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terça-feira, 30 de novembro de 2010

Acionistas da Porsche devem aceitar 5 bilhões de euros em venda de ações.

chefe executivo da Porsche Automobil Holding SE, Martin Winterkorn (à esq.) e o chefe executivo da Porsche AG, Matthias Müller

Comitê executivo da Porsche discute fusão com a VW em reunião anual

Fusão das duas companhias alemãs está prevista para acontecer em 2015.

O chefe executivo da Porsche Automobil Holding SE, Martin Winterkorn, e o chefe executivo da Porsche AG, Matthias Müller, encontraram-se nesta terça-feira (30) em Stuttgart, sul da Alemanha, para a reunião anual do grupo. O principal assunto debatido no encontro é a possiblidade de os acionistas da Porsche aceitarem 5 bilhões de euros (US$ 6,5 bilhões) em venda de ações que visam arrecadar fundos para pavimentar o caminho para uma fusão entre a Porsche e a Volkswagen AG.
Com a manobra, a Porsche se livraria das dívidas acumuladas após tentar assumir o controle da Volkswagen em 2009.
Fusão somente em 2015
A fusão entre a Volkswagen e a Porsche foi adiada por mais quatro anos devido aos pedidos de indenização que corre nos tribunais e a questões jurídicas que ainda estão pendentes. A operação estava prevista para 2011. As novas previsões estimam que a fusão só possa concretizar-se em 2015.
Entre os processos legais pendentes há, nos EUA, o de um fundo de investimentos que exige uma indenização de milhões de euros à Porsche, que diz ter prestado falsas informações ao mercado e manipulado preços. Na Alemanha, o Ministério Público também abriu um inquérito contra a marca alemã, por suspeita de ter prestado falsas informações aos investidores quando decidiu juntar-se à Volkswagen.
A Volkswagen planeja emitir até 135 milhões de ações preferenciais, mais que dobrando o volume desse tipo de ação, para comprar a marca Porsche e rede de concessionárias, em uma operação combinada avaliada em 16 bilhões de euros a ser feita com ajuda de ações e dívida.

Campanhas da VW faturam prêmios dentro e fora do País

 O ano de 2010 tem sido de bastante sucesso para o Marketing da Volkswagen do Brasil. As campanhas publicitárias da montadora foram premiadas recentemente no País e na comunidade ibero-americana. A premiação mais importante aconteceu durante a 13ª edição do Concurso Internacional El Ojo de Iberoamerica, que aconteceu segunda (22) e quarta-feira (24) da semana passada, em Buenos Aires, na Argentina. Nesta eleição, que escolhe as melhores peças publicitárias e profissionais das empresas participantes, a VW levou quatro prêmios.

A ação Amarok LiveTest conquistou o título Marketing Direto, na sub-categoria Mídia Digital. A campanha oferecia aos internautas a possibilidade de conduzir a picape por uma pista off-road controlando-a pelo celular ou pela internet. O vídeo do trajeto era exibido ao vivo em um hotsite criado exclusivamente para a ação.

A peça Fox do Avesso, por sua vez, venceu na sub-categoria Banners Dinâmicos, dentro da categoria Interativo. A peça veiculada em portais da internet mostrava o veículo ao contrário, com as peças internas do lado de fora. Ainda na mesma categoria, na sub-divisão Celular, o trabalho premiado foi o aplicativo para iPhone SpaceFox Art Maker, que pode ser baixado no site da Apple. Na categoria Rádio, o prêmio Melhor Spot do Brasil foi para a picape Saveiro.

Já a 32ª edição do concurso Profissionais do Ano, realizado pela Direção Geral de Comercialização da Rede Globo, a fabricante alemã levou o primeiro lugar na categoria Mercado Nacional, com o comercial para televisão La Fortuna, criado para a Nova Saveiro. O prêmio foi entregue no último dia 23, em São Paulo.

VW anuncia vencedores do concurso Talento Design

Carsale – A Volkswagen do Brasil anunciou nesta sexta-feira (26) os vencedores do prêmio Talento Volkswagen Design 2010, que nesta edição, a 12ª, contou com mais de 200 jovens inscritos. A cerimônia de premiação foi realizada na última quarta-feira (24), no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e consagrou quatro dos 13 estudantes finalistas. Sob o tema Customize, os vencedores apresentaram projetos de um novo modelo da Volkswagen, com motor flexível e voltado para propostas de individualização. Segundo a VW, os quatro projetos vencedores se diferenciaram pela criatividade e idéias inovadoras.

A categoria Shape Design – design externo e interno de veículos – teve três trabalhos premiados, sendo que o primeiro lugar foi para o projeto batizado de VW Naked, desenvolvido pelo aluno do quarto ano de Design da Unesp de Bauru, Milton Tanabe, de 25 anos de idade. “É um carro altamente customizável, tanto na parte gráfica quanto na forma física.”, explicou o estudante (à esquerda na foto, ao lado do vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen, Dr. Josef-Fidelis Senn). O segundo colocado foi o protótipo FurSie, concebido pelo aluno da Universidade do Estado de Minas Gerais, Andrei França, também de 25 anos. “É um carro único, com partes únicas. Eu me inspirei em robôs”, comentou. O terceiro colocado foi o trabalho U-Do, do aluno de Desenho Industrial da Mackenzie, Leandro Fabris, também de 25 anos.

Já a categoria Color & Trim – design de acabamentos – teve como vencedor o projeto Colorize Fox, do estudante de Design da Unesp de Bauru, Herisson Ferreira, de 22 anos. Ele comentou que o trabalho é uma proposta para uma edição especial do hatchback Fox. "O usuário pode participar ativamente do processo de acabamento, transferindo ao carro sua personalidade", disse. Os quatro estudantes vencedores do concurso foram premiados com um ano de estágio remunerado no Estúdio de Design da Volkswagen do Brasil.

Luiz Alberto Veiga, gerente executivo de Design & Package da Volkswagen do Brasil, reforçou a importância do concurso. “O Talento Volkswagen Design é uma importante maneira de desenvolver novos designers para o Brasil e para o mundo. Temos exemplos como o Raul Pires, que foi nosso estagiário e hoje é chefe de Design da Bentley”, disse. Também presente na cerimônia, Raul Pires, elogiou a premiação e aproveitou para dar algumas dicas aos estudantes. “Do lado técnico, é preciso se aperfeiçoar ao máximo, saber usar os softwares e conhecer a indústria automobilística. Do lado pessoal, é importante ter garra, amor e vontade”, destacou Pires.

Criado com o objetivo de descobrir profissionais para a área de Design & Package da marca, o programa Talento Volkswagen de Design, já selecionou até hoje 49 estagiários. Deste total, 19 jovens foram contratados pela VW, sendo que alguns puderam trabalhar na matriz alemã.

Fiat e Opel parceria para produção de furgão leve

Fiat e Opel: parceria para produzir de furgão leve

A Fiat e a Opel assinaram um acordo de cooperação para o fornecimento de peças para a próxima geração do Opel Combo, a variante furgão da marca que é baseada no Corsa europeu. O novo modelo usará a plataforma do Fiat Doblò e será produzido nas instalações da Fiat na Turquia, de onde já sai o furgão italiano.

O Opel Combo terá derivações para passageiros, carga e chassi para outras aplicações. O design será feito pelos centros de estilos das duas marcas. O volume inicial de produção do carro será de 6.000 unidades para 2011 e o total de veículos produzidos deve chegar aos 250.000, quando o ciclo de vida desta geração já estiver no fim. A fábrica da Fiat na Turquia também produz o Ford Ka europeu, que usa a plataforma do Fiat 500. Vale lembrar que o Doblò europeu está em sua segunda geração, totalmente diferente do modelo vendido no Brasil.

Primeira imagem do novo Audi A6



A aguardada nova geração do Audi A6 teve sua primeira imagem revelada. Com produção prevista para iniciar já em 2011, o luxuoso sedã fará sua estreia oficial no Salão de Detroit, em janeiro.  As linhas do A6 2012 foram suavizadas, assim como aconteceu com o A8. Os faróis lembram os utilizados no pequeno A1. Quadro de alumínio e materiais mais leves também foram utilizados, o que garante um peso 50% inferior em relação a versão atual.

Em relação a motorização, o A6 deve ser equipado com o propulsor 2.8 litros V6 a gasolina de 190 cv de potência, o 4.2 litros V8 que supera os 320 cv, além do TFSI 3.0 de 340 cv. Para garantir o conforto máximo com uma dose de emoção, o sedã alemão pode trazer novidades como um câmbio automático de sete velocidades com dupla embreagem. Em seu segmento competem outros modelos "de respeito", como BMW Série 5, Mercedes Classe E e Volkswagen Passat.

Fit ganha face-lift na Europa

Fit ganha atualização na Europa

A Honda apresentou na Inglaterra o primeiro face-lift da segunda geração do compacto Fit, conhecido por lá como Honda Jazz. As alterações tiveram como objetivo diminuir o arrasto aerodinâmico do modelo e reduzir sensivelmente o consumo de combustível. O modelo ganhou parachoques diferentes e uma nova grade dianteira. No interior o painel recebeu detalhes cromados e agora há a opção de bancos em couro nas versões topo de linha.

Os motores se mantém inalterados, com apenas algumas pequenas mudanças para emitirem menos monóxido de carbono. O 1.2 oferecido na Europa emite 123 g/km de CO2 e chega a fazer 22,6 km com um litro de gasolina, enquanto o 1.4, igual ao vendido no Brasil, chega aos 21 km/l e emite 126 g/km de CO2. A maior novidade mecânica é o retorno do câmbio CVT que a Honda havia deixado de oferecer para o Fit.

A versão híbrida, que compartilha boa parte do conjunto mecânico com o Insight, também recebe as melhorias que aumentaram os números do consumo para 27,7 km/l no ciclo combinado. A Honda também revisou a suspensão para melhorar o conforto ao rodar. Na Europa, os preços do Jazz começam nas 11.295 libras, o equivalente a R$ 30.176. As primeiras unidades com o face-lift serão entregues a partir de fevereiro de 2011.

Bentley tem novo CEO


Wolfgang Dürheimer, ex-Porsche, assume como novo chefe da marca




A Bentley anunciou a nomeação de Wolfgang Dürheimer (na foto) como novo CEO da marca inglesa. Dürheimer deixa o cargo de Vice-Presidente para o desenvolvimento da Porsche e iniciará na nova função a partir de do dia 1º de Fevereiro de 2011. Franz-Josef Paefgen, a quem Dürheimer sucede, aposenta-se, mas permanece no meio da Volkswagen como consultor.

Com a saída de Dürheimer para a Bentley, Wolfgang Hatz é anunciado como o novo responsável pela Divisão de Investigação e Desenvolvimento da Porsche, acumulando este cargo com as funções de Responsável de Desenvolvimento de Motores e Transmissões do Grupo Volkswagen. Hatz passará, também, a fazer parte do Conselho de Administração da fabricante.

Volkswagen completa aquisição da Karmann


Transação ganha o aval da União Europeia

Quase um ano após a Volkswagen anunciar a compra dos ativos da Karmann a União Europeia aprovou a transação. Foi necessária a intervenção estatal nesta transação para que não fossem violadas as leis da concorrência. A Karmann declarou falência em 8 de abril de 2009.  A empresa era famosa pela produção de conversíveis e do Karmann Ghia - foto acima - modelo construído sobre um chassi Fusca entre os anos de 1955-1974. Fabricado apenas no Brasil e na Alemanha, o modelo vendeu mais de 400 mil unidades em 19 anos de produção.

Espera-se que a Volkswagen utilize a fábrica da Karmann localizada em Osnabrueck, Alemanha, para produzir um novo modelo, o que pode acontecer até mesmo em 2011. A VW passa a assumir o controle das divisões desenvolvimento de carros e componentes, contratos de manufatura, além da produção de equipamentos e ferramentas da antiga parceira.


Great Wall vai expor elétrico em Bolonha



A tendência de criar veículos híbridos e elétricos com foco na sustentabilidade chegou à China. É que a fabricante oriental Great Wall vai apresentar no Salão de Bolonha o Kulla, seu modelo totalmente elétrico. Ele terá duas versões, uma com duas portas e dois lugares e outra com quatro portas e 4/5 lugares. Segundo a marca, este modelo vai pesar apenas 500 kg em sua versão duas portas e terá baixo coeficiente de resistência aerodinâmica. A Great Wall ainda promete um motor de alta eficiência controlado computadores avançados que utilize menos de 10 kWh por 100 km.

A bateria do Kulla vai oferecer 2.000 ciclos de carga e descarga com uma vida útil de pelo menos 5 anos. Ainda segundo a marca, a variante de duas portas poderia andar até 140 km, enquanto a versão de quatro portas chegaria aos 160 km de autonomia. Com este protótipo agradável, convincente e distinto, a Great Wall quer mostrar que as fabricantes chinesas também estão prontas para entrar no mundo da emissão-zero de poluentes.

A1 e-tron carregado com energia solar

A1 e-tron carregado com energia solar

A Audi vai utilizar energia solar para carregar as baterias de seu modelo A1 e-tron na linha de produção da marca em Ingolstadt, Alemanha. A energia será obtida através de placas fotovoltaicas (que captam a energia do sol) já instaladas. Até o final do ano serão mais 7.500 m2 de placas solares. A marca dos quatro anéis pretende usar apenas "eletricidade verde" para carregar as baterias de seus modelos elétricos. O Audi A1 e-tron fará sua estreia no Salão de Bolonha, que acontece na cidade italiana entre os dias 04 e 14 de dezembro.

Peter Kössler, diretor da fábrica da Audi, afirma que "o protótipo mostra como a Audi está lindando com a temática da mobilidade elétrica.  Além disso, estes postos fotovoltaicos usam módulos internos para seguir as normais ambientais mais exigentes".

Com este aumento da superfície fotovoltaica previsto para até o final do ano, a fábrica da Audi passa a dispor de 19.100 m2 de área total de painéis solares. Estes são capazes de produzir  atualmente um total de 460 Mwh, o suficiente para abastecer cerca de 180 lares com energia elétrica.

Audi RB 1200 S

Audi RB 1200 S: supermoto inspirada no R8 Esboço sonha com inédita moto da fabricante alemã


Por algum tempo o Grupo VAG (Audi, Volkswagen, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Seat e Skoda) se mostrou interessado no segmento de motocicletas, talvez em função das boas vendas que tem a BMW com sua linha Motorrad. O Grupo VW inclusive esteve muito próximo de comprar marcas tradicionais como MV Agusta e Ducati, mas os negócios não foram pra frente.

Para realizar o sonho de muitos que sonhavam com uma moto da Audi ou da Lamborghini, o desenhista independente Garvin Harvey criou uma supermoto da Audi inspirada em seu bólido R8. O esboço da chamada RB-1200 S mostra que, apesar da aparência "modernosa", a moto é dotada de uma carenagem que nos remete às antigas motos de competição.

Os faróis são baseados no R8 e contém LEDs nas extremidades. A posição do condutor não é das mais esportivas, já que o guidão está um pouco alto em relação às esportivas normais, e o tanque grande não transmite a sensação de conforto para as pernas. O assento e a terminação traseira contam com o escapamento por baixo. Um bom detalhe, porém já visto em outras marcas. Quanto aos dados mecânicos nada foi revelado, exceto o motor de 1.200 cc que carrega em seu próprio nome.

No final este é um conceito centrado na imagem, com poucos elementos de funcionalidade (para a vida real). A coisa importante aqui é o fato de que usuários e as próprias empresas cada vez mais se dedicam ao mundo sobre duas rodas, tentando abrir novas mercados e criar produtos.

Honda Brio estreia na Tailândia de olho no Brasil


Honda Brio estreia na Tailândia de olho no Brasil

O Honda Brio, futuro compacto urbano da marca japonesa, fez sua estreia oficial na 27.ª edição do Tailândia International Motor Expo, que abre suas portas para o público entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro. O grande destaque do modelo é o fato dele estar cotado para ser fabricado no Brasil na fábrica de Sumaré (SP) a partir de 2013 de olho em segmentos mais populares.

Baseado no New Small Concept, o Honda Brio é um veículo de pequenas dimensões justamente de olho em ambientes urbanos. Tem 3,61 metros de comprimento, 1,68 m de largura e 1,47 m de altura. Sob o capô o modelo carrega o motor 1.4 16V iVTEC. Seu desenvolvimento foi inicialmente pensado para os mercados emergentes de alguns países asiáticos.

Sua comercialização está prevista para começar na Índia e Tailândia já em 2011. Serão produzidas duas versões com objetivos diferentes para estes dois países. A versão tailandesa, preocupada com baixas emissões de poluentes, terá preço inicial de 400 mil bht, o equivalente a R$ 22,7 mil. Já a variante indiana será focada em cosutos mais acessível.





Audi revela GT4 Concept

Audi revela GT4 Concept

A Audi mostrou na corrida da DTM em Xangai o GT4 Concept, versão para as pistas de corrida do TT. O modelo pretende ser a base do programa esportivo para clientes da marca dos quarto anéis a partir de 2012.

Este protótipo é equipado com um motor TSI de 340 cv, acoplado a uma caixa S-tronic com um diferencial autoblocante. A suspensão foi modificada com amortecedores ajustáveis e rodas de 18 polegadas foram adicionadas. Os para-choques frontal e traseiro, bem como a aerofólio traseiro, derivam do TT RS de produção. Capô, portas e tampa do porta-malas são feitas em plástico reforçado com fibra de carbono, para diminuir o peso.

Com vendas previstas para os mercados europeu e asiático, a fabricante alemã adiantou o preço base de 120 mil euros, ou cerca de R$ 270 mil, para este modelo de competição.

Porsche vai produzir o Cajun

Porsche vai produzir o Cajun
O Conselho de Supervisão da Porsche deu luz verde para a produção do Cajun. A marca alemã anunciou que este novo SUV de duas portas será produzido, ainda que não tenha revelado nenhuma data para a sua aparição.

Junto com o Cayenne, esta nova proposta vai compor a gama de SUVs da casa germânica e pretende ter um impacto positivo no segmento, por incorporar a típica receita Porsche: baixo peso, condução esportiva e agilidade. Os responsáveis da fábrica de Stuttgart esperam que o Cajun atraia novos e jovens clientes para o segmento premium.

Estudantes projetam crossovers da McLaren

Estudantes projetam crossovers da McLaren

A montadora inglesa McLaren,  famosa na Fórmula 1 e pelo recém-lançado esportivo MP4-12C, acaba de encerrar um concurso onde 3 estudantes de Turin, na Itália, criaram projetos de um crossover.

A McLaren recebeu 33 inscrições com projeções e classificou 11 finalistas. Do grupo saíram três ganhadores, que representaram os modelos "criados" em uma escala de 1:4. Os estudantes são do Instituto Europeo di Design, o IED, e tiveram de cumprir algumas exigências da marca: o modelo teria de ser híbrido, abrigar dois passageiros e possuir tração integral. Os desenhos podem até ser extravagantes para alguns, mas certamente demonstram a criatividade dos estudantes italianos.


Volkswagen pode fabricar Sucessor da Kombi

Volkswagen pode fabricar seu conceito Microbus Sucessor da Kombi foi apresentado pela primeira vez em 2001, em Detroit

Quase dez anos após ser apresentado no Salão de Detroit de 2001, a Volkswagen volta a falar em produzir seu protótipo VW Microbus. Uma entrevista do chefe de design da marca, Klaus Bischoff, revelou a intenção da fabricante na produção do modelo sobre a base do novo Volkswagen Touran, previsto para 2013. Mesmo assim o próprio Touran será fabricado em duas variantes, com entre-eixos longo e curto. Não está claro, no entanto, qual seria aproveitado pelo micro ônibus.

Ainda não há muitas informações de como o modelo será ou se ele irá manter o visual futurista.  As equipes de design europeias da Volkswagen estão trabalhando duro no projeto para atender às necessidades dos clientes e ao mesmo tempor encaixá-lo na gama de modelos da marca. A Fábrica da VW em Chatanooga, nos Estados Unidos, deve ser a responsável por sua produção.



Honda aumenta produção em outubro

Honda aumenta produção em outubro
Na Europa, alta chegou a 109,7% no 10º mês do ano

A Honda publicou os resultados de produção e vendas do mês de outubro de 2010. Ainda que a produção no Japão tenha registrado um decréscimo anual de 0,8% pela primeira vez em dez meses, a produção nas regiões fora do país cresceu pelo 12º mês consecutivo. 

A região que mais cresceu, no entanto, foi a Europa, com um aumento de 109,7% na comparação com 2009. A nível mundial, a produção registrou um aumento anual pelo 11.º mês consecutivo, com alta de 1,4% no 10° mês do ano e de 25,3% no acumulado do ano.

As exportações da Honda registraram baixa em todo o mundo, com exceção dos Estados Unidos, com alta de 9,3%. Na Ásia, a montadora japonesa teve perdas significativas, que se traduzem em uma baixa de 28,5% frente a 2009.

Nissan Leaf é Carro do Ano na Europa

Nissan Leaf é Carro do Ano na Europa Japonês é o primeiro elétrico da história a vencer a premiação

O Nissan Leaf ganhou o prêmio de Carro Europeu de 2011. O modelo 100% elétrico é o primeiro da categoria produzido em massa e bateu 40 outros modelos para ser o primeiro elétrico a ganhar o disputado prêmio. A votação foi definida por 57 jornalistas europeus.

Entretanto, o hatch japonês não foi unanimidade no júri, onde muitos colocaram o modelo em último lugar nas suas preferências. O Leaf somou 257 pontos, nove a mais que o segundo colocado, o Alfa Romeo Giulietta, e 13 a mais que a terceira posição, ocupada pela Opel Meriva.

Segundo o CEO da Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn, "o prêmio é um reconhecimento ao pioneirismo do Leaf como um carro de zero emissões competitivo em relação aos carros convencionais em termos de segurança, performance, espaço interno e dirigibilidade."

O modelo é equipado com um motor elétrico de corrente alternada que traciona as rodas dianteiras. desenvolve cerca de 110 cv e bons 28,5 kgfm de torque. A velocidade máxima chega aos 145 km/h.

Opel Calibra


Oficial: Renascerá o Opel Calibra

Agora é oficial e não há como voltar atrás. O presidente da General Motors Europa, Nick Reilly, confirmou que haverá um novo Opel Calibra, com o qual a marca pretende retornar às suas origens. Também é certo que o modelo será criado a partir do GTC Concept - fotos -, conceito apresentado no Salão de Genebra de 2007, e que oferecerá uma ampla gama de motores, incluindo uma motorização a diesel. Especulações apontam que a variante Calibra OPC - da divisão esportiva da marca - deverá ser equipada com um bloco 2.8 litros V6 com 321 cv e terá tração integral. O Calibra "original" era um cupê derivado do Opel Vectra e foi produzido entre os anos de 1989 e 1997. A GM importou o carro para o Brasil entre 1994 e 1996.








Aston Martin desvenda Vantage GT4

Aston Martin desvenda Vantage GT4

Depois de ter conseguido vitórias nas provas da categoria GT4 em circuitos como Nurburgring, Dubai ou Spa-Francorchamps, a Aston Martin apresentou o renovado Vantage GT4, que ostenta traços estilísticos e aerodinâmicos provenientes do V12 Vantage de estrada.
Entre as revisões realizadas está a do motor 4.7 V8, agora mais potente e com mais torque, cujos valores a casa britânica não quis revelar.
Do V12 vem o pequeno defletor traseiro no topo da mala, de maiores dimensões, bem como um defletor em fibra de carbono, para aumentar a downforce, e um difusor inferior traseiro. Estilisticamente, o difusor e pticos.
A marca inglesa disponibiliza opcionalmente um sistema de frenagem com ABS e controle de tração.

Mercedes Classe A já está à venda na China


Mercedes Classe A já está à venda na China

A Mercedes iniciou as vendas do Classe A no mercado chinês. O monovolume da marca alemã é vendido nas versões de três e cinco portas e está direcionado aos consumidores mais jovens, como afirma Bjorn Hauber, vice-presidente para as Vendas da Mercedes. A gama de preços inicia-se nos 27.049 euros (R$ 61,5 mil) para a versão A160 de três portas, e termina em 31.493 (R$ 71,8 mil) euros pedidos pelo A180 de cinco portas.

Nos primeiros nove meses de 2010, o construtor alemão vendeu 101.300 unidades no país, número quase 130% maior do que no mesmo período de 2009. Com isso a Mercedes ultrapassou seu objetivo de vendas para 2010, que era de 100 mil unidades. A fabricante agora espera triplicar suas vendas na China até 2015.




Mercedes e BMW disputa por Elétricos

Mercedes planeja rival para BMW Vision Modelo será híbrido deve ser lançado em 2015

Poucos dias depois de a BMW anunciar a produção do conceito Vision EfficientDynamics, primeiro esportivo híbrido da marca, a Mercedes-Benz já anunciou um rival para o modelo. O conceito Biome foi criado no centro de design da marca na Califórnia, nos Estados Unidos, e engloba algumas das características que poderão chegar no veículo de série quando ele for lançado em 2015. É o caso das dimensões exageradas. São 4,04 metros de comprimento, 2,50 m de largura, mas apenas 1,20 m de altura – menor que um Classe C, mais largo que um GL e mais baixo que o SLK. Para o modelo de rua, a largura deve ser diminuída para o uso nas cidades.

Como não poderia deixar de ser, o conjunto mecânico do Biome deve reunir tudo o que a Mercedes-Benz sabe sobre o assunto. A marca ainda poderá manter a disposição de bancos internos, com o banco do motorista no centro e um passageiro de cada lado – ao estilo da McLaren F1 - e ainda um na parte de trás.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mercedes SLS é preparada pela Brabus




A preparadora alemã Brabus voltou a trabalhar no Mercedes-Benz SLS. Depois de disponibilizar um kit de personalização apenas estético para o modelo, chega a vez de uma customização mais pesada conhecida como Wide Star.
Uma das principais características do asa de gaivota feito pela Brabus é um considerável aumento na largura do carro. Os arcos de roda dianteiros e traseiros cresceram 20 mm. Perto das rodas de trás existem duas grandes entradas de ar para resfriar os discos de freio de carbono-cerâmica. Na frente, as novas admissões de ar são feitas de fibra de carbono.
Não existem detalhes cromados no SLS Wide Star: todos os elementos são pintados de preto, aumentando a imponência deste esportivo. As rodas também são pretas e têm tamanhos diferentes nos eixos. Na frente, elas são de 20 polegadas com pneus 275/30 ZR, enquanto que na parte posterior são de 21 polegadas e 295/25.

Também foram feitas mudanças no sistema de suspensão, que ganhou novos amortecedores ajustáveis. Há ainda um novo sistema de escape que adiciona 12 cv extras para o V8 sobrealimentado feito pela AMG chegando a 575 cv. O interior é uma festa de couro de primeira qualidade, alumínio escovado e fibra de carbono.

 




Porsche e Bentley

Porsche cogita se juntar à Bentley

A Porsche anunciou que poderá compartilhar plataformas com a Bentley. Ambas as marcas operam atualmente sob o guarda-chuva do Grupo Volkswagen e usariam peças em comum para reduzir os custos da produção em escala, principalmente na linha de montagem do Panamera.

A base maior do sedã esportivo também poderá originar um novo cupê grande que seria o sucessor teórico do Porsche 928. As fabricantes ainda estão discutindo quais pontos serão compartilhados. A intenção da Porsche é tornar comuns arquiteturas e objetivos de performance para reduzir os custos de operação. O atual presidente da Porsche, Matthias Müller, também considera a possibilidade de mais de uma variante da plataforma do Panamera ser compartilhada com a Bentley.

Hyundai ix35 ganha motores mais limpos

Hyundai ix35 ganha motores mais limpos
SUV médio da Hyundai teve emissões e consumo reduzido

O Hyundai ix35 já recebeu novos motores mais ecológicos na Europa. O carro também ganhou sistemas para reduzir o consumo de combustível como Start & Stop, pneus de menor resistência à rolagem, alternador controlado eletronicamente e sensores de pressão nos pneus.

O novo motor a diesel é um 1.7 de 115 cv e bons 26,5 kgfm. A versão com o câmbio de seis marchas e tecnologia Blue Drive consegue rodar até 19,2 km/l e emite 135 g/km. O SUV médio também ganhou um novo propulsor à gasolina de 1.6 litro GDI e 135 cv. O consumo chega aos 15,6 km/l.

Segundo a Hyundai, os novos motores tornam o ix35 o carro mais limpo do segmento. A principal redução foi nos índices de emissão de CO2, que giram em torno dos 5%.

Mercedes apresenta seu portfólio elétrico

Mercedes apresenta seu portfólio elétrico
Tecnologia alemã permite aplicação do mesmo sistema em modelos diferentes

A Mercedes Benz apresentou num evento chamado E-Tec Day toda sua linha de veículos elétricos com o objetivo de dar mais visibilidade aos seus produtos ecologicamente correntos. Três dos carros apresentados já estão em produção e serão lançados oficialmente em breve, o Classe A E-Cell, Classe B F-Cell e a van Vito E-Cell. O smart fortwo eletric drive já é vendido desde 2009. Além deles, o superesportivo SLS AMG E-Cell também está presente no evento.

O sistema da Mercedes é chamado E-Drive e permite a utilização dos mesmos componentes em vários veículos diferentes, facilitando a implantação em diversos modelos com menor custo. A Mercedes também tem se dedicado ao desenvolvimento de sua tecnologia de baterias, assim como para aprimorar toda a experiência de uma condução sem emissões, desde o projeto dos carros até a infra-estrutura para sua manutenção.

Os modelos elétricos produzidos pela Mercedes já estão em projetos governamentais de mobilidade sustentável em países como Alemanha, França, Itália, Espanha, Reino Unido e Suíça.

Fiat e Chrysler vão compartilhar fábrica de Turim



Durante uma reunião da União Industrial de Turim, o CEO da Fiat, Sergio Marchionne, apresentou aos sindicatos um plano destinado a revitalizar a fábrica de Mirafiori. A ideia é que Chrysler e Fiat utilizem a unidade fabril para produzir seus utilitários esportivos em conjunto, além de modelos de marcas como Jeep e Alfa Romeo. Lá ainda seria construída a plataforma mais avançada das fabricantes, criada como base para o Giulietta e aperfeiçoada pela Chrysler.

O Grupo Fiat pretende que os modelos fabricados em Mirafiori sejam vendidos não só na União Europeia. Mais de metade das unidades vão alcançar os mercados ao redor do mundo, especialmente o das Américas. O investimento inicial previsto é de mais de um bilhão de euros, repartido entre a Fiat e a Chrysler levando em conta a proporção dos volumes de suas respectivas marcas. A planta vai produzir até mil carros por dia e um total de 250 a 280 mil carros por ano.

O CEO da Fiat quer iniciar imediatamente o projeto, que antes deve ser aprovado pelos sindicatos. Com a adaptação da unidade à nova linha de produção, a ideia é agilizar o lançamento comercial dos futuros modelos de Jeep e Alfa Romeo, esperados para o terceiro ou quarto trimestre de 2012.

Mirafiori tem todas as característas para se tornar uma fábrica internacional com capacidade para produzir carros para a Europa, América do Norte e outros mercados no mundo. Este projeto é o primeiro exemplo concreto do impacto positivo sobre as atividades do Grupo Fiat em relação à Chrysler.


 

Honda é eleita a marca mais ecológica EUA

Honda é eleita a marca mais ecológica EUA
Esta é a quinta vez consecutiva que a fabricante japonesa recebe esta premiação nos EUA

A Honda recebeu o prêmio "Greenest Automaker", concedido pela USC,  associação que realiza ações que visam a melhoria ambiental, como a marca mais "amiga do ambiente". Esta premiação foi atribuída com base em um estudo realizado nos Estados Unidos, no qual se calcula a contribuição das marcas nas emissões de gases poluentes para a atmosfera.

Esta é a quinta vez consecutiva que a fabricante japonesa é eleita a marca mais ecologicamente correta. A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada no Salão de Los Angeles, onde o CEO da Honda, Takanobu Ito, recebeu o troféu.

John Mendel, vice-presidente da American Honda Motor, afirmou que este reconhecimento, à imagem dos anos anteriores, é ao mesmo tempo um desafio para o futuro. Mendel ainda disse que a Honda vai manter os esforços para melhorar a eficiência de combustível e a redução de emissões para contribuir para uma melhoria climática global.

Suzuki comemora 40 anos de 4x4

  Divulgação
Jimny e Grand Vitara ganham série comemorativa
 
Suzuki celebra os 40 anos do lançamento de seus primeiros modelos com tração integral. Para celebrar a data, a companhia lança uma série limitada em 20 unidades dos modelos Jimny e Grand Vitara com itens exclusivos.

A história dos 4X4 da Suzuki remonta ao ano de 1968, quando a marca comprou a montadora japonesa Hope Motor Company que fabricava pequenos modelos off-road – os chamados HopeStar ON360. Em 1970, a marca produziu seu primeiro modelo com tração nas quatro rodas, o LJ10.

Chevrolet Volt faz 25,5 km/l

Chevrolet Volt

Segundo a entidade, durante o teste, autonomia da bateria foi de 56 km


A agência de proteção ambiental dos Estados Unidos, EPA (Environmental Protection Agency), divulgou os números de consumo de combustível (gasolina) do Chevrolet Volt, um híbrido plug-in “invertido”, que tem como motor principal o elétrico e como auxiliar o a combustão. Segundo a entidade, o modelo tem consumo médio de 25,5 km/l.
Devido à possibilidade de combinar a atuação dos motores, a EPA realizou dois testes para chegar à média. O primeiro avaliou apenas o modo elétrico, que garantiu 36 Kilowatt hora por 100 milhas, o que equivale a 40 km/l. O outro utilizou a combinação com o propulsor a combustão, quando o carro obteve o consumo de 15,7 km/l.
Durante o teste, a autonomia da bateria foi de 56 km. De acordo com a General Motors, a capacidade da bateria depende da forma como o carro é conduzido, no entanto, a autonomia média é de 65 km.