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quarta-feira, 30 de julho de 2008

Citroën C4 Pallas


Imagine uma luta. No ringue, o Chuck Norris. Daí vem o rival, 20 centímetros maior. Dolph Lundgren. Pois é, rapazes, o C4 Pallas tem 4,77 metros, mais que Sentra (4,57), Mégane (4,5) e Civic (4,49). Ele dorme na cama com os pés para fora.
Verdade que o espaço interno não difere tanto. Empata com o Sentra e ganha por 2 centímetros em largura. Os centímetros a mais estão no porta-malas: 580 litros, 71% maior que o Civic. O Citroën parece maior graças ao pára-brisa distante, ao painel dividido... O Civic não está mais sozinho no arrojo.
O Pallas se impõe pela fartura. Tomadas 12 volts? Tem duas, mais o acendedor. Pneus? Têm largura 215, e o estepe é de liga leve. Ar-condicionado? Tem perfume e ventilador para o banco de trás. Chave canivete? Rede no porta-malas? Piloto automático? Vidro elétrico um-toque para todos, com fechamento no controle da chave? Computador de bordo? Tem. O brilho da tela incomoda? Um botão apaga. A gente fica mal-acostumado, a ponto de estranhar a falta do volante de couro e do espelhinho para o motorista.
Rico em espaço, presença e equipamentos, o C4 bebe: 8,2 km/l na cidade, contra 10,2 km/l do Sentra. O Citroën é grande mas não é carro de tiozão. Seu temperamento o aproxima do Civic. A direção traz em detalhes a rugosidade do asfalto, como se fizesse questão de provar que nem toda assistência elétrica é sem sal como a do Mégane. A suspensão é firme e o c
âmbio tem opção manual. São só quatro marchas - falta atenuada pelo motor de torque mais alto, disponível numa faixa mais larga. Poderia faltar suavidade nas trocas mas, surpresa, esse C4 veio afinadíssimo. Tomara que todos saiam assim da fábrica.
Trocar as esperanças por certezas, eis um desafio que a Citroën tem pela frente. O C4 Pallas precisa vender bem e construir sua imagem de carro confiável. Isso vem - ou não - com o tempo. Por enquanto, valem as suas credenciais. E elas são ótimas.
C4 PALLAS - R$ 70 290
DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO

Tem reações mais lentas que o Civic, mas não é acomodado. A suspensão firme imita o comportamento do irmão maior, C5.★★★★
MOTOR E CÂMBIO

motor rico em torque atenua a falta da quinta marcha e faz o C4 andar junto com os rivais, mais leves, mas cobra um preço no consumo. Opção flex, só ano que vem.★★★★
CARROCERIA

Tem comprimento digno de Passat e Fusion, e isso conta muito. A construção é sofisticada, com plástico nos pára-malas e capô de alumínio, mais leves.★★★★★
VIDA A BORDO

Ventilador e saída 12 volts exclusivas para os bancos de trás, perfume incorporado ao ar-condicionado e espaço generoso. Só lhe falta a entrada de iPod presente no Sentra.★★★★
SEGURANÇAO

volante de miolo fixo permite fazer um airbag melhor - porque se sabe em que posição vai abrir. Plástico e alumínio na carroceria são menos agressivos num atropelamento.★★★★
SEU BOLSO

Seu sucesso e a confiabilidade mecânica são apostas. Mas o pacote de equipamentos é imbatível.★★★★