Salão chileno tem carros que chegarão antes lá e outros que nem darão as caras aqui
O Salão do Automóvel de Santiago, que se encerra hoje, foi marcado por carros conceitos híbridos ecologicamente corretos, pela estreia de modelos esportivos e por carros importados exclusivamente para o mercado chileno.
A estrela do estande da Peugeot é o RC Hybrid4 Concept. O design agressivo do cupê esportivo de quatro portas chama atenção dos visitantes do motorshow. A novidade é o sistema de propulsão desenvolvido pela marca francesa, que combina um motor diesel e um elétrico. Somados, produzem 200 cv. O propulsor está no 3008 Hybrid4 apresentado recentemente na Europa.
A estrela do estande da Peugeot é o RC Hybrid4 Concept. O design agressivo do cupê esportivo de quatro portas chama atenção dos visitantes do motorshow. A novidade é o sistema de propulsão desenvolvido pela marca francesa, que combina um motor diesel e um elétrico. Somados, produzem 200 cv. O propulsor está no 3008 Hybrid4 apresentado recentemente na Europa.
A Chevrolet apresentou um conceito em homenagem ao Corvette Stingray da década de 60. O clássico esportivo norte-americano ganhou uma versão do século 21 para estrelar o filme "Transformers II", lançado em 2009. O desenho do novo carro mistura elementos da linha Corvette atual e exercícios do centro de estilo da GM estadounidense.
O Dodge Challenger fez sua estreia no mercado chileno em Santiago. O novo carro foi totalmente inspirado no Challenger original dos anos 70 e a versão SRT-8 traz um V8 HEMI de 5.7 litros e 372 cv de potência. Segundo a marca, o modelo chega aos 100 km/h em menos de 6 segundos.
A italiana Ferrari apresentou no Chile a California, primeiro conversível da marca a usar teto rígido e a usar o primeiro V8 com injeção direta de combustível produzido em Maranello. Também tem a primazia do câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. O oito cilindros gira alto e chega às 7.750 rpm, onde produz 460 cv e leva a California aos 100 km/h em 4 segundos e aos 310 km/h de velocidade máxima.
A Citroën mostrou aos chilenos o pequeno DS3. O carro (que deverá chegar ao Brasil somente em 2012) tem como principais rivais o Mini Cooper e o Audi A1. O DS3 tem sido aclamado ao redor do mundo como um dos melhores compactos premium do mercado. Será vendido no Chile com um motor 1.6 THP com injeção direta de gasolina e 156 cv. O preço no mercado chileno será equivalente a R$ 47.200.
O destaque da Renault para Santiago é a versão esportiva da terceira geração do Mégane. O Coupé RS traz um motor a gasolina turboalimentado para produzir 250 cv de potência. O modelo também tem paralamas mais largos e suspensão mais baixa que a versão de rua.
O Subaru Impreza WRX volta a ser um sedã médio e se apresenta no Chile como topo da linha da marca japonesa. O modelo traz um motor boxer de quatro cilindros opostos, 2.5 litros e 300 cv. O câmbio é automático de cinco marchas para o mercado chileno.
O pequeno Abarth 500 marca a volta da grife do escorpião ao continente sulamericano. A versão mais apimentada do charmoso Fiat 500 ganhou o motor T-Jet de 1.4 litro e 135 cv, uma versão mais " mansa " do usado nos Punto e Linea T-Jet brasileiros.
O mundialmente aguardado Nissan Leaf aparece para exibição em Santiago para demonstrar a tecnologia desenvolvida pelo fabricante japonês para veículos totalmente elétricos. A recarga das baterias do Leaf pode ser feita em qualquer tomada doméstica ou em terminais específicos de alta voltagem, o que reduz o tempo de recarga. A autonomia do Nissan chega aos 160 km com as baterias totalmente recarregadas.
A Audi levou para o Chile o R8 Spyder, que começa a ser vendido agora nas concessionárias do país. As unidades importadas oferecem o motor V10 de 5.2 litros que fazem o conversível acelerar de zero a 100 km/h em apenas 4,1 segundos. Para dias ensolarados, a capota de tecido se recolhe em apenas 19 segundos e a operação pode ser feita em movimento a até 50 km/h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário