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A Copa Troller, promovida pela marca subsidiária da Ford, completa 10 anos como um dos ralis de regularidade mais importantes do País. Neste ano, ganha um novo sistema de competição e já bateu recorde de inscrições.
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A Copa Troller tem como característica percorrer trilhas em várias cidades do Brasil. Da mesma forma, enfrentamos algumas trilhas no região de Itupeva, interior de São Paulo, o que incluiu asfalto e estradas de terra e lama.
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O Troller T4 é equipado com motor 3.0 NGD (New Generation Diesel) que entrega 163 cv potência e torque de 38,75 kgfm disponíveis entre 1.600 e 2.200 rpm. Este motor é produzido pela MWM-International e conta com turbo e intercooler, acelerador eletrônico e injeção common-rail de terceira geração. Obviamente possui tração 4×4 e também dispõe de diferencial traseiro autoblocante.
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Para poder encarar terrenos mais acidentados, o Troller T4 possui vão livre do solo de 31,5 centímetros e com ângulo de entrada de 50 graus e de saída de 37 graus. Com estes atributos, encaramos uma estrada de terra bastante irregular, composta por rochas e grandes depressões, mas que foram superadas com facilidade pelo T4. Mesmo em condições mais severas, o generoso torque de 38,8 kgfm conferiu facilidade para avançar.
Oficialmente, o T4 tem capacidade para rodar trechos alagados e córregos com até 80 cm de profundidade. Em nosso teste, não passamos por um rio, mas entramos numa estreita trilha bem ocupada pela vegetação e com trechos de muita lama. Com o 4×4 acionado, o T4 passou sem dificuldades.
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Mesmo sendo um carro essencialmente voltado para o off-road, o Troller T4 vem equipado de série com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos. Rodamos grande parte do tempo com o ar-condicionado ligado, com três pessoas a bordo, e o desempenho do motor permaneceu praticamente inalterado. A direção hidráulica tem peso adequado para a proposta do carro, assim como a suspensão. Mesmo rodando em 80% do tempo em trechos off-road, o T4 se demonstrou um veículo confortável, dada a combinação de ajuste de sua suspensão com os bancos de densidade macia. No entanto, o acabamento interno pode ser considerado como “rústico”, assim como a construção da carroceria feita em material compósito (uma resina poliéster reforçada com fibra de vidro) que tem como diferencial não enferrujar e ser muito resistente.
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Em estrada pavimentada, o motor também desenvolve bem. Com as duas primeiras marchas mais curtas, o T4 se torna ágil no trânsito urbano. No outro extremo, a quinta marcha é mais longa, fato que reduz o ruído interno e também contribui para a redução do consumo.
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Em resumo, o Troller T4 ofereceu relativo conforto, considerando a proposta do seu segmento, e exibiu uma performance off-road satisfatória. É um veículo que oferece um conjunto mecânico robusto e muita segurança para encarar caminhos não tão amigáveis.
O Troller T4 é oferecido pelo preço inicial de R$ 85.617 com dois anos de garantia.
Ficha Técnica: Troller T4 2012
Copa Troller também possui categoria Passeio
A Copa Troller é bastante abrangente. Além das categorias de “competição”, também oferece uma opção mais “light” destinada à família e aos competidores de primeira viagem que ao invés de uma prova preferem curtir a natureza em um passeio 4×4. Esta é a categoria Passeio, a qual possui percurso feito sem planilhas e prova toda realizada em comboio, mantendo a segurança.
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