Translate

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Acionistas da Porsche devem aceitar 5 bilhões de euros em venda de ações.

chefe executivo da Porsche Automobil Holding SE, Martin Winterkorn (à esq.) e o chefe executivo da Porsche AG, Matthias Müller

Comitê executivo da Porsche discute fusão com a VW em reunião anual

Fusão das duas companhias alemãs está prevista para acontecer em 2015.

O chefe executivo da Porsche Automobil Holding SE, Martin Winterkorn, e o chefe executivo da Porsche AG, Matthias Müller, encontraram-se nesta terça-feira (30) em Stuttgart, sul da Alemanha, para a reunião anual do grupo. O principal assunto debatido no encontro é a possiblidade de os acionistas da Porsche aceitarem 5 bilhões de euros (US$ 6,5 bilhões) em venda de ações que visam arrecadar fundos para pavimentar o caminho para uma fusão entre a Porsche e a Volkswagen AG.
Com a manobra, a Porsche se livraria das dívidas acumuladas após tentar assumir o controle da Volkswagen em 2009.
Fusão somente em 2015
A fusão entre a Volkswagen e a Porsche foi adiada por mais quatro anos devido aos pedidos de indenização que corre nos tribunais e a questões jurídicas que ainda estão pendentes. A operação estava prevista para 2011. As novas previsões estimam que a fusão só possa concretizar-se em 2015.
Entre os processos legais pendentes há, nos EUA, o de um fundo de investimentos que exige uma indenização de milhões de euros à Porsche, que diz ter prestado falsas informações ao mercado e manipulado preços. Na Alemanha, o Ministério Público também abriu um inquérito contra a marca alemã, por suspeita de ter prestado falsas informações aos investidores quando decidiu juntar-se à Volkswagen.
A Volkswagen planeja emitir até 135 milhões de ações preferenciais, mais que dobrando o volume desse tipo de ação, para comprar a marca Porsche e rede de concessionárias, em uma operação combinada avaliada em 16 bilhões de euros a ser feita com ajuda de ações e dívida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário