Translate

terça-feira, 29 de julho de 2008

Fiat Palio Adventure Locker


Com o reforço do conceito off-road, a Fiat cria no Brasil um novo segmento, o SUV Light (utilitário esportivo “leve”), e lança a versão Locker da perua Palio Adventure, o primeiro carro com tração dianteira 4x2 para a América Latina. O sistema Locker é um blocante eletrônico — acionado por um botão quando o veículo está parado —, que aumenta a dirigibilidade em terrenos acidentados, alagados ou enlameados. Ou seja, dessa vez, o conceito “adventure” não é mais uma “maquiagem.” Além da tecnologia diferenciada em um carro 4X2, a suspensão elevada, os amortecedores reforçados e o carro a 190 mm do solo, a Fiat tenta atrair mais consumidores com “espírito aventureiro” pela manutenção do preço, recurso também adotado nas outras duas versões da perua Palio, a ELX e a Trekking. Assim, o Fiat Palio Adventure Locker 1.8 Flex, apresentado para a imprensa na noite de terça-feira (13), em Porto de Galinhas, distrito de Ipojuca (PE), será vendido no Brasil com preço inicial sugerido de R$ 53.850, concorrendo com o Volkswagen Cross Fox 1.6 e o Ford EcoSport XLT 1.6. “Não iremos colocar tração 4x4 porque teria de reprojetar toda a plataforma e não queremos cair no custo de um carro desse porte, por isso incluímos o locker”, afirma o diretor de engenharia da Fiat, Cláudio Demaria. Já a versão mais simples Weekend ELX 1.4 Flex tem valor mínimo de R$ 39.920, que com o kit Attractive (ar-condicionado, vidros e travas elétricos, roda de liga leve, entre outros itens) vai para R$ 44.800. Nessa faixa de preço, o modelo concorre com a Parati Plus 1.6, o Peugeot 206 SW Présence 1.4 e o Space Fox Plus 1.6. No caso da versão Weekend Trekking 1.4 Flex, com suspensão elevada, pneus mistos, entre outros itens com ar off-road, o preço sugerido é de R$ 41.920, que com o kit Attractive sobe para R$ 46.330. O modelo deverá concorrer diretamente com a Parati Surf 1.6. Sobre a manutenção do preço dos modelos, que somente a versão locker deveria ser R$ 3 mil mais cara, o presidente da Fiat, Cledorvino Belini, explica que faz parte da estratégica de marketing e economia de escala. A Fiat pretende vender 30 mil unidades do veículo por ano. As três versões serão exportadas para a América Latina. A idéia de reforçar a gama aventura para conquistar a liderança do mercado neste ano veio com o desempenho de comercialização dos carros neste conceito. De acordo com o diretor comercial da Fiat, Lélio Ramos, 50% das vendas do Palio Weekend são da versão Adventure, o mesmo comportamento é notado no Dobló. Nas vendas da picape Strada representa 30% do público e no Idea, 40%.