A F150 é a pickup “peso-pesado” mais vendida nos EUA nos últimos 30 anos. Sozinha ela já foi o veículo mais vendido naquele país, superando em vendas qualquer carro de passeio.
Para continuar esse sucesso, a Ford está preparando a F150 2009, que será apresentada em janeiro durante o Salão de Detroit. Foi flagrado um protótipo enquanto estava sendo testado. A nova identidade visual está aplicada na cara da pikcup. O novo design mais limpo e atual ainda transmite força, solidez, durabilidade e impõe respeito pelo tamanho.
A grande novidade dessa nova versão é, pasmem, o motor diesel. Pois é, os americanos não gostam de pickups diesel. O que faz sucesso por lá é motor V8 a gasolina! Para eles uma F150 diesel é tão descabida quanto uma F150 a gasolina pra nós.
Não é fácil ir contra costumes tão irraigados. Mas os dias são de severas leis anti-poluição e a pressão por economia de combustível é imensa. Então o jeito é usar o que a empresa tem de melhor. E o melhor é o V8 Diesel biturbo 3,6 litros do Range Rover.
Esse motor é muito interessante. V8, 3,6 litros, diesel, 272 cv de potência máxima a 4.000 rpm e torque máximo de 65,26 Kgf entre 200 rpm e 2.500 rpm, que, acoplada à uma caixa automática de 6 velocidades, faz o jipão inglês ir de 0 a 100 em 9,2 segundos! Mas o pessoal da Ford não achou isso o bastante para a F150. Então, pegaram o V8 da Land Rover e aumentaram a cilindrada para 4,4 litros. Resultado: potência máxima de 334 cv e torque máximo de 72,45 kgf. Não tenho ainda a informação de que regime essas medidas são atingidas. Também não tenho ainda informações sobre o câmbio desse motor. Evidentemente, se tratando de um veículo para os EUA, a caixa será automática por padrão. Talvez a mesma caixa de 6 marchas do Range Rover.
A F150 terá 5 versões de acabamento. A mais simples será a XL, seguida pela STX, XLT, FX4 e a versão top de linha Lariat. Serão 3 opções de cabina: simples, extendida e dupla. A caçamba terá 2 estilos e 3 tamanhos. Internamente a ergonomia foi mais aperfeiçoada. No acabamento os materiais aplicados são de melhor qualidade que a versão atual e o desenho dos instrumentos está mais clara.
Além do motor Turbo-diesel, haverá opção de um V6 de 4,2 litros e dois V8, um de 4,6 litros e outro de 5,4 litros.
Será que ela chega ao Brasil?