
A nova geração do Audi A3, que fará sua primeira aparição pública no Salão de Genebra, acaba de ser oficialmente apresentada. Carregando design totalmente reformulado e um alto nível de tecnologia embarcada, o novo hatchback promete uma disputa de peso contra os recém-apresentados BMW Série 1 e Mercedes-Benz Classe A.

À primeira vista, o novo A3 não parece se diferenciar muito do modelo anterior, mas o design e as proporções são completamente diferentes. Segundo dados de fábrica, são 4,23 metros de comprimento, 1,42 m de altura e 1,77 m de largura. A distância entre-eixos foi ampliada em 2,3 centímetros (totalizando 2,60 metros) e aumentou consideravelmente o espaço para os passageiros.

De acordo com a Audi, a grade hexagonal, o para-choque com amplas entradas de ar, os grandes arcos nas caixas de roda e o caimento do teto sensivelmente inclinado dão ao A3 em sua versão de duas portas (o modelo Sportback, com quatro portas, será lançado posteriormente) o aspecto de um cupê.


Primeiro modelo do grupo Volkswagen a usar a nova plataforma modular MQB, o novo Audi teve como um dos focos de seu desenvolvimento a máxima redução de peso. Capô e para-lamas, por exemplo, são feitos em alumínio, enquanto as colunas A e B são de aço alta resistência. No total, o hatchback está 80 quilos mais leve.


Na cabine, o painel remete bastante ao do irmão menor A1. As saídas de ar são circulares e uma tela escamoteável pode, opcionalmente, contar com o sistema multimídia MMI. Segundo a Audi, materiais de alta qualidade e plásticos emborrachados foram empregados em todo habitáculo. No porta-malas há espaço para 365 litros.

Inicialmente, o novo A3 será oferecido no mercado europeu com duas opções de motor a gasolina e uma a diesel. Alimentado pelo primeiro combustível haverá um bloco 1.4 TFSI de 122 cavalos, seguido de um 1.8 também TFSI de 180 cavalos. A diesel será ofertado um 2.0 TDI de 150 cavalos. O modelo mais potente contará com uma caixa de sete marchas e dupla embreagem, enquanto os demais usarão um câmbio manual de seis relações.

Entre os equipamentos disponíveis nessa nova geração do A3, destaque para controle de velocidade adaptativo, faróis de xênon Plus, iluminação diurna de LEDs nos faróis e também nas lanternas, freio de mão elétrico, teto panorâmico de cristal, além de diversos dispositivos eletrônicos como o Audi Side Assist, Audi Active Lane Assist, Audi Pre-Sense Basic, entre outros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário