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Até debaixo de uma forte chuva pernambucana a nova Saveiro deixou claro que tem um conjunto bem acertado. Acredite, choveu a ponto de alagar alguns trechos do percurso de 80 quilômetros entre Recife (PE) e Porto de Galinhas (PE). Mesmo assim o trabalho do pessoal de engenharia da Volkswagen veio à tona. De meros detalhes, como o sistema de amarração da capota marítima (que permite que a água não fique acumulada na cobertura e nem vibre em velocidades mais altas), até o funcionamento da suspensão (com molas superprogresivas, que oferecem diferentes níveis de amortecimento), quase tudo nessa picape me agradou. Digo quase porque o preço poderia ser um pouco mais ousado. Começa em R$ 30.990 na versão cabine simples, básica, feita para trabalho, que vai ser encontrada dentro de um mês. E chega a R$ 38.990 na topo de linha Trooper, que passa a custar R$ 42.490 apenas com a inclusão de ar-condicionado e conjunto elétrico. Ainda existe uma lista de opcionais e acessórios considerável, da qual fazem parte itens como volante multifuncional, sistema de som, ganchos deslizantes na caçamba, GPS e até sensores nos para-choques que ajudam nas manobras.
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Lanternas traseiras foram desenhadas com base nas da picape média Amarok, que chega em março
Mas é preciso reconhecer que alguns equipamentos bem-vindos em uma picape são de série. Destaco os seguintes: tampa da caçamba com chave e mola a gás que facilita a abertura e evita acidentes (como a queda repentina na cabeça de uma criança); proteção emborrachada do assoalho da área de carga; estepe sob a caçamba, fixado com cabos de aço e com sistema que dificulta o roubo e torna mais fácil a operação de retirada; entreeixos 15,2 centímetros mais largo que a Saveiro anterior; ângulo de rampa 2,8° maior e uma cabine que tem 300 litros de espaço atrás dos bancos. Além disso, o interior vem com tecidos mais resistentes e exclusivos.
Para completar o assunto caçamba, saiba que ela tem 1,33 metro de comprimento por 1,01m de largura, na versão de cabine estendida, o suficiente para levar moto, bicicleta e prancha de surf. Nesse último caso, ainda existem suportes para amarração embutidos no defletor de ar em cima da capota. E os ganhos que ficam no alto do compartimento de carga podem ser deslizantes como opcional, facilitando o trabalho de amarrar objetos menores. Dá para levar até 715 kg.
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Caçamba vem com proteção emborrachada de série
Exceto pelas relações de primeira e segunda marchas mais curtas (9% e 7%, respectivamente) na comparação com a dupla Gol/Voyage, será difícil perceber alguma diferença significante de comportamento ainda tomando como base o hatch e o sedã aí de cima. Até a aerodinânica é parecida, por incrível que pareça. Ficou em Cx 0,36 na versão estendida e 0,38 na cabine simples. Claro que com 350 kg de carga, como chegamos a avaliar o carro em alguns trechos, a picape se mostra um pouco mais estável nas curvas, mas só. Isso é uma das provas de que a nova Saveiro 1.6, de 104 cavalos com álcool, ficou bem equilibrada.
Quer mais uma? Viajando a 100 km/h, em quinta marcha, o contagiros marca apenas 2.600 rpm. Mais ainda? Mesmo acelerando um pouco mais em estradas de terra, o carro absorve bem as irregularidades, sem o “pula-pula” de uma picapinha com feixe de molas no eixo traseiro. O que também ajuda a suspensão trabalhar bem é a rigidez torcional 31% maior que a da geração anterior, feito conseguido com meros 9% de aumento de peso E se for preciso frear de repente, os freios ABS oferecidos como opcional são de última geração (8.2, quatro vezes mais rápidos em processar informações que o da Saveiro anterior). Além disso, com 15,6 kgfm de torque a meros 2.500 rpm, o carro vai bem nas retomadas. Conforme a fabricante, a Saveiro com cabine estendida acelera de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos e atinge 176 km/h.
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