
Cupê híbrido promete percorrer 111 km com apenas um litro de diesel
O CEO mundial da Volkswagen, Martin Winterkorn, confirmou à imprensa europeia a intenção de produzir em série o plug-in híbrido XL1, conceito apresentado no Salão do Qatar deste ano. O modelo deve chegar às ruas em 2013. O XL1 é tracionado por um motor turbodiesel de dois cilindros com 0.8 litro, 48 cv de potência e 12,2 kgfm de torque. Ele trabalha em conjunto com um motor elétrico de 27 cv de potência e 10,2 kgfm de torque. A promessa é que o XL1 percorra até 111 km com um litro de diesel e tenha autonomia de 550 km.
O modelo também abraça a eficiência energética no quesito emissão de gases poluentes. O nível de emissões crava em 24 g/km de CO2. O 0 a 100 km/h é cumprido em 11,9 segundos e o XL1 atinge a velocidade máxima de 160 km/h. A carroceria de polímero de fibra de carbono reforçado ajuda a manter o peso em baixos 795 kg. O monobloco pesa apenas 230 kg. De acordo com a marca alemã, o XL1 precisa de apenas 8 cv para manter uma velocidade de 100 km/h constantes, enquanto um Golf 1.6 TDI necessita o triplo.
O protótipo apresentado no Qatar é a evolução de uma proposta da Volkswagen que já existe desde 2002. O 1-Litre concept, ou “carro de 1 litro”, foi apresentado em abril daquele ano pelo engenheiro e chairman do grupo alemão Ferdinand Piëch. Em 2009, a marca alemã apresentou um protótipo atualizado do conceito, batizado de L1.


Nenhum comentário:
Postar um comentário