segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Fiat tem nova transmissão na Europa
O Grupo Fiat vai passar a contar com uma nova geração de transmissões, cujo primeiro exemplar é a caixa TCT (também conhecida como DDCT – Dual Dry Clutch Technology). Desenvolvida pela Fiat Powertrain Technologies (FPT), esta caixa de seis relações apresenta-se como uma melhor alternativa em relação a uma tradicional caixa manual, tanto em nível de facilidade de utilização como no consumo de combustível.
A nova transmissão estreia neste mês no Alfa Romeo Mito 1.4 MultiAir de 135 cv - foto acima. O Giulietta passa a oferecer a caixa TCT ainda antes do final deste ano.
Funcionamento a seco
A adoção de uma embreagem de discos secos é uma das principais características desta nova transmissão. A grande vantagem desta solução é permitir uma redução substancial do peso em relação a uma caixa automática de discos lubrificados. No total, a nova caixa TCT pesa 81 kg. Ela ainda é associada a um sistema start/stop, o que permite apresentar níveis de consumo ainda melhores.
Esta transmissão está apta a suportar valores de torque até 35,7 kgfm e foi desenhada para servir os interesses de modelos dotados de tração integral. No entanto, o seu principal alvo de utilização serão modelos mais compactos, como utilitários e pequenos familiares.
Ao partilhar, na linha de montagem da fábrica de Verrone, em Biella, Itália, onde é produzida, inúmeros componentes com a caixa manual, a nova caixa TCT permite poupar custos também no processo de produção. Os planos do Grupo Fiat para esta transmissão passam pelo desenvolvimento de uma evolução com sete velocidades.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário