quarta-feira, 16 de maio de 2012
Ford adota sistema que amplia os sons graves do escapamento
Para quem procura um modelo esportivo, além do bom desempenho o ronco do motor é um item muito importante. Pensando nisso a Ford lança no Focus ST um sistema que amplia os sons de baixa freqüência do motor ouvidos no interior do carro.
Trata-se de sistema de última geração que consiste em uma válvula ativa que controla a variação do nível de ruído no interior do carro com base em alguns parâmetros que incluem, velocidade do carro, posição do pedal do acelerador e marcha em uso.
Os engenheiros da Ford desenvolveram a tecnologia chamada de Sound Symposer – para ampliar os sons graves do escapamento tão apreciados em carros de alto desempenho. Os engenheiros trabalharam para amplificar naturalmente a faixa específica de frequências baixas que são mais agradáveis para os entusiastas de desempenho.
Embora esse conceito já tenha sido utilizado no Mustang, o Sound Symposer usado no Focus ST é único devido à sua válvula controlada eletronicamente que abre e fecha dependendo da forma de conduzir. Em marchas inferiores, a válvula fica mais aberta, enquanto que em marchas mais elevadas, o efeito é reduzido para tornar o carro mais silencioso em velocidades de cruzeiro.
Com os sistemas convencionais isto não é possível, motivo pelo qual a Ford realizou algumas no Focus ST, e pela primeira vez o Symposer está ligado diretamente ao coletor de admissão.
Enfim, de acordo com a marca o Symposer confere duas personalidades ao modelo, na condução diária e tranquila o som é agradável e discreto, mas se pisar fundo o Focus mostra seu ronco mais raivoso.
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