Translate

domingo, 13 de maio de 2012

Volkswagen mostra ideias dos chineses para o futuro automotivo



A Volkswagen promoveu na China o “Projeto Carro do Povo” (PCP), onde os chineses davam ideias para a marca sobre o futuro automotivo através de uma plataforma online. Com base nas informações recebidas, a Volkswagen criou três conceitos tecnológicos e os apresentou no Salão do Automóvel de Pequim. A proposta mais audaciosa é a de um carro flutuante.

A primeira proposta, o “Hover Car”, é um automóvel urbano ecológico de dois lugares que flutua sobre o solo. Com ele, a Volkswagen apresenta o estudo de um veículo sem emissões que poderá, no futuro, trafegar por uma rede de caminhos eletromagnéticos. “As ideias criativas do ‘Projeto Carro do Povo’ nos possibilitaram uma valiosa visão dos desejos dos motoristas chineses”, afirma Simon Loasby, chefe de Design do Grupo Volkswagen na China. “A tendência favorece carros seguros que possam navegar com facilidade em vias superlotadas e tenham um design pessoal, emocionante e empolgante.”


 
A segunda proposta é o “Music Car”, conceito onde expressa o desejo de muitos chineses por um design automotivo personalizado. Equipado com diodos emissores de luz (LED) orgânicos, o veículo modifica sua cor externa de acordo com a escolha de músicas feita pelo motorista.


 
A “Smart Key”, também desenvolvida dentro do projeto e exibida no Salão de Pequim 2012, conduz a uma forte integração das tecnologias online nos veículos. A fina chave, com nove milímetros, tem uma tela de toque com alta resolução que mantém o motorista a par do nível do tanque de combustível, das condições climáticas e da segurança do veículo por meio da rede 3G. Também é possível monitorar o veículo de uma perspectiva aérea, através de transmissão por satélite em tempo real.

“O ‘Projeto Carro do Povo’ na China marca o início de uma nova era do design automotivo”, comentou Luca de Meo, diretor de Marketing do Grupo Volkswagen. “Nós não estamos mais apenas construindo carros para os clientes, mas junto com eles. Ao mesmo tempo, iniciamos um diálogo nacional que nos dá uma visão mais profunda das preferências de design, necessidades e exigências dos consumidores chineses”, disse Luca de Meo.

Devido à grande demanda e à qualidade excepcional das contribuições recebidas, o PCP, originalmente previsto para durar um ano, foi estendido por prazo indefinido. Além disso, uma nova fase do projeto será lançada nos próximos meses, quando os usuários poderão não apenas enviar suas ideias sobre design, personalização e conectividade para a mobilidade no futuro, mas também oferecer sugestões sobre o meio-ambiente. As propostas serão avaliadas inicialmente por toda a comunidade de usuários. Em um segundo passo, especialistas irão analisar as ideias e premiar os vencedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário