Fabricante mostra no Brasil tecnologia para reduzir emissões de poluentes
A Volvo apresentou nesta quinta-feira uma nova tecnologia para redução das emissões de poluentes para seus caminhões. A tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction), baseada no tratamento dos gases de escape, é um sistema robusto, simples e com poucos componentes. Seu objetivo é neutralizar os óxidos de nitrogênio provenientes da queima do diesel no motor. A solução encontrada foi necessária para que os caminhões sigam as normas mais rígidas anti-poluição Euro V ou Conama P7, que entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2012.
Os caminhões equipados com o sistema terão um catalisador que fará a reação da uréia proveniente do aditivo ARLA32 (chamado AdBlue na Europa) com os gases do escapamento. Entretanto, a eficiência da SCR - sigla em inglês para "redução catalítica seletiva" - ainda esbarra na baixa qualidade do diesel brasileiro. A Volvo afirma que é necessário que o combustível tenha apenas 10ppm, enquanto o diesel comercializado no país ainda possui em torno de 350 partes por milhão.
Segundo o engenheiro de vendas da Volvo Caminhões, Álvaro Menoncin, a adoção da tecnologia deve representar um aumento do custo em cerca de 10% no preço final do caminhão, no entanto, a diferença de preço para o comprador deve ser amortizada por incentivos fiscais do governo, como acontece na Europa.
Todo o sistema é monitorado eletronicamente pelo computador de bordo do caminhão, que dosará a quantidade de uréia necessária para cada regime de utilização do caminhão. Alexandre Parker, gerente de Assuntos Governamentais, explica que a nova tecnologia não interfere no uso normal do caminhão, e ainda que o diesel utilizado não seja da qualidade exigida pelo sistema, o veículo continuará funcionando normalmente até que os níveis de poluição gerada pelo caminhão ultrapassem a marca dos 7 g/kWh de CO2, quando a unidade eletrônica reduz os níveis de torque para conter a emissão de poluentes até que o caminhão seja abastecido corretamente.
O protótipo apresentado foi um modelo FM 480 8x4 com capacidade de carregar até 30 toneladas de peso. As primeiras unidades dos caminhões equipados com sistema SCR serão entregues em 2012, quando a norma Conama P7 começa a valer no Brasil.
O protótipo apresentado foi um modelo FM 480 8x4 com capacidade de carregar até 30 toneladas de peso. As primeiras unidades dos caminhões equipados com sistema SCR serão entregues em 2012, quando a norma Conama P7 começa a valer no Brasil.
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