Homem levanta as mãos para mostrar que não está
no comando do carro durante teste
no comando do carro durante teste
O modelo, apelidado de 'Made in Germany' (MIG) pelos engenheiros da Universidade Livre de Berlim (FU), responsável pelo projeto, usa câmeras, scanners a laser e navegação por satélite para "ver" outros veículos e pedestres e lidar com situações de trânsito.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de um milhão de pessoas são mortas em acidentes rodoviários em todo o mundo a cada ano e 50 milhões a mais ficam feridas.
"Os carros que usam sensores para reconhecer outros veículos, pedestres e bicicletas serão no futuro mais seguros do que as pessoas, que perdem a concentração e se cansam", defende o comunicado de divulgação do novo veículo.
Modelo usa usa câmeras, scanners a laser e navegação por satélite para " ver " outros veículos e pedestres
Para o professor da FU, Raul Rojas, os carros de hoje são os cavalos de ontem. “"Em cinco a 10 anos, a tecnologia poderia ser aplicada em áreas privadas, como aeroportos, fábricas ou armazéns. Nas autoestradas ela chegaria em 10 a 20 anos", disse Rojas a jornalistas. "Nas grandes cidades ela pode se tornar uma realidade em 20 a 30 anos."
Carro desviou de obstáculos e obteve êxito durante testes em Berlim
Este não é o primeiro projeto de um carro que dirige sozinho. Na semana passada outra universidade da Alemanha apresentou um carro sem motorista, o "Leonie", que está sendo testado na Itália e outros países. Engenheiros do Google também anunciaram testes de um veículo que dirige sozinho nas ruas da Califórnia. Em comunicado, a empresa afirmou que já rodou 225 mil quilômetros com a unidade.
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