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quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Peugeot RCZ


Alguns carros-conceito são apresentados quase prontos para ganhar as ruas, mas o processo para se tornar realidade pode levar bastante tempo para ser concluído. É o que aconteceu com o RCZ, cupê exibido na forma de protótipo em 2007.

Entre a versão conceitual e a definitiva, pouca coisa mudou em termos de design. O cupê preservou suas linhas agressivas, que o identificam prontamente com outros modelos da Peugeot.

A enorme tomada de ar dianteira e os faróis afilados são herança do 308, que também cedeu sua plataforma para o RCZ. A lateral ostenta uma silhueta bem esportiva, enquanto que a traseira cativa por suas linhas envolventes. No geral, a lembrança do Audi TT é quase imediata, o que não deixa de ser um grande elogio.

Internamente, o desenho é elegante e busca inspiração na cabine do 308. As três saídas de ar redondas e a boa disposição dos comandos merecem aplausos. Já a posição de dirigir contribui para uma posição do tipo “cockpit”, muito apreciada pelos fãs de esportivos.

Na Europa, o RCZ será oferecido com três opções de motorização, sendo que duas delas derivam do conjunto 1.6 THP, que pode gerar uma potência de 158 cv - versão de entrada, que pode usar câmbio manual ou automático de seis marchas - ou 203 cv, disponível apenas com uma transmissão manual de seis velocidades.

A terceira opção é a híbrida 2.0 HDi, que conta com um motor a diesel de 165 cv na dianteira e um propulsor elétrico de 27 kW instalado na traseira. O conjunto tem funcionamento semelhante ao do aplicado no crossover 3008 Hybrid4 e emite 95 gramas de CO2 a cada quilômetro rodado.

O RCZ – que é o primeiro modelo da Peugeot a não utilizar a tradicional nomenclatura de números – será fabricado na Áustria e sua apresentação oficial está marcada para o Salão de Frankfurt, que acontece em setembro, na Alemanha.

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