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terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ford Mondeo 2011 na Italia








Após 17 anos de seu lançamento, o Ford Mondeo já vendeu cerca de 4 milhões de unidades na Europa, a maior parte delas no Reino Unido, seu maior mercado. Para manter a competitividade de uma linha tão conhecida, a marca do oval azul renova a última geração do modelo lançada em 2008 e introduz novos motores e novas tecnologias para a linha 2011.

O exterior recebeu poucas modificações, parachoques e faróis de neblina foram redesenhados e a frente agora conta com luzes de sinalização diurna. Por dentro, o acabamento ganha novos materiais de maior qualidade e alguns comandos foram reposicionados. Também ganhou novos equipamentos, como aviso de mudança involuntária de pista, ajuste automático de altura dos faróis, alerta de aproximação pelo ponto cego e câmara de ré. Entretanto, as maiores estrelas da linha 2011 são os novos motores e o novo câmbio Powershift de dupla embreagem.
O novo Mondeo é o primeiro carro da marca na Europa a receber o motor EcoBoost 2.0 que desenvolve até 240 cv. O antigo motor Duratec desenvolvia apenas 203 em sua variante mais potente. O novo propulsor também já está disponível para as minivans S-Max e Galaxy. O motor é construído todo em alumínio e conta com injeção direta de gasolina, além de turbo e comando de válvulas variável. Segundo a Ford, a tecnologia EcoBoost garante cerca de 20% de economia e relação a um motor convencional de desempenho similar.
O carro também ganhou novos motores à diesel. O Duratorq TDCi de 2.2 litros agora desenvolve 200 cv. A versão 2.0 desse motor está disponível em três configurações, desenvolvendo 115, 140 ou 163 cv, e todos emitem cerca de 139 g/km de CO2, equipados com o câmbio manual de seis marchas. Ainda estão disponíveis os motores já oferecidos anteriormente, os Duratec 1.6 e 2.0 com 120 e 145 cv respectivamente.

O primeiro modelo da nova linha a aparecer nas concessionárias em meados de novembro será a versão Titanium com o câmbio Powershift. O sedã equipado com o motor 2.0 TDCi de 163 cv e câmbio manual custará cerca de 27.500 euros, ou R$63.500. A Ford deixou de lado apenas os sensores de estacionamento e não se pronunciou sobre uma versão híbrida do modelo, mesmo que para o futuro.

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