Quinto maior centro econômico europeu e uma das cidades mais liberais do mundo, a capital holandesa Amsterdã assinou ontem (21) um acordo definitivo com o grupo Renault-Nissan, para cooperação no incentivo ao consumo de carros elétricos no País. Para os líderes locais, está claro que o futuro sustentável está nos veículos de “emissão zero”. Uma das metas já definidas é registrar, até o fim de 2011, pelo menos mil emplacamentos de modelos alimentados por baterias de íon de lítio.
O primeiro passo dentro do cronograma será dado pela Nissan. A marca nipônica vai fornecer 100 unidades do hatch Leaf a partir de fevereiro do ano que vem, para que os consumidores holandeses possam provar a novidade. E a partir de junho começam as vendas. Em seguida, a Renault também passará a oferecer no País dois outros elétricos: o sedã médio Fluence Z.E. e a multivan Kangoo Z.E., ambos versões elétricas dos modelos de linha, também oferecidos com motores a combustão.
Já a charmosa Amsterdã vai oferecer incentivos fiscais. Os consumidores que optarem pelos carrinhos alimentados por eletricidade terão isenção de licenciamento anual – taxa equivalente ao nosso IPVA – e de cobrança nas estradas. A capital holandesa pretende ainda instalar mais de dois mil pontos de reabastecimento em locais públicos até março de 2012. Desde novembro de 2009, já foram erguidos quase 100 estações de recarga para as baterias desses veículos na cidade.
O primeiro passo dentro do cronograma será dado pela Nissan. A marca nipônica vai fornecer 100 unidades do hatch Leaf a partir de fevereiro do ano que vem, para que os consumidores holandeses possam provar a novidade. E a partir de junho começam as vendas. Em seguida, a Renault também passará a oferecer no País dois outros elétricos: o sedã médio Fluence Z.E. e a multivan Kangoo Z.E., ambos versões elétricas dos modelos de linha, também oferecidos com motores a combustão.
Já a charmosa Amsterdã vai oferecer incentivos fiscais. Os consumidores que optarem pelos carrinhos alimentados por eletricidade terão isenção de licenciamento anual – taxa equivalente ao nosso IPVA – e de cobrança nas estradas. A capital holandesa pretende ainda instalar mais de dois mil pontos de reabastecimento em locais públicos até março de 2012. Desde novembro de 2009, já foram erguidos quase 100 estações de recarga para as baterias desses veículos na cidade.
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