Translate

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Troller t4!


Pouca gente sabe que temos um veículo campeão mundial de rally na modalidade Cross Country de Velocidade. Mais ainda, quase ninguém tem conhecimento de que o motor diesel desse veículo foi inteiramente construído no Brasil. Vamos relembrar: estamos falando do jipe Troller ― marca recentemente adquirida pela Ford ― e dos motores MWM INTERNATIONAL Motores, que equipam esses valentes veículos fora-de-estrada.
O Troller nacional que venceu, por antecipação, o torneio mundial de Cross Country obteve as seguintes classificações: primeiro na Tunísia, Marrocos, Master Rally (entre a França e a Jordânia) e na Argentina. Foi quarto na Itália e quinto na Espanha. O Troller a diesel também foi bem-sucedido em participações no Dakar ― o rali mais longo e difícil do mundo ― e no Rally dos Sertões, no Brasil.
O “coração” do atual Troller T4 comercializado no Brasil é um motor eletrônico MWM INTERNATIONAL que é referência mundial em termos de torque em baixas rotações (essencial para veículos 4×4), confiabilidade, resistência e economia. O motor NGD 3.0E é o único da categoria com sistema de transmissão por correntes e tensionadores hidráulicos, que geram baixos níveis de ruído e têm alta durabilidade. Outra vantagem é não contar com dutos e mangueiras externas, o que mantém o motor livre de vazamentos proporcionando maiores intervalos para a troca de filtro de combustível, o que é feito somente a cada 20 mil quilômetros. Coisas assim tornam a vida da gente mais fácil.