O balanço anual divulgado pela Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), divulgado na última sexta-feira (7), revelou, entre outras informações, que as marcas chinesas presentes no mercado nacional fecharam 2010 com 17.266 veículos vendidos no País. Este volume é 608,5% maior que o total emplacado em 2009. Ou seja, 2.437 unidades. Vale lembrar que o grupo das fabricantes chinesas integra atualmente sete marcas - Chana, Chery, Effa Changhe, Effa Hafei, Hafei Motor, Jinbei Automobile e Lifan -, e que em 2009, Chery e Lifan ainda não haviam estreado por aqui.
A Chery, aliás, assumiu a liderança do ranking de vendas no Brasil, com 7.005 veículos vendidos até dezembro. A marca chegou ao País em janeiro de 2010, com o utilitário esportivo compacto Tiggo. Depois, em meados do ano passado, vieram o monovolume Face e o Cielo, nas versões hatchback e sedã. Tiggo e Face encabeçam as vendas da Chery, com 2.893 e 2.991 unidades emplacadas respectivamente. A Hafei, fabricante da van Towner, fechou 2010 na segunda colocação do ranking, com 4.207 veículos comercializados e crescimento de 237% em relação ao ano anterior.
Outra fabricante de vans, a Effa Hafei, vem logo em seguida, com 3.953 unidades vendidas, registrando uma evolução invejável de 774,6%. A Chana, que também fabrica utilitários, ocupa a quarta colocação, com 868 modelos vendidos entre as versões Cargo, Family e Utility - 185,5% a mais que o registrado em 2009. Na seqüencia está a Lifan que, em seu primeiro ano de atuação no País, acumulou 703 unidades. A Effa Changue, por sua vez, vendeu 426 exemplares do monovolume M100, registrando avanço de 51,6%. A última colocada da lista, a Jimbei Automobile, também foi a única marca a sofrer queda nas vendas. Foram apenas 104 unidades da Topic vendidas, acumulando retração de 31,6%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário