Translate

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Tudo sobre o primeiro MAN brasileiro



Cavalo-motor TGX terá motor MAN de 12.5 litros com seis cilindros em linha de 480 cv

por Luiz Humberto Monteiro Pereira
MotorDream
Hannover/Alemanha - Roberto Cortes, presidente da MAN Latin América, adiantou na tarde dessa quinta, 23 de setembro, alguns detalhes sobre como será o primeiro caminhão da marca MAN feito no Brasil. Atualmente a empresa produz na fábrica de Resende, no estado do Rio de Janeiro, apenas caminhões e ônibus com a marca Volkswagen. O primeiro modelo MAN brasileiro será um extrapesado TGX, o top de linha da marca alemã.
Cortes adiantou que o modelo terá a cabine idêntica e no mesmo padrão de acabamento do TGX alemão e que o cavalo-motor "made in Brasil" já está em produção. As vendas começarão no primeiro trimestre de 2011. Sobre a motorização, o presidente da MAN Latin América preferiu não entrar em detalhes. "Digo apenas que se trata de um motor D26 da própria MAN e que será o primeiro brasileiro a atender as normas de emissões Euro IV", limitou-se a dizer em relação ao motor do TGX nacional.
No estande da MAN no próprio evento alemão foi possível fotografar o TGX (foto acima) equipado com um motor da família D26 (foto abaixo). Trata-se de um MAN D2676 de 12,5 litros com 6 cilindros em linha com potência máxima de 480 cv em 1.900 rpm e torque máximo de 234,5 kgfm em 2.300 rotações, que pesa 1.050 quilos. Segundo técnicos da empresa alemã, há também uma versão do mesmo motor com 440 cv. Com tal configuração, o MAN TGX entrará num segmento acima do maior caminhão da Volkswagen, o Constellation.

Nenhum comentário:

Postar um comentário