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domingo, 25 de dezembro de 2011

OPINIÃO: Reles compradores ou simples “Zé Ninguém”?

Carros
Somos um dos maiores mercados automotivos do mundo, estamos em uma excelente fase de crescimento econômico, temos estrutura para receber dezenas de outras indústrias, temos poder de compra. Então, por que a indústria automotiva ainda nos trata como reles compradores?
Sabemos que a carga tributária nacional é enorme e estupidamente imoral. Mas chega dessa desculpa para tentar nos fazer de bobos. O brasileiro se acostumou a comprar “gato por lebre” e, pior, a achar que está levando para casa uma das oitavas maravilhas do mundo automotivo.
Quando os importados aportaram neste solo foram recebidos com muita desconfiança. Com o passar dos meses o que se viu foi uma reconfiguração no comportamento de milhares de consumidores que deixaram de caminhar para trás para dar um passo rumo ao futuro. Todavia, como por aqui tudo o que é bom dura pouco, veio o lobby das montadoras “nacionais” e o governo recuou, elevando o IPI de quem estava fazendo a coisa certa. Em outras palavras, tratando o consumidor como ele merece (?) ser tratado.
Não estou aqui questionando se uma marca é ou não melhor do que outra. Se aquelas que geram empregos no país merecem ou não ter um tratamento diferenciado. O que questiono é o meu direito de ter acesso a produtos de qualidade superior, confortáveis e seguros.
É um tanto hilário quando se fala que o brasileiro é apaixonado por carros. Por quais carros, se a maioria do que temos sequer é considerado como tal em outras nações? Talvez sejamos alucinados pelos automóveis de verdade, aqueles que poucos brasileiros podem ter, e cuidadosos com os que possuímos.
Façamos uma retrospectiva a respeito de como são feitos (a grande maioria) os lançamentos no Brasil.
- “Novo isso, novo aquilo… você ainda terá um!”
- “Novo XXXX, você nunca teve outro igual!” – será?
Pelo amor de Deus, relançam modelos como se eles houvessem passado por uma total reestilização. Mas, como? Ah, vá lá, mudam uma lanterna aqui, colocam uma nova tonalidade ali e, para coroar, fazem uma promoção estendendo a garantia (aplausos) por mais um ou dois anos. É brincadeira! Quer dizer, é uma piada!
Em novembro, passamos por um vexame internacional. Na segunda fase do Latin NCAP, programa que avalia a segurança dos veículos comercializados na América Latina, soubemos (se é que já não sabíamos) que alguns de nossos modelos mais populares não eram seguros o suficiente por conta de fragilidades estruturais. Durante os testes ficaram evidentes problemas nas carrocerias, incapazes de aguentar impactos mais fortes, além da presença de estruturas perigosas que apresentavam graves riscos de lesão e de morte para os passageiros.

Diante de tudo isso ainda tem montadora afirmando que seus modelos são mais do que EX-CE-LEN-TES. É desconcertante ter que presenciar esse posicionamento e saber que há cidadãos dispostos a brigar por quem os ludibria.
Defender um produto por o que realmente ele vale é uma coisa completamente diferente de discutir sua significância e seus benefícios ou não para o consumidor. Sobre apoiar certas marcas pelo que elas representam é algo normal. O que não deve acontecer é ignorar quando o mercado quer se aproveitar da “ingenuidade” e paixão desenfreada de alguns.
A deslealdade começa por quem deveria cuidar dos interesses do povo. Afinal, do pouco que já é feito o mínimo é para beneficiar a população. Na relação indústria x governo a nossa importância é ínfima. Sabe por quê? Porque as leis estão aí para serem burladas e ainda deixam fendas imensas para que a parte mais frágil da relação continue como está: frágil.
A decisão é somente nossa. Atuar coletivamente para sermos tratados com o respeito que nos é devido ou agir individualmente e continuarmos sendo vistos como reles compradores ou simples “Zé Ninguém”. Afinal, parodiando a música da banda Biquini Cavadão: “eu sou do povo, eu sou um ‘Zé Ninguém’, aqui embaixo as leis são diferentes…”
Por Michelle Sá
Fonte: Carplace

sábado, 17 de dezembro de 2011

Novo Chevrolet Malibu Eco 2013



A General Motors divulgou novas fotos oficiais do Novo Chevrolet Malibu ECO 2013. A versão, revelada em abril deste ano, será comercializada em meados do ano que vem, inicialmente nos Estados Unidos. Confira galeria de fotos do Novo Malibu ECO 2013 em alta resolução.



Esta versão conta com a tecnologia eAssist™ “light electrification”, a qual permite ao motor registrar consumo de 11,5 km/litro na cidade e de 16,6 km/litro na estrada sem comprometer a performance.

Segundo a marca, a tecnologia eAssist™ “light electrification” contempla:

- Freios regenerativos que fornecem carga elétrica de até 15kW na bateria
- Fornece até 15 cavalos vindos da energia elétrica durante aceleração
- Economia de energia e combustível quando o carro para (sistema stop-start)
- Agressiva economia de combustível quando o carro desacelera a zero

Os modelos mais vendidos da 1ª quinzena de dezembro



A briga entre os automóveis promete. O Volkswagen Gol se manteve à frente e emplacou 12.220 unidades, mas o Fiat Uno “colou” e registrou 11.900 unidades – em novembro a diferença havia sido de quase 1,4 mil unidades.

Com a chegada da nova geração o Fiat Palio registrou 5.835 unidades. Subiu da 6ª para a 4ª posição e já começa a ameaçar o Chevrolet Celta, que emplacou 6.490 unidades. O VW Fox / Crossfox, com 5.576 unidades, fechou o top 5.

Outros destaques entre automóveis:
- Toyota Corolla (12º), com mais de 3 mil unidades emplacadas, a caminho do recorde em 2011;
- Disputa acirrada entre os hatches médios, com o Ford Focus (21º) à frente do Hyundai i 30 por menos de 50 unidades;
- Ford Ka (15º) atrás do Chevrolet Corsa (14º);
- Ford Fiesta Sedan (19º) ultrapassando o Renault Logan (25º);
- Nissan March (20º) no top 20 com quase 1,5 mil unidades;
- Nissan Versa (26º) estreando no top 50 com quase 1,2 mil unidades;
- Mercedes Classe C (47º) emplacando mais de 500 unidades; e
- Hyundai Elantra e Honda Civic fora do top 50.
- Volkswagen Jetta (24º) atrás apenas de Corolla (12º) e Cruze (17º)

Entre os comerciais leves: A Strada se manteve à frente, mas a vantagem sobre as concorrentes começa a cair. A picape da Fiat emplacou 4.429 unidades, contra 2.993 unidades da VW Saveiro – a diferença em novembro chegou próxima das 2 mil unidades, contra menos de 1,5 mil de agora. O grande destaque, no entanto, coube à Toyota Hilux (4ª) à frente da Chevrolet S10 (5ª) pela 1ª vez em 2011.

Outros destaques entre comerciais leves:
- Renault Duster (6º) se mantendo na liderança entre os SUV´s;
- Hyundai ix35 (17º), Chevrolet Captiva (18º) e Mitsubishi ASX (19º) separados por apenas 8 unidades;
- Toyota Hilux SW4 (20º) no top 20; e
- Land Rover Evoque (37º) aparecendo entre os mais vendidos;
-Volkswagen Tiguan (24º) vendendo mais que a Amarok (25)

Confira os resultados dos 50 automóveis e comerciais leves que mais se destacaram na 1ª quinzena de dezembro:

RANKING DE AUTOMÓVEIS


1º VW /GOL 12.220
2º FIAT /UNO 11.900
3º GM /CELTA 6.490
4º FIAT /PALIO 5.835
5º VW/FOX/CROSS FOX 5.576
6º GM /CORSA SEDAN 5.213
7º FORD /FIESTA 4.369
8º VW /VOYAGE 4.232
9º RENAULT/SANDERO 3.651
10º GM /AGILE 3.237
11º FIAT /SIENA 3.201
12º TOYOTA /COROLLA 3.104
13º GM /PRISMA 2.363
14º GM /CORSA 2.353
15º FORD /KA 2.222
16º FIAT /PUNTO 1.654
17º GM /CRUZE 1.606
18º CITROEN/C3 1.564
19º FORD /FIESTA SEDAN 1.505
20º NISSAN /MARCH 1.475
21º FORD /FOCUS 1.455
22º HYUNDAI/I30 1.407
23º PEUGEOT/207 1.281
24º VW /JETTA 1.257
25º RENAULT/LOGAN 1.240
26º NISSAN /VERSA 1.178
27º VW /SPACE FOX 1.177
28º RENAULT/CLIO 1.147
29º GM /MERIVA 1.096
30º FIAT /IDEA 1.087
31º HONDA/FIT 923
32º RENAULT/FLUENCE 923
33º NISSAN /LIVINA 899
34º FIAT /PALIO WEEKEND 872
35º GM /COBALT 869
36º HONDA/CITY 810
37º VW /GOLF 685
38º KIA/SOUL 639
39º RENAULT/MEGANE GT 634
40º PEUGEOT/207 SEDAN 614
41º FIAT /LINEA 596
42º JAC/J3 565
43º FIAT /BRAVO 555
44º FIAT /DOBLO 554
45º VW /POLO SEDAN 527
46º CHERY/QQ 526
47º M.BENZ /CLASSE C 511
48º FORD /NEW FIESTA 491
49º CITROEN/C4 486
50º CHERY/FACE 453

RANKING DE COMERCIAIS LEVES


1º FIAT /STRADA 4.429
2º VW /SAVEIRO 2.993
3º GM /MONTANA 2.203
4º TOYOTA /HILUX 2.113
5º GM /S10 2.008
6º RENAULT/DUSTER 1.786
7º FORD /ECOSPORT 1.438
8º HYUNDAI/TUCSON 1.064
9º VW /KOMBI 898
10º MITSUBISHI /L200 850
11º MITSUBISHI /PAJERO 804
12º HONDA/CRV 786
13º FORD /RANGER 775
14º FIAT /FIORINO 718
15º NISSAN /FRONTIER 698
16º CITROEN/C3 AIRCROSS 677
17º HYUNDAI/IX35 619
18º GM /CAPTIVA 617
19º MITSUBISHI /ASX 611
20º TOYOTA /HILUX SW4 576
21º FIAT /DUCATO 554
22º HYUNDAI/SANTAFE 539
23º KIA/SORENTO 522
24º VW /TIGUAN 506
25º VW /AMAROK 454
26º RENAULT/MASTER 406
27º HYUNDAI/HR 405
28º KIA/K2500 360
29º BMW/X1 360
30º HAFEI/TOWNER 327
31º KIA/SPORTAGE 301
32º TOYOTA /RAV4 294
33º FORD /COURIER 276
34º JEEP /CHEROKEE 265
35º SUZUKI /GVITARA 263
36º MITSUBISHI /Outlander 256
37º LAND ROVER /EVOQUE 251
38º HAFEI/RUIYI 235
39º IVECO/DAILY 3514 217
40º FORD /TRANSIT 201
41º DODGE/JOURNEY 196
42º FIAT /DOBLO 179
43º PEUGEOT/HOGGAR 178
44º PEUGEOT/BOXER 171
45º VOLVO/XC60 165
46º CHERY/TIGGO 161
47º LAND ROVER /DISCOVERY 160
48º FIAT /FREEMONT 158
49º CHANA/SC 119
50º FORD /F250 109

domingo, 11 de dezembro de 2011

Volkswagen na liderança mundial antes do previsto





Quando a Volkswagen fixou há cinco anos atrás a meta de se tornar a montadora número 1 em 2018, a meta parecia ambiciosa. Na época a Toyota ainda estava encostando na GM, líder de mercado há mais de 70 anos.

Agora, anos à frente até mesmo de suas próprias expectativas, a VW subiu de categoria. De acordo com estimativas, será a maior montadora do mundo este ano, com vendas estimadas em mais de 8 milhões de veículos.

 

A VW tem presenciado um boom de vendas na China e em outros mercados emergentes nos últimos anos. Tem crescido através de aquisições também. E está se expandindo rapidamente nos EUA depois de investir fortemente em uma tentativa de se restabelecer no mercado.

Enquanto isso, a Toyota caiu do primeiro para o terceiro lugar depois de sofrer com os próprios erros, bem como os desastres naturais no Japão, enquanto a GM está se recuperando da queda.

Por outro lado, a Volkswagen tem tido habilidade em gerir suas marcas desde Skoda a Bentley, passando pela Audi, tornando-a como um competidor forte ante as tradicionais Mercedes-Benz e BMW.

Nos Estados Unidos a Volkswagen aumentou as vendas em 23,8% este ano, refletindo a forte demanda para o Jetta e outros carros redesenhados com os consumidores americanos em mente. O novo Passat foi eleito o Carro do Ano na semana passada pela revista Motor Trend e além disso, a Volkswagen tem sido muito rentável também com US$ 13 bilhões de lucro operacional nos primeiros nove meses do ano.

Fonte: The Detroit News

Porsche revela Novo 911 Carrera Cabriolet



A Porsche está apresentando oficialmente os primeiros detalhes oficiais do Novo 911 Carrera Cabriolet. Sem sofrer grandes alterações no visual e trazendo a mesma mecânica do modelo fechado, o conversível se destaca pela capota de tecido “recheada” com seções em plástico.



Desenvolvido pela própria Porsche, o teto é feito em lona com partes em composto plástico que reforçam a estrutura. De acordo com a marca, a cobertura traz ainda estrutura de magnésio com seções em composite revestidas em tecido, que diminuem o atrito com o vento e deixam o modelo mais silencioso em altas velocidades.

A operação de fechamento ou abertura da capota leva cerca de 11 segundos e pode ser realizada a velocidades de até 60 km/h. O sistema estará presente também próxima geração do Boxter, programada para o próximo ano.

Mecanicamente o 911 Cabriolet não se diferencia do modelo cupê. Debaixo do capô duas são as opções de motorização: um 3.6 seis cilindros em linha com 350 cavalos e um 3.8 também boxer com 400 cv. A transmissão pode ser manual ou automática PDK, sempre com sete marchas.



Minivan do Sandero


 
Com lançamento previsto para o Salão de Genebra (março de 2012) a Lodgy – provável nome – antecipa algumas linhas que poderão estar presentes nas futuras gerações do Logan e do Sandero. O estilo, aliás, se aproxima mais da Renault, sua controladora.

Pelo porte e por uma expectativa de preços bastante competitiva, a Lodgy seria uma forte concorrente no segmento de minivans caso venha a ser produzida no Brasil num futuro próximo. É ou não uma boa aposta?

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Salão de Tóquio Volkswagen Cross Coupé Concept



A Volkswagen conseguiu esconder até a última hora sua principal atração para a edição deste ano do Salão de Tóquio. Trata-se do conceito Cross Coupé, que adianta mecânica e esteticamente os próximos passos da fabricante alemã. Menor que o Tiguan, o modelo traz como destaque a plataforma modular MQB.



Visualmente as linhas são retas e simples, características da nova linguagem de design da marca, mas passam a sensação de robustez e agressividade. O modelo mede 4,34 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,52 m de altura e fica entre o Golf atual e o Tiguan. A distância entre os eixos, porém, é maior que a dos dois modelos: 2,63 m.



Mecanicamente o conceito traz como destaque a plataforma modular MQB, a ser usada nas próximas gerações de todos os Volkswagen e Audi e programada para estrear no Golf VII. O conjunto motriz é híbrido e formado por um motor turbo TSI associado a dois motores elétricos, um localizado na parte frontal e outra na parte traseira, que produzem 150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, e 115 cv e 18,3 kgfm de torque, respectivamente.



A potência combinada chega a 265 cv, garantindo a aceleração de 0 a 100 km/h em sete segundos. Segundo dados de fábrica, o consumo médio é de 37 km/l com emissão de dióxido de carbono na casa dos 62 g/km. A autonomia combinada é de 855 quilômetros, mas o motorista pode escolher dirigir em modo híbrido ou totalmente elétrico — neste caso, a autonomia cai para 45 quilômetros.

Salão de Tóquio: Toyota revela o híbrido Prius C



Depois de ter as primeiras imagens e dados oficiais vazados através de catálogos, o híbrido Prius C está sendo apresentado oficialmente nesta semana pela Toyota. Com aproximadamente o tamanho de uma Yaris, o modelo tem consumo médio de 21,2 km/l e será chamado também de Aqua em mercados asiáticos.



O conjunto mecânico do modelo é semelhante ao do Prius, porém cerca de 40 kg mais leve. Um bloco 1.5 a gasolina com 74 cavalos de potência trabalha em conjunto com um propulsor elétrico de 26 cavalos e garante um consumo urbano de cerca de 21,2 km/l – em ciclo rodoviário pode chegar os 40 km/l.

O modelo chegará inicialmente ao Japão sob a nomenclatura Aqua. Em janeiro, durante o Salão de Detroit, a Toyota lançará o híbrido nos Estados Unidos com o batismo Prius C.