Translate

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Jaguar C-X75 pode virar realidade em dois anos



Fabricante pretende construir até duas mil unidades/ano do conceito


Bólido movido por energia híbrida elétrica/turbina a gás capaz de gerar 790 cv, o Jaguar C-X75 Concept pode virar realidade. Segundo a imprensa internacional, a Jaguar está estudando produzir entre mil e duas mil unidades por ano do modelo recentemente revelado no Salão de Paris. Mas isso só deve acontecer daqui a dois ou três anos, pois ainda é necessário aperfeiçoar seu revolucionário sistema de turbina a gás.

Este é composto por micro turbinas a gás que giram a 80.000 rpm e geram energia suficiente para carregar as baterias de ions e aumentar a autonomia em 900 km, isso produzindo apenas 28 gramas de CO² por km. A energia gerada pelas turbinas é transmitida e armazenada pelas baterias para as rodas com quatro motores elétricos, o que oferece vantagens em termos de economia e distribuição de peso, além de solidez e eficiência. 

O Jaguar C-X75 Concept é um foguete capaz de atingir 330 km/h e acelerar de zero a 100 km/h em 3,4 segundos. Além das turbinas, o modelo ainda traz quatro potentes motores elétricos de 145 KW em cada roda. Uma vez que cada roda é movida pelo seu motor elétrico, o C-X75 usa um sistema de tração nas quatro rodas, com todas as vantagens em termos de aderência, tração e segurança.

Fora isso o modelo adianta a futura identidade visual que será adotada pela marca. Suas linhas trazem uma série de características visuais da gama atual da Jaguar, mas sua forma e proporções lembram o protótipo Le Mans XJ13 de 1966.













Nenhum comentário:

Postar um comentário