Translate

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Peugeot levará roadster elétrico a Paris


 A Peugeot revelou nesta terça-feira (21) algumas imagens e informações sobre um estudo elétrico que será mostrado no Salão de Paris, a partir da semana que vem. Trata-se de um roadster futurista equipado com dois motores elétricos instalados nos eixos dianteiro e traseiro, potência individual de 170 cv e alimentados com eletricidade armazenada em baterias de íon-lítio. Todas as quatro rodas são motrizes. De acordo com a Peugeot, o veículo, batizado de EX1, não traz caixa de câmbio. No entanto, o torque máximo é de 24 kgfm e, segundo dados do fabricante, está imediatamente disponível à frente e à trás.

A Peugeot garante que o EX1 "já conseguiu bater recordes internacionais homologados pela Federação Internacional de Automobilismo para um veículo terrestre", mas não revela quais. Visualmente, o protótipo exibe visual que lembra uma gota d"água. Ou seja, a carroceria exibe traseira afunilada em torno de duas rodas próximas uma da outra. Com essa arquitetura, a cabine no veículo pode ter tamanho reduzido e concentrar sua massa na parte central da carroceria. O roadster mede 1,77 metros de largura e 90 centímetros de altura. O conjunto da suspensão inclui triângulo duplo na dianteira, e monobraço na traseira, com as molas e amortecedores instalados na parte central. Esse sistema ainda permite ajustes de flexibilidade.

A estrutura, por sua vez, é do tipo monobloco construído em carbono do tipo favo de mel. Dentro da cabine, o motorista e o passageiro viajam em bancos posicionados na altura do solo e com as pernas esticadas. Não há volante. A condução é feita por meio de duas alavancas de comando. A segurança dos ocupantes é garantida por elementos como a célula de carbono, para a proteção da cabeça, e equipamentos de retenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário