sexta-feira, 27 de julho de 2012
Chevrolet Spin: Impressões ao dirigir
O Chevrolet Spin chega ao mercado brasileiro com a missão de substituir a Meriva, mas aparentemente, não para Zafira. O novo MPV da Chevrolet, definição dada pela marca ao invés de minivan, tem atributos que a superiores às da Meriva, mas não da Zafira. Confira as impressões iniciais ao dirigir e também os detalhes do modelo.
Visual e interior
Começando pelo visual, o Spin carrega alguns detalhes de estilo que estão presentes no Cobalt, como a grade dianteira com uma espessa moldura cromada e também pelos vincos que dão efeito de luz e sombra na região dos para-lamas. A traseira tem linhas menos arrojadas e remetem um pouco ao Agile. Ao vivo, o resultado final é mais interessante.
Na parte interna, o Novo Spin tem acabamento de desenho moderno que mescla tons claros e que agradam ao olhar, com exatamente o mesmo padrão de qualidade do Cobalt. Assim, podemos dizer que novamente está abaixo da Zafira, a qual carrega plataforma, motor e acabamento derivados de segmento de hatches/sedãs médios. Já em relação à Meriva, oferece um ambiente interno bem mais atual com o quadro de instrumentos derivado do Sonic com conta-giros analógico e o grande velocímetro digital. Muitos componentes, como alavancas de seta e lavadores, botões dos faróis e do ar condicionado além do volante são os mesmos dos recentes lançamentos Cruze/Sonic/Cobalt, concluindo com a iluminação de padrão ice-blue.
Os bancos também são iguais os do Cobalt, confortáveis, mas com o apoio lateral elevado que passa a incomodar em longos trajetos. Apesar de todo o seu volume, o espaço para os passageiros que vão no meio é um pouco limitado, fato adotado para tentar acomodar melhor os ocupantes da terceira fileira. Por falar em terceira fileira, não tem mágica. Os dois ocupantes, se adultos, viajarão com as pernas bastante elevadas, sendo um pouco desconfortável. A melhor configuração de transporte é realmente levando duas crianças na terceira fileira.
Conjunto Mecânico
Durante o evento de lançamento, o CARPLACE teve a oportunidade de conversar com Paulo Riedel, Diretor de Engenharia de Produtos da GM Powertrain. A primeira pergunta foi sobre o motivo da escolha do propulsor 1.8 de 8 válvulas Econo.Flex ao invés dos modernos 1.6 16V Ecotec ou 1.8 16 Ecotec utilizados na linha Sonic/Cruze, respectivamente. A resposta foi direta: o planejamento era fazer um carro com bom custo x benefício, e que usassem os novos motores, não seria possível atingir os objetivos (preços) determinados pela estratégia da marca.
A segunda pergunta foi referente à relativa baixa potência do propulsor 1.8. Riedel respondeu que o brasileiro “compra potência, mas dirige torque” e completou dizendo que graças ao peso entre 1.202 kg (LT) e 1.255 kg (LTZ), o torque de até 17,1 kgfm atende bem ao público a que o carro se destina. “Este carro não precisa atingir mais de 200 km/h, como o Cruze”.
Dirigindo o Novo Chevrolet Spin
Fizemos o test drive numa versão top de linha, Spin LTZ, equipada com câmbio automático de seis marchas, o mesmo do Cruze/Sonic, e com sete bancos. Ao iniciar o teste já foi possível associar o estilo de condução muito semelhante ao do Cobalt. Transportando três pessoas, as acelerações no trânsito ocorreram de forma satisfatória com trocas sendo realizadas de forma suave. O baixo nível de ruído interno também é elogiável.
A direção com assistência hidráulica oferece respostas diretas e tem manuseio leve. A visibilidade geral é boa, no entanto, a coluna A interfere um pouco na visão diagonal, mas ainda assim é bem melhor do que situação entrada na concorrente J6.
Assim como o Cobalt, a suspensão tem ajuste firme e confortável, e que durante o trajeto, filtrou relativamente bem as imperfeições do solo. Pela altura do carro, como esperado, a carroceria inclina um pouco nas curvas, porém, a sensação de segurança não é afetada.
O câmbio automático de seis marchas trabalha bem com o motor 1.8 Econo.Flex. Rodando à 100 km/h na rodovia na sexta-marcha, praticamente nem se ouve o motor com conta-giros marcando cerca de 2.300 rpm. Quando atingimos a velocidade máxima permitida na rodovia, 120 km/h, o motor trabalhava com rotações entre 2.800 e 2.900 rpm. O desempenho na estrada foi satisfatório, mas em ultrapassagens, é preciso exigir mais do motor com algumas reduções de marchas. Nas trocas manuais, feitas através de botões na lateral da alavanca, as respostas são um pouco mais lentas.
Apesar de ser uma medição superficial, com ar condicionado ligado durante 80% do percurso e três pessoas a bordo, o computador de bordo mostrou consumo oscilando entre 8,8 km/litro e 10,0 km/litro, provavelmente abastecido com etanol, rodando parte em trânsito parte em rodovia.
Por compartilhar a mesma plataforma com o Cobalt, o Novo Spin oferece um estilo de condução semelhante ao do sedã, ou seja, mais refinado do que a antecessora Meriva. O rodar é confortável e silencioso e atenderá bem os consumidores que precisavam de um carro maior para família. Por outro lado, em relação à Zafira, os consumidores não encontrarão na Spin um carro de padrão ligeiramente, o que já é percebido pela faixa faixa de preços mais baixa. Desta forma, dizer que a Spin também substitui a Zafira não seria uma consideração correta. Com uma lacuna nesta faixa de preço superior, a marca já prepara espaço para o lançamento de um carro mais refinado, papel que deverá ficar a cargo do futuro Trax/Enjoy.
Ficha técnica
Chevrolet Spin 2013 1.8 Econo.Flex
RESUMO
Modelo: Spin 1.8 Econo.Flex
Carroceria / motorização: MPV, 5 ou 7 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira
Construção: Aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação: São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil
MOTOR
Modelo: N18XFH
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 1.796
Diâmetro e Curso (mm): 80,5 x 88,2
Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 108 cv a 5.400 rpm/Gasolina: 106 cv a 5.600 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 17,1 mkgf a 3.200 rpm/Gasolina: 16,4 mkgf a 3.200 rpm
Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou Etanol
Rotação máxima do motor (rpm): 6.300
Bateria: 12V, 50 Ah (50 Ah com ar-condicionado)
Alternador: 80 A (100 A com ar-condicionado)
TRANSMISSÃO
Modelo: F17-5CR – Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas
Relação de marchas:
Primeira: 3,73:1
Segunda: 2,14:1
Terceira: 1,41:1
Quarta: 1,12:1
Quinta: 0,89:1
Ré: 3,31:1
Diferencial: 4,19:1
Modelo: GF6 – Automática de 6 velocidades com Active Select
Relação de marchas:
Primeira: 4,45:1
Segunda: 2,91:1
Terceira: 1,89:1
Quarta: 1,44:1
Quinta: 1,00:1
Sexta: 0,74:1
Ré: 2,87:1
Diferencial: 3,72:1
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente do tipo McPherson com molas helicoidais, amortecedores telescópicos pressurizados e barra estabilizadora
Traseira: Semi independente, com eixo torsão, barra estabilizadora no eixo traseiro, molas helicoidais e amortecedores pressurizados
Direção: Pinhão e cremalheira com assistência hidráulica
Direção redução: 16.0:1
Direção número de voltas: 2,87
Diâmetro de giro (m): 10,88
FREIOS
Tipo: Discos ventilados dianteiros, tambor traseiro
Disco diâmetro x espessura (mm):
Dianteiro: 256 x 24; traseiro: tambor 230 x 45
RODAS/PNEUS
Rodas: 15 x 6J
Pneus: 195/65 R15
DIMENSÕES
Distância entre eixos (mm): 2.620
Comprimento total (mm): 4.360
Largura carroceria (mm): 1.735
Largura total (mm): 1.953
Altura (mm): 1.664
Bitola (mm): Dianteira: 1.503; traseira: 1.509
Altura mínima do solo (mm): 136
Peso em ordem de marcha (kg): 1.202 (LT); 1.255 (LTZ)
CAPACIDADES
Porta-malas (litros): 162 (LTZ, 7 Lugares); 710 (LT, 5 lugares)
Carga útil (kg): 510 (LT); 495 (LTZ)
Tanque de combustível (litros): 53
Óleo do motor (litros): 3,25 (3,5 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros): 5,0
Sistema de partida a frio (litros): 0,50
DESEMPENHO
Transmissão Manual
Velocidade máxima (km/h): Etanol: 171/Gasolina: 170
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Etanol: 11s4
Gasolina: 12s0
Transmissão Automática
Velocidade máxima (km/h): Etanol: 165/Gasolina: 164
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Etanol: 12s8/Gasolina: 12s9
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