A Toyota Motor Corporation conseguiu segurar a liderança em vendas de automóveis em 2010, mantendo-se à frente dos grupos General Motors e Volkswagen pelo terceiro ano consecutivo. A montadora nipônica fechou o ano passado com 8,42 milhões de veículos vendidos, volume este 8% maior que o registrado em 2009, incluindo os emplacamentos acumulados pelas divisões Lexus, Daihatsu e Hino.
Nos Estados Unidos, principal mercado da Toyota no mundo, no entanto, houve retração de 0,4 ponto percentual, com 1,76 milhão de veículos vendidos no ano passado. O recuo das vendas no mercado norte-americano, provocado principalmente pela queda de credibilidade da marca entre os consumidores, em razão dos sucessivos recalls envolvendo modelos fabricados pela empresa, acabou sendo compensado pelo aumento do volume de vendas registrado em outros países. Sem as marcas Daihatsu e Hino, a Toyota somou 7,53 milhões de emplacamentos no mundo, volume também 8% maior que o acumulado em 2009.
A norte-americana General Motors, mesmo anotando crescimento de 12% em vendas no ano passado, fechou o período na segunda colocação do ranking, com 8,39 milhões de veículos entregues globalmente; seguido pela alemã Volkswagen, com 7,14 milhões de veículos vendidos e evolução de 14% em vendas. Em casa, a GM viu suas vendas crescerem 6,3%, com um total de 2,2 milhões de unidades comercializadas em 2010. Na China, o cenário é inverso. A GM lidera com 29% de crescimento em vendas contra 19%, da Toyota. Para este ano, a gigante japonesa espera superar a marca de 8,6 milhões de unidades vendidas no planeta, enquanto a VW almeja crescimento de 5% em relação a 2010. A GM não divulgou suas metas de vendas para 2011.
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