem avaliados no HB20, conforme relatório final do Latin NCAP.

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