Controle de estabilidade também passa a ser obrigatório em todos os carros vendidos a partir de 2014
No início de novembro a comunidade europeia sancionou uma lei que torna obrigatória a presença do controle de estabilidade - o ESP - em todos os carros e veículos comerciais leves lançados na Europa a partir de 1° de novembro de 2011. Em 31 de outubro de 2014 a medida passa a valer para todos os carros vendidos por lá, que deverão ser equipados com o dispositivo de segurança.
A nova exigência faz parte de um amplo pacote de medidas adotadas pelo continente para melhorar a segurança viária nas rodovias do velho mundo. "O ESP pode evitar até 80% dos acidentes começados por derrapagens. Após o cinto de segurança, pode ser considerado o sistema mais importante nos carros", aponta Werner Struth, presidente da divisão de sistemas de controle dinâmico da Bosch.
A empresa desenvolveu o primeiro ESP do mundo ainda em 1995, e em 2010 o sistema já equipou 41% dos novos carros fabricados no mundo. Na Europa, 63% dos novos modelos contam com o sistema que hoje integra uma complexa rede de monitoramento e assistência ao motorista em muitos carros.
O ESP aproveita os sensores dos freios ABS para medir 25 vezes por segundo o ângulo da trajetória do veículo, sua velocidade e os compara com a posição do volante e acelerador. Se o sistema detecta uma divergência entre esses valores, a potência do motor é reduzida eletronicamente a fim de diminuir a velocidade e estabilizar o carro. Além disso, pode frear individualmente cada roda de modo a cortar qualquer início de derrapagem.
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