Translate

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ford apresenta planos para híbridos no Brasil


Evento mostrou tecnologia usada no Fusion Hybrid que virá ao país em novembro

A Ford reuniu a imprensa em São Paulo para um evento de apresentação das últimas tecnologias para mobilidade sustentável da marca. O Workshop Ford de Eletrificação e Sustentabilidade foi coordenado por Rogélio Golfarb, diretor de assuntos corporativos para a Ford América do Sul e também contou com a presença de profissionais do assunto.
O especialista em eletrificação veicular da Ford, Eude de Oliveira, apresentou em detalhes a tecnologia de propulsão híbrida usada pela marca no Fusion Hybrid, que será apresentado oficialmente no Brasil em novembro. O modelo é considerado um full hybrid , pois tanto o motor elétrico quanto o motor à combustão podem impulsionar o carro de maneira independente. O sedã utiliza o motor 2.5 litros Duratec de 158 cv e ciclo Atkinson acoplado a um motor elétrico que fornece mais 40 cv para atingir o bom consumo médio prometido de 17 km/l.

Também esteve presente no workshop o presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), João Fernando de Oliveira, que deu um panorama geral sobre custos e infra-estrutura para eletrificação veicular, além de reforçar a necessidade de se utilizar combustíveis renováveis, como o etanol brasileiro. Oliveira ainda defendeu a criação de mais centros de pesquisa para o desenvolvimento e adaptação de tecnologias verdes para a realidade brasileira, ponto que também foi citado pelo presidente da Associação de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Reginaldo Arcuri.

O americano John Viera, diretor global de sustentabilidade e meio ambiente, encerrou o workshop apresentando a visão mundial da Ford sobre o tema. Vieira citou os entraves para a implantação da tecnologia híbrida ao redor do mundo e mostrou a estratégia global da marca para atender os diversos mercados onde a fabricante opera. Ele também ressaltou a importância do Brasil nos planos da marca para o desenvolvimento de tecnologias ecologicamente corretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário