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sábado, 8 de agosto de 2009

Volkswagen Polo I-Motion A versão quer dar descanso para o pé esquerdo e reforçar a imagem ‘premium’ do compacto




Na hora de dirigir, a comodidade de não precisar trocar as marchas é muito apreciada por alguns motoristas. Foi de olho nesse consumidor que surgiram as caixas automatizadas, trazidas para o Brasil por Fiat e GM.

Agora, é a vez de a Volkswagen investir nesta mordomia com o Polo I-Motion, terceira novidade da família Polo (antes, a marca já havia lançado o econômico Bluemotion e o E-Flex, que dispensa o tanque de partida a frio).

O maior diferencial do I-Motion é a transmissão ASG, que em tese é a mesma MQ200 do modelo manual. Ela foi robotizada pela Magneti Marelli e tem funcionamento distinto do câmbio automático. Em resumo, o conjunto é operado por uma série de sistemas eletro-hidráulicos que, com a ajuda de vários sensores, detectam a necessidade de aumentar ou reduzir as marchas.

Segundo a fabricante, alguns problemas típicos de transmissões automatizadas foram amenizados no Polo. Um deles é o famoso “tranco” sentido nas mudanças de marcha, fazendo com que os ocupantes se movam para frente e para trás. A VW diz que a preocupação foi tamanha que, durante os testes, instalou sensores na cabeça do piloto para medir a intensidade dos movimentos.

De resto, o Polo preserva suas qualidades. O propulsor é o já conhecido 1.6 de oito válvulas, que rende 104 cv com álcool e 101 cv se abastecido com gasolina. De acordo com a montadora, o I-Motion acelera de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 189 km/h, ambos com álcool.

O visual também tem poucas modificações, com a adição de alguns itens comuns à linha Polo 2010. Retrovisores com luzes de sinalização lateral, teto solar elétrico, novos revestimentos de banco estão entre as novidades mais significativas.

Em suas versões mais luxuosas (Sportline para o hatch e Comfortline para o sedã), o I-Motion hatch conta com ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de liga leve e vidros e travas elétricas como itens de série. Já o três-volumes agrega ar digital, sistema de som com Bluetooth e retrovisores elétricos. Em ambos, freios com sistema anti-travamento (ABS), piloto automático e airbag duplo são vendidos como opcionais.

Outro item cobrado à parte é um prático volante multifuncional, que é o mesmo que equipa o luxuoso Passat CC. Com comandos do sistema de som, celular e rádio embutidos, ele também conta com duas borboletas para trocas seqüenciais e dá um visual mais esportivo à cabine.

Os preços da linha I-Motion partem de 42.580 reais para o hatch 1.6 e chegam a 53.815 reais para o sedã Comfortline.
Confira abaixo os valores sugeridos para a gama Polo I-Motion:

Polo 1.6 I-Motion: R$ 42.580
Polo Sedan 1.6 I-Motion: R$ 44.810
Polo Sportline (hatch) 1.6 I-Motion: R$ 50.465
Polo Sedan Comfortline 1.6 I-Motion: R$ 53.815

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