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domingo, 15 de abril de 2012

Carro feito no Brasil tem o mesmo custo de produção dos Estados Unidos



De acordo com a matéria publicada no Estadão, o Brasil passa por um momento de grandes investimentos no mercado automobilístico. A expansão do mercado interno é o grande atrativo, porém as empresas já não visam as exportações porque os custos de produção são muito altos.

O custo de manufatura de um modelo compacto no Brasil fica em torno de US$ 1.400, valor equivalente ao dos Estados Unidos e Japão. No México é US$ 600, na Tailândia US$ 500 e na China US$ 400. O custo por aqui só é mais barato que a Europa Ocidental principalmente Alemanha e Reino Unido que tem custos de US$ 1.800 de acordo com as informações da PricewaterhouseCoopers.

O custo inclui mão de obra, material indireto, energia e água e é responsável por 20% de todo o processo produtivo. Porém, o que mais influencia são os preços de materiais e componentes, que respondem por 60% do custo total e também são altos no Brasil porque os fornecedores também sofrem o efeito dos impostos, mão de obra e matéria-prima de alto custo, de acordo com Dietmar Ostermann, líder global para a área automotiva da consultoria PwC. Ele afirma ainda que o Brasil é o lugar onde estão os custos são mais altos para se construir uma fábrica.



De acordo com Ostermann, americanos e chineses (de empresas com joint venture internacional) gastam em média de 15 a 19 horas para produzir um automóvel. No Brasil, são necessárias de 26 a 30 horas, levando em conta níveis semelhantes de automação da fábrica e do produto.

Mesmo assim, o Brasil atrai as montadoras porque o mercado interno está em ascenção e possui relação de sete habitantes por veículo, enquanto nos mercados desenvolvidos a proporção é de um a dois por veículo. Sem contar os efeitos da crise na Europa e a estagnação dos demais mercados.

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