Translate

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Volt e Leaf em testes de colisão nos EUA



Os elétricos Nissan Leaf e Chevrolet Volt continuam no centro das atenções do público e da crítica norte-americana. Dias após serem anunciados os vencedores dos prêmios de Carro do Ano Mundial (Leaf) e Carro Ecológico Mundial (Volt), no Salão do Automóvel de Nova York, os dois modelos elétricos acabam de receber a nota máxima em avaliações de colisão realizadas pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), instituição de segurança que reúne as companhias de seguros dos EUA.

De acordo com o IIHS, ambos os modelos receberam a classificação "good" ("bom"), a mais alta de quatro categorias de avaliação, em cada um dos quatro testes de colisão. Os crash-tests realizados pelo IIHS incluem ensaios de choques lateral, frontal e traseiro contra outro veículo, além de uma simulação de capotamento. De acordo com o porta-voz do instituto, Russ Rader, em entrevista concedida à agência Automotive News, o que explica os bons desempenhos do Volt e do Leaf é a engenharia de colisão agregada aos carros durante o processo de desenvolvimento.

Ainda segundo o executivo, os dois elétricos foram projetados para ter uma zona de deformação de alta resistência entre o para-choque dianteiro e o para-brisa, com o objetivo de maximizar a proteção dos ocupantes durante uma colisão frontal. O Leaf e o Volt também possuem pilares B firmes, entre as portas dianteiras e traseiras, para proporcionar melhor proteção em caso de choques laterais. As avaliações do IIHS são baseadas no desempenho estrutural de um veículo e nos "ferimentos" produzidos nos bonecos (dummies) que ocupam o veículo testado.

Dos 140 automóveis e comerciais leves, ano modelo 2011/2012, testados pelo IIHS neste ano, 80 atingiram nota máxima, ou 57% do total de veículos avaliados. Na opinião de Rader, o aumento da quantidade de veículos que atingiram performance acima da média nos testes se deve à atitude das montadoras de adotar os critérios de segurança cada vez mais elevados. O bom desempenho do Volt e do Leaf, que são classificados como carros pequenos no mercado americano, nos crash-tests também pode ser explicado pelo lastro causado pelo peso das baterias, usadas para armazenar energia elétrica. Segundo Rader, quando esse tipo de carro se choca contra algo maior e mais pesado, como um caminhão ou utilitário esportivo, eles levam vantagem sobre outros carros de pequeno porte. O Volt e o Leaf foram testados pelo IIHS entre janeiro e março deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário