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quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Carro do Google não precisa de motorista

 
Sistema testado no Prius e Audi TT transforma motorista em passageiro

O que vimos na televisão com o famoso Pontiac Firebird chamado K.I.T.T. (Knight Industries Two Thousand) na série A Super Máquina já é uma realidade. É que o Google criou um sistema de direção autônoma, ou seja, um sistema que permite o carro andar sozinho. O condutor (que nesse caso vira praticamente um passageiro) se limita a indicar que lugar que deseja ir, e o carro faz o resto.

O objetivo do Google foi melhorar a segurança rodoviária, já que este dispositivo permite que os automóveis se comuniquem entre si, sabendo a todo momento o que o carro adiante vai fazer, que velocidade manter, entre outras coisas.

Os testes, realizados até agora com veículos como o Prius da Toyota e o Audi TT, foram bem sucedidos, pois os modelos têm viajado mais de 320 mil quilômetros através do estado da Califórnia sem apresentar qualquer problema.

Para trabalhar com perfeição, todas as unidades são conectadas em mapas do Google. Bancos de dados da empresa indicam como o carro deve se mover pelas ruas. De acordo com dados da fabricante, o tempo médio de um motorista nos Estados Unidos para ir de carro ao trabalçho é de 52 minutos. Esse sistema pode melhorar o tráfego em avenidas importantes, evitando gargalos e aumentando a velocidade média do trânsito.

Para mover-se de forma independente os carros são equipados com:

   1. Uma câmera de vídeo localizada logo abaixo do espelho retrovisor, que detecta sinais de trânsito e ajuda o computador, que está a bordo do veículo, a detectar obstáculos móveis, como pedestres ou bicicletas.

   2. A LIDAR (Laser Imaging Detection and Ranging) é um sensor rotativo está localizado acima do teto do veículo, ele verifica em todas as direções numa abragência de 61 metros de distância para gerar um mapa de alta precisão tridimensional de tudo o que está ao redor do carro.

   3. Quatro radares ajudam a determinar a posição de objetos distantes. Três estão localizados na parte dianteira e uma na traseira.

   4. Um detector de posição é um sensor montado na roda traseira esquerda para medir os movimentos feitos pelo carro e ajudar a localizar com precisão sua posição no mapa.



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